Connect with us

DESTAQUES

Eletrobras Piauí perdeu R$ 300 milhões em 2017 devido a “gatos”

Publicado

em

A Eletrobras Piauí informou através do gerente do Departamento de Medição e Combate às Perdas, Dênis Alfredo, que a estimativa de perda da empresa até outubro de 2017 por causa de “gatos” é de R$ 300 milhões. Os “gatos” são chamados de perdas comerciais, que são aquelas decorrentes de furto ou fraude.

Para combater essas perdas, a Eletrobras criou uma campanha publicitária com o tema “Menos energia perdida. Mais energia para você”, lançada na tarde de ontem (27).

Durante as operações de arrecadação de créditos e fiscalização, a Eletrobras Piauí tem constatado que, em 45% dos casos de irregularidade nas instalações elétricas, há participação direta do consumidor na fraude/furto de energia.

A Eletrobras Piauí tem intensificado a fiscalização de unidades consumidoras em parceria com o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Tribunal de Justiça (TJ-PI) e com a Secretaria da Fazenda do estado.

As fiscalizações já resultaram em 36 prisões em todo o estado e na recuperação de 62 GWh, energia que é, segundo a Distribuidora, suficiente para reduzir as perdas de 30,89%, no início do ano, para 28,64% no final de outubro, número abaixo da meta anual de 28,96% estabelecida no Plano de Prestação Temporária da Distribuidora. Nos últimos sete anos, a redução das perdas chegou a 5,58%.

Publicidade

No TJ-PI existe uma Vara Especializada em crimes contra a administração pública na qual estão em andamento um número crescente de processos que envolvem casos de furto e desvio de energia. “O TJ-PI se sente honrado em participar dessa parceria com a Eletrobras. Mas além de processar, o mais importante é conscientizar a população para evitar esse tipo de crime”, afirmou o representante do TJ-PI, Manoel Dourado.

Com o furto ou desvio de energia, o estado também deixa de arrecadar tributos, porque a energia consumida dessa forma não passa pelo faturamento da Empresa. “Combater as perdas de energia é o mesmo que combater ao sonegador de impostos”, ressaltou o representante da Secretaria estadual da Fazenda, Antônio Luiz.

Fonte: Vi Agora

Foto: reprodução

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS