Connect with us

DESTAQUES

Em busca do 3° Selo Unicef, Patos do Piauí promove I Fórum Comunitário

Publicado

em

O município de Patos do Piauí realizou nesta terça-feira, 28, no auditório do CRAS, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef – Município Aprovado, edição 2017-2020, que teve como finalidade discutir ações para fortalecer a política municipal da infância e adolescência.

O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef e a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

Patos do Piauí busca o 3° Selo Unicef, certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios na implementação de programas, ações e políticas públicas em favor das crianças e adolescentes.

A abertura, que contou a participação de autoridades municipais, foi realizada pela Banda Marcial Terezinha Dias, que entoaram os hinos nacional e municipal. Em seguida, aconteceu uma apresentação musical, o cortejo dos direitos  e a apresentação de um cordel do Estatuto da Criança e do Adolescente, feito pelo NUCA,  sendo conduzida pela mobilizadora  Adriana Silva.

A metodologia do Selo Unicef foi apresentada pela secretária de Assistência Social e articuladora local, Maria Gorette, que também apresentou a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, composta por representantes de várias secretarias e membros de diversos setores da sociedade civil organizada, bem como, os membros dos Conselhos Municipais.

Durante o Fórum,  foi apresentado o diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, de acordo com os indicadores de impacto social e linha de base, feitos pelas  Secretarias  de Assistência,  Saúde e Educação.

Publicidade

Dos 11 indicadores do relatório da linha de base, Patos, que já foi certificado duas vezes pelo Selo Unicef, tem apenas três  no vermelho, que indica que o município está abaixo da média do grupo de comparação e que será necessário melhorar esse desempenho para pontuar.

Outros cinco indiciadores estão em verde,  que significa que o município apresenta ótimo desempenho e que será necessário manter esse desempenho para pontuar. No verde claro, há dois indicadores, indicando que está acima da média de comparação, e para pontuar, deve manter esse desempenho.  No indicador restante para soma dos 11, não  há casos registrados.

Após a apresentação do diagnóstico, foram divididos os grupos de trabalho, que discutiram  sobre os indicadores de impacto social e apresentaram propostas para melhorar políticas públicas voltadas para infância e adolescência, a partir da elaboração do Plano Municipal de Ação.

Para os indicadores em vermelho, foram apresentados diversas estratégias a serem realizadas, como palestras, campanhas educativas, mobilização, conscientização, ofertar estrutura e profissionais capacitados para trabalharem com o público alvo, desenvolver ações que priorizem a criança e ao adolescente. E para o verde e verde claro, manter e intensificar as ações já desenvolvidas pelo município.

No período da tarde, a Comissão Intersetorial do Selo Unicef se reuniu para construir o  Plano de Ação.

O município possui atualmente 6.105 habitantes, onde 27,67% vivem na área urbana e 72,33%  na zona rural. De toda a população, 1.919 são crianças e adolescentes  na faixa etária  de 0 a 17 anos.

Publicidade

Prestigiaram o evento, o secretário de Administração, Iranildo Carvalho, representando o prefeito Agenilson Dias, Janete Dias representando a secretária de Saúde, Edvânia Pires,  a secretária de Assistência Social, Maria Gorette,  que também é presidente do CMDCA, secretária de Educação, Penha Veloso, secretário de Esportes, Thales Teixeira, além dos vereadores José Hélio do Santos, Helinho, e Antônio Rufino, Tonhão, bem como representantes de escolas, igrejas, Conselhos Municipais, Conselho Tutelar  e  o NUCA.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS