Connect with us

DESTAQUES

Em Geminiano, ‘São João do Piseiro’ valoriza a cultura, promove entretenimento e movimenta a economia

Publicado

em

Valorizar a cultura popular nordestina, proporcionar entretenimento à população local e visitantes, e movimentar a economia local. Esses são alguns dos objetivos alcançados pelo Governo Municipal de Geminiano ao realizar a segunda edição do ‘São João do Piseiro’. O evento aconteceu em dois dias, 22 e 23 de junho.

No primeiro dia, concurso municipal de quadrilha juninas, onde, como forma de incentivo, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, distribuiu R$ 1,9 mil em premiação. Além do espetáculo de danças e coreografias das juninas, outro atrativo foram os shows de forró no palco cultural, onde se apresentaram três atrações – Cisinho e o Forró Bandido, Banda Rosa Xote e a cantora Aline Cabral.

Neste sábado, 23, o público pode assistir novamente a apresentação da quadrilha campeã do Festival 2018, a “Explode Coração”, da cidade, além da apresentação cultural preparada pela Secretaria de Educação, com alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. No palco do evento, mais shows de forró, ritmo oficial das festas juninas, com João Veloso e Fafá Santana.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DO 2º DIA DO EVENTO!

A Avenida Brasil foi preparada para receber o público nos dois dias do evento, com estrutura de palco, ornamentação e barracas com bebidas e comidas típicas comercializadas por pessoas do município. O objetivo da gestão foi de oportunizar um aumento nas vendas e beneficiar a comunidade local, fazendo circular o dinheiro dentro do próprio município.

Publicidade

Augusto, que é proprietário de um bar no centro comercial da cidade, estava com uma barraca na Avenida Brasil desde a quinta-feira, 21. Segundo ele, as vendas na barraca foram superiores a de um final de semana normal no bar.

“A festa aumenta o fluxo de gente na cidade, tem muita gente de fora. A gente só tinha uma festa no ano, que era o 7 de setembro, e no ano passado o prefeito Erculano criou também o São João. É mais uma oportunidade pra gente vender nossas bebidas.”, disse, aprovando a ideia das barracas serem apenas de pessoas do município. “Isso é interessante, porque faz o dinheiro circular na cidade. Aqui tem barraca de gente do Assentamento União, Agrovila, dos Barreiros, do Muquém. É um evento que o prefeito fez para ajudar a população.”, completou.

O prefeito Erculano Carvalho fez uma avaliação positiva da segunda edição do São João do Piseiro. “Estamos felizes com o resultado. Essa é uma festa que nós idealizamos no ano passado, pensando em algo simbólico, de pertencimento ao Nordeste, de resgate das tradições e das festas juninas, e que se tornou grande, bonito e participativo. Era algo que a nossa cidade estava precisando, pois havia uma carência, uma necessidade de valorização dessa cultura, que é nossa, do interior. Nós, então, fizemos esse resgate e a comunidade abraçou a iniciativa.”, disse.

O secretário de Cultura, Fábio Araújo, afirmou estar feliz com o sucesso do segundo ano do São João do Piseiro. “O sentimento é de alegria e felicidade em poder estar, com o apoio do prefeito Erculano, realizando essa festa cultural em nosso município. Fica aqui o nosso agradecimento a todos que colaboraram, à população, por ter aceito o convite e vindo prestigiar essa festa, às quadrilhas e aos alunos da apresentação cultural, por terem abrilhantado o evento com as danças e coreografias.”, disse.

O principal objetivo do evento, de acordo com o secretário, é o resgate das tradições das quadrilhas juninas. “As quadrilhas são todas do município e tem total da Prefeitura, desde a ajuda financeira para confecção do figurino, o transporte, e esse apoio foi correspondido pelas quadrilhas. Este ano tivemos cinco grupos disputando o festival, da cidade e do interior, e cada um trouxe um espetáculo.”, disse.

Publicidade

A deputada estadual Belê Medeiros esteve presente no segundo dia do evento. “Estou feliz em ver uma festa tão bonita. O São João do Piseiro, com essa beleza e grandeza, vai entrar para o calendário de eventos culturais de Geminiano. A gente fica contente em ver um trabalho harmonizado da administração do prefeito Erculano, e, acima de tudo, com uma resposta positiva da população, que participa e aplaude o belíssimo trabalho que vem sendo feito.”

Em apoio às atividades sócio culturais do município, a deputada Belê Medeiros anunciou a destinação de recursos de emenda parlamentar para a realização de um tradicional evento do município, a festa alusiva ao Dia da Independência, em setembro. “Desde fevereiro nós estamos trabalhando a destinação desse recurso para o município de Geminiano. O recurso já está disponível na Secretaria de Cultura e será utilizado pelo prefeito na contratação das bandas para fazermos esse evento que é tradicional em Geminiano.”

O evento contou, ainda, com as presenças da primeira-dama do município, Leda Carvalho, da equipe de governo, secretários e assessores municipal, vereadores e outras personalidades do município.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS