Connect with us

DESTAQUES

Educação oferece rica Jornada Pedagógica na abertura do ano letivo em Fronteiras

Publicado

em

Para iniciar as atividades letivas do ano de 2018, a Prefeitura de Fronteiras- PI por meio da Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta sexta-feira, 23, a II Jornada Pedagógica do município, que será dado continuidade dia 26 e se estenderá até o dia 28.  O evento conta com uma programação ampla e abrangente que traz orientações sobre a BNCC, oralidade, leitura e escrita nas diversas áreas de conhecimento, produção do Plano de Ação do PNAIC, planejamento, currículo e avaliação da educação infantil e planejamento mensal.

Na abertura da II Jornada Pedagógica muitas autoridades marcaram presença, entre elas estiveram a prefeita municipal Maria José Ayres, a secretária de educação professora Verônica Pereira, a professora Rizalva Cardoso que é especialista em direito educacional e pesquisadora da BNCC Piauí, a dirigente municipal de Água Branca – PI, Cleidimar Tavares, a dirigente municipal de Domingos Mourão, Érica Graziela, a articuladora do Conviva Carleyde Borges, o coordenador regional do PCR professor Antônio Silva, a professora Ana Patrícia que é coordenadora da UNDIME do PNAIC, a professora Armandina Vieira, atual secretária municipal de educação do município de Marcolândia – PI, do secretário de comunicação Clediomar Sousa, da assessora de gabinete Keyla Alencar e ainda de todos os coordenadores e professores do município.

Marcado pela obtenção de muitas informações e conhecimentos adquiridos nas discussões construtivas que envolveram renomados educadores, a exemplo Antônio Silva que é articulador da BNCC no Piauí e Érica Graziela que proferiu uma palestra com o tema “Experiências exitosas”, o primeiro dia foi atrativo e motivador para a participação de todos os presentes nos demais dias que darão continuidade a II Jornada Pedagógica de Fronteiras – PI.

A prefeita Maria José orgulhosa por Fronteiras estar sediando um evento de significativa contribuição para os educadores e profissionais da educação municipal, destacou “esse momento que estamos vivenciando é de grande relevância para a educação do nosso município, é importante também que os professores reflitam sobre essas ações, pois vão nortear a boa transmissão de conhecimentos”. Relatou sobre a importância do aluno no contexto educacional e afirmou “o aluno é essencialmente o nosso alvo. Todas as nossas atividades educativas devem ser executadas da melhor forma que se possa transmitir o conhecimento”.

Em sua fala, citou e usou como referência a ser seguida um trecho de um documentário de uma renomada educadora para exemplificar o papel do professor, a importância destes contar com a gestão escolar e com a equipe de apoio, além da família, para o desenvolvimento e crescimento dos cidadãos que estão envolvidos elo sistema de educação. Afirmou que mesmo sendo prefeita, ainda mantém ativo o espírito de educadora, que apoia e incentiva aos demais e que todos os que fazem parte da gestão estão empenhados para fazer o trabalho que a sociedade deseja.

Publicidade

Em entrevista, Maria José relatou sobre as suas expectativas para 2018 e a sua avaliação, enquanto gestora, da educação de Fronteiras e disse “as nossas expectativas é de cada vez mais melhorar a nossa qualidade de ensino com a nossa atuação profissional, pois nós escolhemos minunciosamente técnicos que podem desenvolver essas atividades como a de hoje, a exemplo está a atuação da professora Verônica”, profissional esta, que Maria José atribui os resultados que Fronteiras vêm conseguindo tendo a sua grande contribuição, pela sua experiência, competência e compromisso.  “A educação de fronteiras tem tomado um avanço imprescindível”, abordou a prefeita.

A Secretária Municipal de Educação, Verônica Ribeiro, agradeceu a prefeita pelo apoio recebido para que a secretaria de educação possa desenvolver o seu trabalho, agradeceu também a Rizalva pelo seu empenho e dedicação incansável e atencioso pela educação de Fronteiras, ressaltou sobre o Projeto “Undime em Ação” em que Fronteiras vai ser agraciada e afirmou “que em 2018 nós possamos fazer muito mais do que nós conseguimos em 2017. Que seja uma bela jornada”, finalizou Verônica.

Rizalva Cardoso contribuiu grandiosamente para os presentes repassando as devidas e necessárias informações sobre o que o Direito Educacional assegura para a criança, e nessa perspectiva, como pode ser o diálogo dos profissionais para que o direito seja adquirido. Ressaltou sobre as características geográficas favoráveis ao aprendizado da cidade de Fronteiras que a faz estar entre as 10 melhores educação pública do estado do Piauí e destacou o que deve ser enfatizado nesse novo ano quanto às execuções dos trabalhos “vamos trabalhar de modo mais articulado e com sincronia, pois quando se conhece se faz uma educação de qualidade”, declara Rizalva.

O evento terá continuidade nessa segunda-feira, dia 26, e promete proporcionar a todos os participantes momentos de muito enriquecimento para o processo de ensino e de aprendizagem.

Veja mais fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS