Connect with us

Alegrete do Piauí

Educação Municipal de Vila Nova apresenta avanços e resultados durante o ‘I Seminário Intermunicipal de Alfabetização do PNAIC em Francisco Macedo’

Publicado

em

“Alfabetizar é um passo no processo da cidadania”. Foi com esse tema que o prefeito Edilson Brito, a secretária de educação, Edinete Brito, diretores, coordenadores, orientadores, professores, alunos e representantes da Educação Municipal de Vila Nova do Piauí e dos municípios de Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Padre Marcos e Francisco Macedo, realizaram durante todo o dia desta sexta-feira,16, o ‘I Seminário Intermunicipal de Alfabetização do PNAIC’.

O evento foi sediado na cidade de Francisco Macedo e teve como objetivo o compartilhamento de experiências e a socialização dos resultados atingidos pelo programa nos municípios na etapa de 2016. Gerido pelo Governo Federal e na formação de um Pacto pelos municípios desde a implantação em 2013 o programa visa estimular a ação reflexiva do professor e garantir os direitos de aprendizado dos alunos, fundamentados pela avaliação diagnóstica e metodologias adequadas aos níveis, como a abordagem lúdica, visando a alfabetização e o letramento das crianças até oito anos de idade no 3º ano do ensino fundamental.

O encontro socializador contou com a presença da renomada professora Dra. Antônia Edna Brito, coordenadora do Pacto no Piauí, e das coordenadoras adjuntas do programa no Estado, professoras Dra. Teresa Cristina e Dra. Bárbara.

Durante a cerimônia de abertura, os prefeitos municipais e representantes das cinco cidades prestigiaram a realização do evento e falaram da importância do programa, destaques para as presenças de Nonato Alencar prefeito de Francisco Macedo, Valdinar Silva chefe do executivo de Padre Marcos, Ademar Carvalho gestor de Belém do Piauí, a vice-prefeita de Alegrete, Hermilinda Gomes, que representou o prefeito Márcio Alencar e Edilson Brito prefeito de Vila Nova do Piauí.

Durante sua fala na abertura do evento, Edilson disse que a gestão pública de Vila Nova trata a educação como prioridade e com ações conjuntas entre as secretarias, colhendo assim bons frutos. “É com grandiosa satisfação que realizamos esse Seminário Intermunicipal de Alfabetização. Seu lançamento aconteceu no ano de 2013; desde então, nós governantes temos tido um incentivo e formação para a educação, e a mesma tem melhorada cada vez mais nos nossos municípios. São programas como esse que permite trabalhar a educação contextualizada desde a infância”, disse acrescentando que tem orgulho de ser professor e entender a importância da função docente.

Publicidade

Edinete Brito, secretária de Educação Municipal, acompanhou durante todo o dia o seminário e durante a apresentação do município elencou as conquistas de Vila Nova. “Graças a gestores eficientes que priorizam a qualidade do ensino, aliados ao comprometimento dos professores e consequentemente a credibilidade das famílias elevamos o município aos melhores índices da educação alcançados no Estado e temos nesta nova gestão dado continuidade as ações do programa que trouxe bons resultados ao município, como resposta deste trabalho somos tricampeã do Selo Unicef, já tivemos um dos melhores IDEB do Estado; no ano de 2015, Vila Nova chegou a 90,9% de alfabetização de crianças na Idade certa até os oitos anos de idade. E ficou na 3ª colocação entre os municípios do Piauí que foram avaliados pelo Unicef” pontuou.

Já à tarde, as coordenadoras Eliene Luz e Antônia Maria explanaram um relatório das ações desenvolvidas no município pelo programa em uma lista de ações que incluem os cantinhos da leitura, cantinhos da matemática, ficha “do para casa”, agenda escolar, reuniões mensais com as famílias para entrega de avaliações, visitas mensais a Biblioteca Pública Patativa do Assaré, sequências didáticas da aprendizagem, monitoramento das ações do PNAIC através das fichas de acompanhamento de aprendizagem das crianças, diagnóstico prévio de aprendizagem, simuladinhos pra preparar as crianças para as avaliações externas (ANA e PROVINHA BRASIL), rotinas integradoras, reforço Escolar, aulas no contra turno (dança, coral, teatro, futsal, esportes, xadrez e futebol, projetos pedagógicos de leitura e matemática, roda de leitura, reconhecimento com premiação dos cinco melhores, ambientação das salas, campeonato de xadrez em todas as escolas do ensino fundamental, certificação dos professores, datas comemorativas e reunião com as famílias.

A mostra da cidade poesia, culminou com a apresentação do Hino de Vila Nova, uma poesia, paródia do PNAIC e grupo de dança com os alunos das duas escolas, Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva.

Eliene foi enfática e disse que a formula do sucesso é simples “manter professores em sala de aula; dar continuidade com os mesmos professores do PNAIC desde do início da formação e não fazer política com a educação. Aqui não existem “Faz de conta”, certamente isso fez uma grande diferença na vida de todos nós. Sonhamos mais, queremos mais para a educação municipal. Acreditamos que isto é possível com a união de forças e a busca de mais conhecimentos e integração, estamos construindo uma Vila Nova muito melhor a cada dia”, completou a orientadora de ensino.

A equipe de professoras do programa composto pelas professoras Marlene Leal, Leonildes, Rivanilda, Maria Cândida, Eline Moura, Izamara e Lucimar, demonstraram alegria e orgulho pelos resultados e desenvolvimento do programa.

Uma rica exposição de materiais em stands de cada município confeccionados por professores e utilizados em sala de aula, apresentações orais, culturais, cívicas, criativas e diferenciadas marcaram o encontro.

Publicidade

Veja mais fotos:

 

 

 

 

Publicidade

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS