Connect with us

DESTAQUES

Em Inhuma, missas e procissão marcam encerramento do Festejo de São José; veja fotos

Publicado

em

Duas cerimônias sagradas marcaram o encerramento do Festejo de São José. A primeira ocasião com missa solene, foi realizada, às 9h, da manhã desta terça-feira (19), na Igreja Matriz, reunindo centenas de pessoas que assistiram atentamente à celebração, presidida pelo pároco padre, Antônio Marcos e concelebrada pelo padre Evaldo de Teresina, e, o padre Klebert, da cidade de Valença.

O tema do festejo deste ano “Mostra-me, senhor, os teus caminhos! Ajuda-me a responder ´sim´ ao teu chamado! (sl 25,4)”, uniu os devotos do santo padroeiro de Inhuma.

A solenidade religiosa foi marcada pela entrada de José, Maria e o filho Jesus Cristo, denominada de entronização da palavra com um móvel que se dirigiu até o altar.

No decorrer da missa em ação de graças, os sacerdotes celebraram por meio da intensidade da fé, juntamente aos cristãos que cantavam os cânticos sagrados, fervorosamente, com acompanhamento do Coral de São José.

Na ocasião, ainda pela manhã, o padre fez a leitura das intenções, convidando os aniversariantes do dia a se fazerem presentes próximo ao altar para o derramamento das bênçãos, onde o mesmo anunciou o ato vespertino com missa de preparação e em seguida a procissão.

Publicidade

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DA MISSA SOLENE PELA MANHÃ

No cerimonial da tarde, às 16h, aconteceu missa de preparação para a procissão. O ato iniciou com a procissão de entrada com os membros do Ministério da Eucaristia e, em seguida a entrada dos Josézinhos e Mariazinhas, seguindo o cronograma religioso.

Líder religioso da cidade de Inhuma, padre Antônio Marcos, fez seus agradecimentos a todos os devotos que compareceram com intenso envolvimento, durante as atividades sagradas que iniciaram desde o dia 10 de março.

“A festa de São José é a segunda maior festa em termos de aglomeração de pessoas. É um festejo bem procurado e com muita participação. Há cada ano, a paróquia vai se organizando com objetivo de melhorar a estrutura de acolhida com as pessoas, pois é acolhendo bem as pessoas que temos a garantia de retorno”, exclamou.

Ao portal Cidades Na Net, o sacerdote enfatizou o crescente número de pessoas no decorrer dos últimos anos.

“Há cada ano percebemos, de fato, que o número de pessoas vem aumentando a participação na festa do padroeiro. Somente coisas positivas podemos observar, pois o que foi negativo tornou se irrelevante diante da grandiosidade e da beleza da festa. É o povo que faz esta beleza”, ressaltou.

Publicidade

Na oportunidade, o pároco, fez uma observação que para ele é símbolo de fé e religiosidade.

“Como é bom podermos encontrar dentro desse novenário, gente de todas as idades, desde a criança até pessoas de maior idade, cada um com sua espiritualidade e sua fé, apoiando um ao outro em encontro com o Senhor, pois é ele quem nos traz a oração e a santíssima trindade”, reiterou.

No momento da profecia da homilia, foi relatada a história de São José quando recebeu a mensagem do Espírito Santo, anunciando a vinda de Jesus Cristo como filho.

“Antes mesmo de haver relações maritais, José se sentiu traído e decepcionado com a gravidez de Maria, resolvendo romper seu relacionamento, assim, preservando a imagem da mulher sem expô-la. Foi quando durante um sonho, um anjo aparecera dizendo-lhe para confiar e assumir legalmente o filho que era Jesus. Então, o carpinteiro e operário assim o fez. Aceitou e passou criar Jesus como seu filho”, contou o padre durante a missa.

Ministra da Eucaristia e coordenadora de Comunicação, Isabel Cristina Ferreira, explicou acerca do processo de programação e divulgação das festividades sagradas de São José. Segundo Isabel, inicialmente houve reunião com o padre, cujo o mesmo repassou todos os parâmetros necessários para que fosse feita a divulgação com objetivo de esclarecer não somente a festa, mas que existe toda uma organização, espiritualidade e maior envolvimento do povo. Após a etapa inicial, de reunião, foi divulgada toda programação através dos meios de comunicação em redes socais, redes de televisão, rádios, portais de notícias e vídeos produzidos pela equipe de comunicação.

“Fizemos contato com as cidades de Picos, Valença, Dom Expedito Lopes, Itainópolis, Pio IX, São João da Varjota, Ipiranga, Novo Oriente Pimenteiras, Lagoa do Sítio entre outros municípios que fizemos contato de divulgação através de cartazes, convites e também vinhetas para serem divulgadas nas emissoras de rádio, além do convite boca a boca”, explicou

Para reforçar ainda mais os novenários, Isabel, relatou que o padre adotou como método de envolvimento, a realização do pré-novenário nas comunidades da zona rural inhumense.

Publicidade

“Todos os setores regionais da zona rural de Inhuma receberam a imagem peregrina do padroeiro onde foram celebradas as santas missas de São José. Com isso, toda a comunidade se sentiu acordada para esse momento durante todos dias do festejo”, esclareceu a coordenadora e ministra da Eucaristia de Inhuma.

Ao término do ato sagrado, às 18hs, a multidão percorreu por várias ruas da cidade em procissão, acompanhando a imagem de São José, carregada por diversos fiéis.

Após o percurso, o retorno para o templo sagrado e encerramento oficial da edição de 2019 com uma forte salva de palmas e intensa queima de fogos, comemorando o festejo do santo padroeiro.

Maria das Graças, moradora de Inhuma, participante ativa das celebrações honrosas, afirmou que a fé está ainda mais reforçada.

“Me sinto muito bem. É muito gratificante poder participar das novenas. Participei de todas as noites, da procissão e com certeza irei para casa agora com a fé ainda mais renovada”, declarou a devota de São José.

O vice-prefeito de Inhuma, Deuzim Aguiar, ao lado de sua esposa, acompanhou toda a procissão e disse que o sentimento é de imensa gratidão por ter prestigiado a festa religiosa destacando também a presença da multidão de pessoas.

“Primeiramente quero agradecer a Deus e a São José por esse momento, após o grande festejo realizado em nossa cidade. Foram 9 noites de novena com a igreja cheia onde percebi as pessoas empolgadas e totalmente envolvidas”, declarou.

Publicidade

Deuzim deixou a mensagem direcionada para todos os inhumenses pela participação e devoção.

“Meu sentimento é de gratidão por este momento. Quero aqui agradecer a todo o povo de Inhuma pela participação e pela fé. Tivemos boas festas de forma tranquila onde correu tudo na paz”, destacou.

Em nome do prefeito Silva Júnior juntamente com sua equipe administrativa, Deuzim, agradeceu ao povo inhumense e também aos visitantes que vieram de outras cidades.

“Só tenho a agradecer e dizer muito obrigado a todos os filhos da nossa querida Inhuma e àqueles que vieram de outras cidades!”, concluiu o vice-prefeito, reforçando agradecimentos.

Após  a chegada e encerramento, o prefeito Silva Júnior fez seus agradecimentos a toda comunidade e aos visitantes pela participação nas atividades religiosas e artísticas musicais, fazendo menção de honrosos agradecimentos a toda equipe que compõe a administração.

Publicidade

“Deixo a minha mensagem de agradecimento e imensa gratidão ao povo de nossa cidade e todos aqueles que vieram de outras regiões para prestigiar nosso festejo e agradecer a São José. Aproveito também para desde já agradecer a toda a equipe pela colaboração na organização, sempre com a preocupação em atender a sociedade para que se sentisse acolhida”, concluiu o prefeito de Inhuma, Antônio da Silva Júnior.

-Veja mais fotos da missa e procissão:


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS