Connect with us

DESTAQUES

Em alusão ao Dia da Independência do Brasil, multidão vai às ruas de Picos assistir Desfile Cívico

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Cultura, realizou na manhã deste sábado (07), o tradicional Desfile da Independência, que marca o momento histórico em que D. Pedro I anunciou a independência do Brasil do domínio português.

Envoltos por patriotismo, a cerimônia foi iniciada com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e de Picos, hasteadas, respectivamente, pela autoridade maior do Exército Brasileiro na cidade, Comandante Freire; pelo prefeito, Comandante da PM, Cel. Edwaldo Viana; e pelo prefeito do município, Padre Walmir de Lima.

Após hasteamento e canto do Hino Nacional, as três autoridades fizeram a revista dos pelotões em carro oficial. Em seguida, o prefeito Padre Walmir deu início à solenidade, que foi composta pelas mais diversas apresentações culturais, como capoeira, ballet, futebol; além das escolas municipais e estaduais, juntamente com os projetos desenvolvidos por elas; tropas das secretarias da cidade; pelotões militares; de ciclismo e motociclismo, além da cavalaria.

 Além dos comandantes do 3º BEC e 4º BPM, estiveram presentes diversas autoridades, como o deputado estadual Severo Eulálio; a prefeita de Santana do Piauí, Maria José; e os secretários e vereadores do município de Picos.

O prefeito Padre Walmir avaliou positivamente o desempenho das tropas que, de maneira singular, faz as pessoas se emocionarem ano após ano.

“Avalio de maneira muito positiva esse Desfile de 7 de Setembro. A gente que já é de Picos a cada ano se admira, se emociona com a participação das pessoas, em como elas levam a sério esse momento, saem de suas casas bem cedo para ficar no sol, mas de maneira muito prazerosa, a gente percebe isso. Por isso agradecemos aos que vêm assistir a àqueles que fazem parte desse show de respeito e seriedade”, disse ele.

Publicidade

Iata Rodrigues, secretário de Cultura de Picos, afirmou que o compromisso é de sempre inovar e agradeceu o comparecimento da população tanto para assistir quanto para compor os pelotões.

“Estou muito feliz pelo resultado do desfile, pelo companheirismo e participação de todas essas instituições. Foram 40 instituições que participaram, e tudo a nosso gosto. Foi lindo ver o que vimos aqui, também a participação popular em massa, a organização e comprometimento de todos. Então só tenho a agradecer, especialmente ao Padre Walmir, nosso capitão que nos deu condições para a realização. Nosso intuito é que ano após ano a gente inove, traga novidades para proporcionar um momento especial e agradável à nossa sociedade”, pontuou.

O Comandante do 3º BEC, Coronel Freire, disse estar impactado com o Desfile Cívico na cidade pela sua beleza. “É a primeira vez que tive a oportunidade de participar de um Desfile de 7 de Setembro aqui em Picos. Assumi o Batalhão em janeiro deste ano e me causou uma surpresa extremamente positiva esse desfile da Independência. Foi, para mim, uma grande honra ter participado desse desfile. A sociedade picoense está de parabéns. Foi ímpar”.

Comparando o ano de 2018 para 2019, o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, Tenente Coronel Edwaldo Viana, afirmou estar feliz com o desempenho da entidade durante o desfile e ressaltou que a mesma garra demonstrada para a população é a que estão utilizando nas operações.

“Eu disse a eles que ano passado eu não gostei de nosso desfile. Fiquei envergonhado. Mas estamos crescendo e vamos crescer mais ainda. E vamos crescer dando segurança à população. Este ano nós mostramos nossa força”, declarou.

O deputado estadual Severo Eulálio declarou que o Desfile de 7 de Setembro de Picos foi lindo. “Foi um desfile lindo, bem feito, organizado, tradicional, onde comemoramos essa data histórica para o Brasil. Além das entidades que fizeram o momento acontecer, tivemos uma grande participação popular, o que é mais importante”.

Publicidade

Reveja as fotos do Desfile da Independência do Brasil em Picos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS