Connect with us

DESTAQUES

DEVISA inicia blitz para retirar bebidas não registradas no MAPA em comércios de Picos

Publicado

em

O Departamento de Vigilância Sanitária de Picos realiza, a partir de hoje (30), uma Blitz no comércios noturnos da cidade a fim de apreender produtos que não estejam registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

“É uma fiscalização que foi solicitada pelo Ministério da Agricultura e corresponde à apreensão de algumas bebidas que estão sendo comercializadas em Picos e não estão registradas no MAPA. A gente sabe que toda bebida tem que obedecer às regras e se submeter a uma avaliação do MAPA. É preciso saber também que os produtos têm que conter os componentes que estão naquela fórmula. O MAPA recebeu uma denúncia de que em Picos estava sendo comercializado esse produto sem registro, o que é um risco para a saúde, pois você está ingerindo uma coisa que não sabe nem o que tem dentro”, explicou a coordenadora da DEVISA, Lúcia Albuquerque.

A coordenadora explicou ainda que o MAPA já havia retirado vários produtos dos comércios picoenses, suspendendo a venda dos mesmos. Contudo, a apreensão nos estabelecimentos noturnos, apenas a DEVISA poderia fazer. Ela disse ainda que o nome da bebida não poderia ser divulgado para não atrapalhar a fiscalização.

“O nome não pode ser divulgado para não atrapalhar. Qualquer bebida que você pegar, um suco, um refrigerante, nela tem o número do registro no MAPA e os componentes que estão dentro dela. Hoje vamos iniciar nos bares e restaurantes da cidade e estenderemos essa fiscalização até o fim de semana. O comércio tem que entender que não pode comercializar um produto que não se sabe o que tem dentro. Por isso a importância de registro no MAPA, pois ele fiscaliza o que tem dentro para ver se não é prejudicial à população”, disse ela.

Neste primeiro momento, as bebidas serão apenas apreendidas. Se houver reincidência, os estabelecimentos vão pagar multa. “Aconselho a todo mundo que for beber algo em qualquer lugar de Picos, que confira a data de validade, se o produto possui o registro e a composição existente”, alertou Lúcia Albuquerque.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS