Connect with us

DESTAQUES

Em clima de São João, Educação de Massapê realiza Encontro Pedagógico e lança projeto

Publicado

em

Junho é mês em que se comemora o São João,  tradicional  festa cultural nordestina. E foi nesse clima que a Secretaria de Educação de Massapê realizou nesta quinta-feira, 01, na escola João Manoel da Costa a formação pedagógica com os professores de 1º ao 9ª ano.

Os profissionais de educação foram recebidos, com ambiente festivo, a ornamentação com bandeirolas, balões e bonecos caipiras refletiam o São João.  Além de ser recepcionados  com o café da manhã repleto de comidas típicas.

A Supervisora de Ensino, Zefinha Carvalho, deu as boas vinda aos  professores, e falou sobre objetivo principal do Encontro Pedagógico. “O Encontro Pedagógico visa uma   reflexão e melhoria na prática pedagógica dos profissionais de Educação, dando ênfase as discussões sobre o Projeto de Leitura a ser desenvolvido pela rede municipal de ensino,  e as instruções sobre a  Prova Brasil, buscando sanar nossas  as deficiências”, disse.

Na ocasião, foi apresentado pela diretora da escola João Manoel da Costa, Eliveste Firmina, o projeto “Ler é divertido, escrever é apaixonante”, com o tema ‘Leitura e escrita para a vida toda’. O projeto foi desenvolvido pela equipe gestora da referida escola, e será trabalhando em toda a rede municipal de junho até novembro.

Vetinha, como é conhecida, destacou que o projeto tem um intuito de sanar a deficiência que existe tanto na leitura como na escrita. Ainda segundo ela, o projeto apresentado é um esboço, e que conta com o apoio de cada professor começando da elaboração do mesmo, com sugestões de atividades que possam dar mais eficácia no desenvolvimento da leitura e escrita.

Publicidade

O projeto foi explanado pelo professor da Universidade Federal do Piauí, polo de Picos, Juscelino Francisco Nascimento, que faz Doutorado em Brasília. O professor ressaltou que vai colaborar com o projeto,  mais são os professores que iram desenvolver e fazer o projeto acontecer.  “O professor é quem está na escola, é ele que conhece a realidade de cada uma. Foi elaborado um esboço do projeto e hoje vamos desenvolve-lo com ênfase juntos, para assim atingir o objetivo em sala de aula”, disse.

A professora Joelma, Araújo, apresentou as instruções da Prova Brasil, onde explanou sobre, dados do Piauí, escala-SAEB-descrição dos níveis, matriz de referência, PP dos resultados, sequencia didática, sugestões, planificação de texto do 6º ao 9º e gênero de música de 1º ao 5º.

Ao término do Encontro Pedagógico foram entregues os roteiros e materiais de didáticos.

O projeto foi  desenvolvido pela equipe gestora da escola João Manoel da Costa,  diretoras Eliveste Firmina e Agardênia Boeiro, coordenadoras Isabel Matildes e Lúcia Maria, com apoio pedagógico da Secretária de Educação  e colaborador, Juscelino  Francisco.

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS