Connect with us

DESTAQUES

Debaixo de chuva, picoenses realizam manifestação contra cortes na educação e reforma da previdência

Publicado

em

Estudantes, professores e sindicalistas se uniram na manhã desta quarta-feira (15) e realizaram em Picos uma caminhada contra os cortes do Governo Federal na educação e contra o texto da reforma da previdência que deve ser votada até o meio do ano.

Participaram docentes e discentes da Universidade Estadual do Piauí, Universidade Federal do Piauí, Instituto Federal do Piauí, Sindicato dos Servidores Municipais, escolas da rede pública e movimentos sindicalistas sociais.

Para a professora Nelita Sousa o momento é de luta, pois os direitos estão sendo revogados e têm desestabilizado a esperança de quem passa a vida a trabalhar e ao final não pode usufruir dos benefícios desses anos de esforço árduo.

Professora Nelita Sousa

“Eu me encontro sem esperanças de me aposentar porque todas as aposentadorias por tempo de serviço que nós demos entrada lá em minha cidade, que é Bocaina, nos últimos três meses, foram negadas. Não estão beneficiando o professor. As aposentadorias vêm sempre negadas. O sindicato está aqui em peso, na luta. É preciso lutar por nossas aposentadorias. O estudante hoje tem sido prejudicado e o professor é muito mais”, declarou a professora.

Para o estudante Thiago Barroso, é importante a união das classes e discussão das problemáticas, pois as medidas tomadas pelo Governo Federal atinge a todos.

Publicidade

“É importante o movimento que estamos fazendo hoje, onde conseguimos unificar todas as universidades públicas e estudantes secundaristas, além dos professores e população em geral para discutir as pautas da educação contra os cortes que foram feitos. Cortes estes que são gigantescos. São cortes que não podem ser aceitos sem uma justificativa ou mesmo sem um diálogo com a população. Então é importante essa união entre trabalhadores, união sindical, estudantes e professores”, disse ele.

Para o membro do Comitê de Lutas de Picos e professor da UFPI, Romildo Araújo, o evento superou as expectativas e “deu o recado” à população.

“Esse movimento superou nossas expectativas. Nós estamos aqui nas ruas com milhares de pessoas para dizer que nós não aceitamos os cortes de verbas da educação e não aceitamos as mudanças que o Governo Federal quer na educação. Hoje é um dia de luta em todo o país e nós estamos nas ruas, nas praças, colocando para toda a população a nossa indignação com os cortes e com a reforma da previdência”, pontuou.

Participaram da mobilização representantes de Bocaina, Sussuapara e outros municípios do entorno de Picos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS