Connect with us

Alegrete do Piauí

Educação de Alegrete mostra conquistas e é destaque no ‘I Seminário Intermunicipal de Alfabetização do PNAIC’, em Francisco Macedo

Publicado

em

Desde que foi lançado em Alegrete do Piauí, em 2013, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foi alçado, ao lado dos programas federais e municipais de Educação, ao posto de uma das principais políticas públicas educacionais aderidas pelo prefeito reeleito Márcio Alencar. A meta: alfabetizar todas as crianças alegretenses de escolas públicas até os 8 anos de idade, ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental, série que encerra – ou deveria encerrar – o chamado ciclo de alfabetização.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

Neste proposito uma equipe de diretores, coordenadores, orientadores, professores, alunos e representantes da Educação Municipal de Alegrete do Piauí, acompanhados pela vice-prefeita Hermilinda Gomes – representando o prefeito – e a secretária de Educação Valdênia Silva, foram enviadas ao município de Francisco Macedo, cidade sede do ‘I Seminário Intermunicipal de Alfabetização do PNAIC’  que tratou a temática: “Alfabetizar é um passo no processo da cidadania” e reuniu gestores e educadores de cinco municípios: Alegrete do Piauí, Ademar (Belém do Piauí), Nonato Alencar (Francisco Macedo), Valdinar Silva  (Padre Marcos)  e Edilson Brito (Vila Nova do Piauí), para apresentar os resultados, conquistas e desafios de mais um ciclo de formação do programa –  etapa de 2016.

A vice-prefeita Hermilinda Gomes que é professora da rede municipal de ensino, representou o prefeito Márcio Alencar, durante sua fala na abertura, saudou a todos os prefeitos presentes em nome do anfitrião, prefeito Nonato e parabenizou sua cidade pelo protagonismo da educação municipal.

 “Estando aqui representando o poder Executivo de Alegrete do Piauí, quero dizer que desde 2013 o município aderiu ao programa, com objetivo de desenvolver a educação e fazer com que as nossas crianças aprendam a ler e escrever na idade certa. Agradeço aos coordenadores e professores, protagonistas de ação de transformação que faz a cada dia um novo começo.  Que Deus abençoe a cada professor nessa jornada que não é fácil, mas que fazemos com amor porque gostamos”.

Publicidade

A secretária de Educação, Valdênia Silva, avaliou o programa e disse ter orgulho do desenvolvimento das metodologias e ações no município. “A melhoria na qualidade do ensino e na formação continuada do professor alfabetizador, além do desenvolvimento crítico e reflexivo dos professores de modo que repensem a prática pedagógica com os alunos, são evidentes desde a adesão ao Pacto em Alegrete”. Disse acrescentando ter obtido bons resultados “a alfabetização é a base da vida escolar. A questão vai além da escola, já que o domínio da leitura e escrita é essencial para garantir a possibilidade de exercer plenamente sua cidadania. Em Alegrete temos assegurado esse direito com ou sem PNAIC”, pontua Valdênia.

“Tivemos um grande incentivo em Alegrete com a chegada do PNAIC, professores motivados, repesando suas práticas; alunos tendo a oportunidade de vivenciar novas rotinas de aulas e isso certamente garante a leitura, a escrita e formação cidadã”, afirmou a professora Eva Alencar Orientadora de Estudos no Município.

Lúcia Oliveira coordenadora local do Pacto, que vivenciou cada momento da formação e rotina das salas de aulas, disse que está imensamente feliz pelas conquistas na educação alegretense. “Maravilhoso evento! Obrigada ao envolvimento de todos desta equipe que trabalha em parceria e com a humildade de sempre está aberta a novas metodologias e aprendizagem. Pois sabemos que ninguém está pronto. Todos os dias temos que aprender sempre mais. Parabéns as crianças que fizeram bonito e a todas as professoras alfabetizadoras, coordenadoras pedagógica e as diretoras envolvidas no processo”, afirmou a professora.

Com stands representativos e uma apresentação denominada de ‘A formiguinha e a neve’, trabalhada de maneira lúdica em sala, as crianças demonstraram conhecimentos e práticas adquiridas no município. A equipe de professoras do Pacto no município é formada por Celina, Maristela, Ângela, Chiquinha, Lucineide, Ivaneide, Trindade, Francisca Ferreira, Noêmia, Francisca Rosa, Cleginalda e Isaulina.

Ao cidades Na Net, o prefeito Márcio Alencar, disse que se sente honrado e com a sensação do dever cumprido. “É a nossa educação municipal, caminhando a passos largos; nossos agradecimentos a toda equipe gestora, professores, alunos pela dedicação e luta diária”.

Uma rica exposição de materiais em stands de cada município confeccionados por professores e utilizados em sala de aula, apresentações orais, culturais, cívicas, criativas e diferenciadas marcaram o encontro socializador que contou com a presença da renomada professora Dra. Antônia Edna Brito, coordenadora do Pacto no Piauí, e das coordenadoras adjuntas do programa no Estado, professoras Dra. Teresa Cristina e Dra. Bárbara.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS