Connect with us

DESTAQUES

Em Conferência, Jacobina do Piauí debate metas e estratégias do Plano Municipal de Educação

Publicado

em

Revisar o Plano Municipal de Educação (PME) foi o objetivo principal da III Conferência Municipal de Educação de Jacobina do Piauí,  promovida  nesta quinta-feira, 05, pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação.

A conferência, que teve como tema “A consolidação  do  Sistema Educacional de Educação-SNE  e o Plano Nacional  de Educação-PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito  à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, aconteceu   no CRAS  e reuniu professores, alunos, autoridades  e representantes de   diversos seguimentos da sociedade civil, que   discutiram e aprovaram alterações nas metas do Plano Municipal de Educação.

Na abertura, o prefeito de Jacobina, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, frisou a importância da conferência. “Esse é momento, onde os profissionais tem  a oportunidade de debater e dar rumo às políticas públicas da educação,   é a forma de estarmos buscando melhorar a qualidade do ensino,  então desejo uma boa conferência a todos, e que seja muito proveitosa para que nossa educação avance cada vez  mais”, disse GD.

O secretário de Educação, Geeldo de Sousa Silva, disse que  a conferência, é um espaço democrático de discussão para buscar melhorias  para educação do município. “Jacobina assim como outras cidades, vem enfrentando  muitas dificuldades em manter e acompanhar as 20 metas do PME, onde temos até 2025 para cumpri-las, por isso esse  momento é fundamental  para nós professores, pois  iremos   revisar, avaliar as metas  e estratégias para que atinjamos uma educação de qualidade e que atenda os nossos alunos dentro de suas especificidades”, destacou.

Para o vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, o evento é de suma importância o desenvolvimento da educação de Jacobina. “É planejando, avaliando, discutindo melhorias que conseguiremos avançar, e sabemos, que  educação é um elo,  que  envolve  o aluno,  professor,  pais e  a gestão, de forma  interligada para que de fato a educação funcione. Desejo uma boa conferência a todos e que possamos, traças estratégias que realmente sejam cumpridas para que a melhoria no ensino aconteça”, afirmou.

Publicidade

Após a  solenidade de abertura, aconteceu a leitura e aprovação do Regimento Interno, em seguida foi a realizada a palestra magna, conduzida pelo professor Valmir Gabriel Aguiar, que  discorreu sobre as 20 metas  do Plano Municipal de Educação, quando ainda foi feito uma avaliação do que melhorou e aquilo que precisar avançar.

Segundo  Valmir Gabriel, a conferência é para  discutir sobre a educação que  Jacobina oferece e o que precisa melhorar. “Esse momento é essencial, para que a qualidade que tanto se almeja possa estar chegando as nossas escolas. Então hoje vamos debater a educação,  conferir os dados do PME e  fazer um estudo dos oitos eixos que compõem a Conferência Nacional. Por isso se faz necessário que  vistamos  a camisa da educação de Jacobina, e dando  o melhor de si em prol das melhorias”, disse.

Em seguida foi realizado os grupos de trabalhos, que discutiram e fizeram alterações nas metas do PME, e logo após apresentaram, debateram e aprovaram as novas estratégias em plenária geral. Também, aconteceu a eleição de 6 delegados que representaram o município da Conferência Intermunicipal.

Dentre as estratégias aprovadas estão: construção de creches modelo para sede e zona rural no município; aquisição de ônibus escolares;  incentivo a  matrículas no ensino superior onde o município garanta transporte dos alunos que forem estudar em outro município; participação de pais e alunos fazendo avaliação dos professores e gestores da escola; inserir alunos a partir de 15 anos no EJA noturno, evitando a evasão escolar; desenvolver práticas a elevar os índices educacionais,  acompanhamento de profissionais da área da saúde nas escolas, entre outros.

Além de professores, e gestores, também participaram do evento, os secretários municipais, de Assistência Social, Rejane Sousa, de Agricultura, Chico Abreu, coordenador do CRAS, Valdete Aquino, os vereadores Elis Campos, Edilene Rodrigues  e Francisco Charles, além de representantes de pais de alunos, diretores, coordenadores e do Sindicato do Servidores.

Ao término da conferência, o prefeito GD,  parabenizou os professores por  terem permanecido  no evento e colaborado com a educação do município.  Não  ocasião,  o gestor explanou sobre problemas  que o município  vem enfrentando referente  a Educação,   quando o  gestor   pediu o apoio dos professores e afirmou que está buscando formas de resolver a situação.

Publicidade

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS