Connect with us

DESTAQUES

Difusora de Picos celebra 40 anos com missa e dia de ação social para comunidade

Publicado

em

No dia 12 de julho de 1979 entrava no ar a programação, na cidade de Picos, da primeira rádio de amplitude modulada. Dezessete dias depois, em 29 de julho, a difusora de Picos foi inaugurada para toda a população, com uma diversidade de programas que incluíam informação, música e o mais conhecido e que existe até os dias atuais: o Correspondente do Interior, onde as pessoas comunicavam umas às outras festas, nascimentos e falecimentos.

Idealizada, à época, pelo senador Helvídio Nunes de Barros, e seu irmão, José Barros, a Difusora de Picos AM chegou a Picos como a pioneira de toda a região, atendendo ao município e a toda a macrorregião, a qual compreende cerca de 60 cidades. Contudo, no início, chegou a atingir cidades do Pernambuco e Ceará.

Para comemorar a data, a Rádio Difusora realizou, na manhã desta segunda-feira (29), uma missa na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, guiada pelo Padre Bezerra, e, após a celebração, uma manhã e tarde de ação social, onde foram ofertados aos convidados e população em geral exames de saúde sexual, física e bucal, designer de sobrancelhas, atendimento do Nasf e do grupo de Endemias.

A Secretaria Municipal de Saúde, o Sest Senat e o Senac foram os parceiros na manhã de ação social. Todos os convidados também puderam saborear um coffee break ofertado pela emissora de rádio.

Carluis Nunes, filho de Helvídio Nunes, é quem atualmente dirige o Sistema de Comunicação de Picos, que com o tempo agregou a rádio Grande FM e o site Grande Picos. Ele relata que não foi fácil o início da formação da emissora, mas que, com a ajuda de muitos, ainda como tem sido hoje, o objetivo foi concluído.

Publicidade

“Estamos aqui comemorando 40 anos de vida e posso afirmar que não foi fácil nascer. Foi uma criação demorada, contou com a ajuda de muitos sócios e empenho de muitas pessoas. Um grupo que quis trazer esse presente para Picos e que foi carregado pelo meu pai e meu tio, mas também por diversas pessoas. E ainda hoje é assim, para sobreviver precisamos desse apoio dos funcionários, colaboradores, patrocinadores e comerciantes. São muitas as pessoas que nos ajudam no dia a dia para manter essa filosofia de trabalho com seriedade e honestidade, de prestar uma informação correta e levar a diversão para todos os públicos. Nos orgulha que essa rádio siga o lema que tem: ser uma escola de rádio. Somos gratos a todos que fazem parte dessa família e mantêm essa casa em pé, especialmente nossos ouvintes”, declarou Carluis.

A diretora administrativa, Rosa Maria de Carvalho, esteve desde o início da fundação da Rádio Difusora. Ela afirma que, com o passar do tempo, o que era trabalho virou algo mais leve, dinâmico, pois a fazia, e ainda faz, se sentir em casa, com sua família.

Valéria Nunes, Padre Bezerra e Rosa Maria

“Comecei aqui na rádio uma semana antes da inauguração oficial. Então são 40 anos de estrada aqui dentro. Este foi o meu primeiro, depois consegui um emprego paralelo como professora, mas nunca me afastei daqui. A minha vida, muito mais da metade dela, foi dentro dessa rádio, então não há palavras para explicar. O sentimento é de gratidão, porque esse foi meu primeiro emprego e cá estou. Com tanto tempo, isso não vira apenas trabalho, mas afeto familiar, tanto com os proprietários quanto com os funcionários. É uma relação de afeto muito forte com todos. E isso é muito importante. Me deixou honrada um episódio que aconteceu na missa. Na hora do ofertório queriam me levar como símbolo da rádio. Então é prova de que não sou somente eu que sinto esse afeto”, destacou Rosa.

Outro fundador foi o radialista José Francisco de Barros, mais conhecido por “Zé Elpídio”. Ele foi a primeira pessoa a entrar no ar em toda a grade de programação da Difusora, juntamente com o jornalista Erivan Lima.

“Iniciei aqui na casa no dia 12 de julho com o “Correspondente do Interior” e o “Tarde Alegre”, e o Erivan Lima com o programa “Manhã Total” e o “Informativo Global”. Fui o primeiro apresentador a entrar no ar, a escolha de tudo fui eu, de fundo musical a abertura de programa. O senador Helvídio nos deu essa liberdade para que fizéssemos todo esse trabalho. Fui muito feliz nessa casa e é sempre um prazer enorme retornar como visitante e relembrar esses bons momentos que vivi por aqui”, disse ele.

Publicidade

O coordenador de Jornalismo, Assis Santos, destacou que a emissora, desde sua fundação, busca manter uma equipe que esteja empenhada em atender a toda a região com a informação, promovendo a integração entre os municípios.

“A Rádio Difusora, ao longo desses 40 anos, sempre cumpriu e vem cumprindo o seu papel de promover a integração da grande região de Picos através de seus serviços de radiodifusão. Sobre o departamento de Jornalismo, sempre foi uma marca na emissora. A Rádio sempre buscou ter uma equipe comprometida com a demanda da região de Picos e tem sido, sem dúvida, o grande diferencial de integração no Centro-Sul do Piauí, aqui, através da Rádio difusora”, afirmou.

O repórter Agostinho Hipólito, atualmente membro da Rádio Cidade Modelo FM, fez sua passagem pela Difusora, seu primeiro meio de comunicação, onde atuou por 17 anos. Ele disse que ainda se sente em casa quando chega ao local pela forma acolhedora em que é recebido.

“Foram 17 anos aqui nessa emissora onde construí um ciclo de amizade muito bom. Posso dizer que por onde eu passo consigo fazer amizade. Então chego aqui hoje como se ainda trabalhasse aqui, as pessoas me acolhem bem. Veio essa nova safra de profissionais com uma competência e responsabilidade extraordinárias, mas que tratam a gente como se tivessem nos conhecido no tempo em que integrei a equipe desta emissora. E isso é muito gratificante, saber que mesmo deixando a casa, ainda há laços de família no lugar. Quarenta anos não são quarenta minutos. É uma história que veio através da comunicação do rádio e que se propagou para Picos e todo o Estado do Piauí. Naquela época era a única que informava, e informava bem, transmitindo as mensagens para toda a região”, pontuou.

O servidor Justino Silva, funcionário há 29 anos da Rádio Difusora, disse ser feliz em fazer parte da história da emissora. “Aqui é minha segunda casa. Adoro todo mundo que está aqui e os que já saíram. Tenho o mesmo amor por todos, por serem profissionais de qualidade e grande competência”.

Publicidade

Na festa, esteve presente o Padre Bezerra, antigo pároco em Picos, mas que hoje atua na Diocesa de Picenza, Itália. Ele foi o responsável por celebrar a missa de aniversário da Rádio Difusora. ele agradeceu todo o serviço que a emissora tem prestado a toda a região de Picos e deseja que ela continue a fazer esse serviço sempre.

“Foi uma feliz coincidência em participar dos 40 anos da Rádio Difusora. Esta é uma festa mais do que justa, porque esta emissora tem serviços prestados não somente a esta cidade, mas à macrorregião de Picos. E eu sou testemunha, pois por 22 anos fui pároco aqui na cidade de Picos e usufrui muito desta rádio, gratuitamente. Não posso esquecer as transmissões das missas, dos eventos importantes da Igreja, isso tudo gratuitamente. Falo de passado, mas sei que continua presente na atualidade. Então o que a gente tem que fazer é realmente agradecer por esta iniciativa, que nasceu há 40 anos. Desejo que esta rádio continue aberta a todas as pessoas e que possa continuar prestando esse serviço: a comunicação da justiça e da paz”, apelou.

Esteve presente o secretário municipal de Saúde, Dr. Júnior Santos. Ele afirmou lembrar do orgulho que sentia quando ainda era adolescente e acompanhou a fundação da emissora de rádio na cidade de Picos.

“A Rádio Difusora foi a precursora de toda a comunicação profissional aqui na cidade de Picos. Então está de parabéns por ter uma equipe tão competente. À época da fundação eu era adolescente e acompanhei esse processo todo e era muito orgulhoso com isso. A rádio continua colaborando em todo esse tempo com o desenvolvimento da cidade, levando as notícias boas para a população. São formadores de opinião que participam da vida da comunidade, por isso firmamos essa parceria hoje, de trazer à comunidade alguns de nossos serviços para mais perto do povo”, declarou.

Estiveram presentes várias autoridades e personalidades no aniversário de 40 anos da Rádio Difusora de Picos. Além dos já citados, estiveram os empresários Machado e Júnior Nobre; o secretário de Cultura, Iata Rodrigues; o secretário de Trânsito, Edilberto Cirillo; as coordenadoras do Nasf, Saúde na Escola e Atenção Básica, Tereza Wenzel, Iane Borges e Ionara Hipólito, respectivamente; a coordenadora do CTA, Isabel Fontes; o diretor da TV Picos, Odorico Carvalho; o diretor da Rádio Cultura, Erivan Lima; a escritora Olívia Rufino, entre outros.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS