Connect with us

DESTAQUES

Educação de Fronteiras promove ‘Encontro Família e Escola’, com a presença do MP, Polícia Civil e PM; fotos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Fronteiras, através da Secretaria de Educação, promoveu nesta quarta – feira, 27, no Poliesportivo Governador Guilherme Melo, um encontro entre o Ministério Público, a Polícia Civil, a Polícia Militar e as famílias de alunos matriculados em toda a rede municipal de ensino da sede e da zona rural e também alunos da rede estadual de ensino.

Denominado de ‘Encontro Família e Escola’, o evento reuniu mais de 1500 pessoas entre pais, alunos e autoridades e teve como objetivo aproximar as famílias fronteirenses da vida estudantil dos seus filhos e foi mediado pela representante do Ministério Público, Karine Araruna Xavier, Promotora de Justiça titular de Fronteiras, respondendo cumulativamente pela 1ª PJ de Picos e 40ª Zona Eleitoral de Fronteiras.

Na ocasião a promotora esclareceu temas como a evasão escolar, uso desmedido das redes sociais; alertou as famílias em relação à violência com o patrimônio público; tratou de direitos e deveres da escola e da família perante a aprendizagem do alunado.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, a promotora reforçou a atuação do Ministério Público e parabenizou a gestão da Educação Municipal pela iniciativa de realizar este encontro. “Esta foi uma ação extremamente importante para conscientizar as famílias e os adolescentes sobre obrigações que os mesmos têm perante ao patrimônio da escola, ao respeito dos professores e conversamos também sobre a não ingestão de bebidas alcoólicas, menores dirigir veículos automotores”.

Indagada sobre as medidas de combate aos tipos de conduta, Dra. Karine afirmou que foi aberto na promotoria os procedimentos de acompanhamento tanto por municípios quanto por casos excepcionais. “Em relação direção veicular por menores, por exemplo, será promovida a conscientização e posteriormente será instaurado inquérito civil, na tentativa de municipalizar o trânsito como um todo”, pontuou.

Publicidade

Participante e organizadora do encontro, a professora e secretária de Educação de Fronteiras, Verônica Ribeiro, avaliou como um momento ímpar porque é um problema que existe há tempos necessitando de providências. “Desde quando cheguei aqui em Fronteiras, sinto o desejo de promover um evento de conscientização e aproximação da família com a escola. Devido às dificuldades com evasão escolar, fui juntamente com o Conselho Tutelar até a promotoria solicitar que fosse feito uma palestra de esclarecimento. Podemos ver aqui muitos pais compareceram no evento que foi muito prestigiado. Então nós temos que trabalhar com a parceira da escola, família, comunidade e os poderes públicos”, ressaltou a secretária

Maria Adriana, mãe de aluno da rede municipal de ensino e professora da Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima, em Fronteiras participou da reunião e avaliou o acontecimento.

“Como mãe eu vejo que esse encontro é de grande importância porque temos que trabalhar essa parceria entre escola e família. Sempre acompanho meu filho que estuda na Escola José Aquiles de Sousa. Percebo que hoje os pais deixam de conversar com os filhos e dessa forma estão mais ausentes em relação ao acompanhamento. Isso deixa muito a desejar e este evento veio dar um puxão de orelha nestas atitudes”, disse a professora.

A Delegada de Polícia Civil, Robianne Belém, participou da reunião e, em entrevista ao Cidadesnanet.com, reforçou sobre condutas criminosas no que diz respeito a condução de veículos por menores de idade e consumo de bebidas.  A mesma alertou que as campanhas de conscientização serão realizadas e após a conscientização que será feita pela Polícia Militar e pela promotoria serão aplicadas as medidas de punição mediante a lei.

“Aproveitamos este momento que a educação organizou para também alertar os menores sobre outros assuntos. Queremos lembrar que todos que forem flagrados cometendo algum tipo de ato ilícito criminal, vão ser encaminhadas à delegacia para responder criminalmente, além da responsabilidade que vier causas danos ao patrimônio e/ou às pessoas. Nesse caso responde o adolescente e responde o pais […] O adolescente não compra veículo, se ele está andando em algum veículo é porque o pai cedeu pra ele andar”, alertou a delegada.

Publicidade

O comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Fronteiras, capitão Gilson, acrescentou que dará continuidade ao trabalho repressivo no que diz respeito a condução de veículos, bem como a venda de bebidas alcoólicas para menores. O militar afirmou que o trabalho vem sendo desenvolvido há alguns anos.

“Desde o ano de 2012 estamos fazendo esse trabalho repressivo contra direção veicular e venda de bebidas para menores de idade. Então, vamos massificar ainda mais para poder atenuar o problema. Nesse sentido estamos intensificando o trabalho da PM com operações policiais em algumas festas com a presença da polícia, conversando com os organizadores e donos de bares, e assim, em flagrantes, emitindo o TCO para aquelas pessoas que fornecem bebidas para menores”, disse o comandante.

Além das presenças citadas acima, também prestigiaram o evento, o presidente da Câmara de Vereadores, Gernilson Sobrinho, o secretário de Comunicação, Clediomar Sousa, a secretária de Assistência Social, Bruna Bezerra, o secretário de Governo, Robert Sousa; o vereador Nego Adeilson, a presidente da CMDCA, Anna Priscielly, a representante do CRAS,  Erislandia Leal, o pároco de Fronteiras, Padre Gildo Coelho, representando o Conselho Tutelar, o conselheiro Stallone Luz, a Gerente da 16ª GRE, Nazaré Antão, representando todas as diretoras, Maria das Graças, representando todas as coordenadoras,  Ana Samara, representando  a Educação Infantil, Evaneide Gomes, representando os anos iniciais, a professora Maria de Fátima, representando os anos finais, a professora Elmara Cristina, representando o NUCA, a adolescente Fernanda Batista o articulador do Selo Unicef 2017-2020, Matheus Sousa e a Supervisora de Ensino, Hidelgardia Bezerra.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS