Connect with us

DESTAQUES

Diagnosticado com leucemia, estudante de São Julião faz campanha por doação de medula; saiba como ajudar

Publicado

em

Os familiares de Evando da Silva Carvalho, de 39 anos, natural de São Julião – PI estão fazendo mais uma campanha em prol do tratamento de saúde do mesmo. O sãojuliãoense que estava cursando medicina em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, foi diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda (LMA) no final do ano passado e desde então teve que interromper o curso para realização do tratamento.

De acordo com familiares, Evando vem reagindo bem ao tratamento, mas segundo os médicos, o sãojuliãoense precisará de um transplante de medula óssea. Desde então familiares fizeram diversos exames, mas ninguém da família possui uma medula compatível. A dificuldade agora é encontrar alguém fora da família com uma medula compatível para doar para Evando.

Evando é de família bastante conhecida em São Julião, sendo filho de Dona Zulmira e Seu Chico da Lina e irmão do ex-vereador, Cilândio.

Chances

A dificuldade de encontrar alguém fora da família que seja compatível para a doação é grande. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a chance é de uma em cada 100 mil pessoas, em média. Por isso, a família de Evando faz campanhas nas redes sociais para que as pessoas procurem hemocentros e façam exames para se cadastrarem como doadores de medula óssea.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, no Brasil há hoje 4.442.085 pessoas cadastradas para doar medula óssea. O número de doadores cadastrados tem subido ano a ano. De 2010 a 2017, os registros aumentaram 123%. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 55 anos. O cadastro para doação é feito em hemocentros localizados em todo o País.

Assista o vídeo feito por Evando:

Publicidade

Fonte: Portal é Notícias

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS