Connect with us

DESTAQUES

Em São Julião, gestão de Dr. Jonas promove pelo 2º ano consecutivo desfile cívico de 07 de setembro; fotos

Publicado

em

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de São Julião, na gestão, “o povo em 1º lugar”, que tem a frente o renomado médico Dr. Jonas Bezerra de Alencar, através da Secretaria Municipal de Educação, deu exemplo de patriotismo, moral e cívica.

Trata-se da realização, na manhã deste domingo, 16, de um grande Desfile Cívico, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, ocorrido no dia 7 de setembro, considerada a mais importante data do calendário oficial do País.

Com o tema: “São Julião, seu povo, sua gente e potencialidades”, o desfile fez uma viagem na história do município e comemorou os 196 de independência do Brasil.

_Veja vídeo feito com auxilio de um drone:

O desfile teve início às 8h, com concentração e saída do antigo Posto de Saúde, e seguiu pelas Ruas do Progresso e Franco Pereira, passando pelas praças, Nossa Senhora da Conceição e Leopoldino Rocha no centro da cidade, onde aconteceu o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal e seguiu com apresentações dos pelotões, no calçadão em frente à sede do poder executivo municipal.

Publicidade

O evento cívico contou com a participação de milhares de pessoas, cerca de 1500 alunos e pais de alunos das sete escolas públicas municipais da sede e zona rural e de representantes de duas pré- escolas municipais, além da participação no Desfile da banda Marcial da Escola Padre Luiz Gonzaga, de Araripina– PE e cerca de 30 homens integrantes do 3º Batalhão de Engenharia e Construção do Exercito Brasileiro de Picos, além de vaqueiros e motoqueiros.

O Desfile abordou diversas temáticas, ao todo, foram 18 pelotões que desfilaram pelas ruas da cidade. O 1º pelotão exaltou a história do povo de São Julião, trouxe a bandeira do município e relembrou os políticos que contribuíram com a emancipação política da cidade da cal, do cobre e dos sonhos. O 2º pelotão conduziu o pavilhão nacional, com representação dos poderes executivo e legislativo. Em seguida uma faixa da secretaria municipal de Educação, representou as escolas municipais de 1º ao 9º ano.

Uma homenagem ao sãojuliãoense Evando Carvalho, que morreu vitima de uma leucemia, foi feita pela gestão. Inclusive o adiamento do desfile se deu pelo clima de comoção no dia 07 de setembro, na cidade.  

Outro pelotão trouxe ao público presente, a apresentação da Fanfarra de Araripina – PE, que vieram voluntariamente ao desfile. Crianças de diversas idades representaram os esportes olímpicos, houve demonstração também do Judô e o Balé.

Outro pelotão apresentou os programas e projetos da educação desenvolvidos pelo município em parceria com o MEC. Já as escolas de educação infantil narraram os contos e fabulas que permeiam o imaginário popular das crianças. Um dos projetos destaques da educação apresentados no Desfile foi a Sacola Viajante, implantado nas escolas para desenvolver a leitura, a escrita, interpretação de textos e formar campeões de leitura.

Depois veio um cartaz representando a adesão do município ao Selo Unicef – Município aprovado  edição 2017/2020; apresentação dos adolescentes  do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA; um pelotão de alunos fardados de todas as escolas municipais; e dado evidencia ao Conselho Tutelar.

A secretaria municipal de Esportes, comandada pelo secretário Josean Pereira, mostrou suas principais ações desenvolvidas nestes 20 meses de gestão.

Já a Secretaria Municipal de Saúde, apresentou todos os seus profissionais, programas e ações desenvolvidas na rede de saúde do município. Entre as conquistas, a equipe trouxe ao Desfile, os quatro veículos que foram adquiridos pela gestão, através de emendas parlamentar do deputado federal Atila Lira, onde foram apresentados, três S10 e um carro modelo Onix, que estão à disposição da população.

A secretaria de Assistência Social, também apresentou suas ações e conquistas, apresentou as campanhas realizadas e fechou o seu desfile com um grande número de idosos que demonstraram um pouco das aulas de Capoterapia, que são ofertadas pela pasta, na sede do município e no Povoado Mandacaru.

A Secretaria Municipal de Cultura relembrou a dança do Xaxado e trouxe um pelotão de vaqueiros. Uma homenagem aos desbravadores do sertão. A homenagem objetivou valorizar os heróis que dedicam sua vida a lida do gado e são amantes do esporte ligado a cavalos.

Para fechar o Desfile, a gestão mostrou o esporte sobre rodas, com a evidência para a motocicleta – meio de transportes e fonte de renda para muitas famílias.

Publicidade

_Entrevistas:

O prefeito Jonas Alencar Bezerra, o Dr. Jonas – (PSB), juntamente com a primeira dama e secretaria de Assistência Social, Késsia Ramos apoiaram, organizaram e deram todo suporte necessário para a realização do Desfile Cívico do 7 de setembro.

“Quero parabenizar mais uma vez a organização. Hoje a educação de São Julião está de parabéns porque além do desfile que fez com maestria, com brilhantismo e com qualidade, conseguimos a maior nota do ensino na história de São Julião. O maior IDEB da história, o Ideb de 4.5. Isso mostra a responsabilidade a qual a administração tem com a educação e com todas as áreas como a educação, saúde, assistência social”

Dr. Jonas falou mais sobre o desfile. “Com este evento, a Prefeitura visa resgatar o compromisso e a importância dos valores cívicos que fazem parte da história do Brasil e da garantia da cidadania de todos, com o propósito de promover a cultura e preservar o patrimônio da nação brasileira, mostrando também os valores da nossa querida e histórica cidade de São Julião”.

Em entrevista concedida ao Portal Cidades Na Net, pela a estudante Manuele Pereira Rodrigues, que estuda na Escola Antônio Rodrigues, no povoado Mandacaru, ela relatou seu sentimento. “Sinto-me muito feliz e muito agradecida em estar desfilando. Gostei muito de participar e avalio com positivo em diversos aspectos”, disse.

Publicidade

A professora e  secretaria da direção da pré- escola Maria Antonia da Conceição, Antonia Fabiana, também fez uma avaliação da realização do desfile.

“Meu ponto de vista, o 7 de setembro é muito cívico, é simbólico para nossa cidade. Há muito tempo que não havia e, nos últimos dois anos está ocorrendo. O prefeito está de parabéns por fazer essa tradição voltar e dar continuidade a essa tradição no município de São Julião. É muito bonito e bem representado. Eu junto com os demais colegas professores da minha turma, apresentamos a turma do chapeuzinho vermelho e fizemos uma apresentação lindíssima. Agradeço ao prefeito Dr. Jonas pelo empenho, a  gestão está de Parabéns.  Pois como cidadãos, este tipo de evento nos inspira em ver a sociedade melhor e que cada vez a gente possa crescer em cima do que a gente apresentou”, pontuou.

O tenente militar no 3º BEC de Picos, disse que viu no Desfile o retrato de uma gestão comprometida com o povo. “Foi um evento muito bem preparado pela prefeitura, então eu só tenho a agradecer pelo apoio. O desfile foi bastante organizado e podemos perceber a limpeza da cidade, pois é um fator de muita importância. A organização, o serviço de limpeza e a logística foi uma coisa muito importante que observei e que serviu de total interesse pra gente. Só tenho a agradecer ao prefeito Dr. Jonas. Agradeço pelo apoio e pela parte administrativa, pois foi uma coisa muito bem-feita com muito sucesso e muita excelência”, salientou o tenente.

A última entrevistada foi à secretária de educação, Claudete Alencar, que falou que o sentimento é de gratidão. “O sentimento é de agradecimento. Agradecimento a Deus, agradecimento a minha rede municipal de ensino que deu um show em São Julião. Quero agradecer aos pais, merendeiras, zeladores, vigias, professores, aos motoristas dos ônibus. Quero agradecer ao prefeito Dr. Jonas Bezerra que não mede esforços mesmo com uma crise financeira monstruosa que assola os municípios brasileiros, por ele ter essa coragem e desprendimento de trazer pra ao povo, o espírito cívico, a cultura e o respeito pelos nossos alunos e pelo povo de São Julião. Tudo isso nós fazemos buscando aumentar a auto-estima e promover a dignidade do povo de São Julião. Eu quero agradecer a todos que participaram e dizer que foi uma festa lindíssima. Peço a Deus que todos voltem em paz pra suas casas e dizer que tudo que Dr. Jonas pode fazer pelo povo de São Julião, ele está fazendo”.

Claudete falou sobre o desfile. “Nós vimos no desfile o pelotão da educação, o pelotão da saúde com todos os projetos e programas, o pelotão da assistência social com todos os projetos e programas. A cultura que trouxe os vaqueiros e foi uma inovação no desfile, o pelotão de motos que foi também uma inovação no nosso desfile. Trouxemos também a banda de música do 3º BEC de Picos e quero agradecer ao Comandante que dispôs o seu batalhão e seu pelotão pra abrilhantar o nosso desfile. É um momento de agradecer e dizer do nosso carinho pelo povo de São Julião. Eu agradeço a Deus e Imaculada Conceição”.

Publicidade

Quando indagada em relação ao avanço no IDEB, a secretária se emocionou. “Isso atesta a força de vontade do nosso prefeito e de todos os professores, de todos os educadores, dos pais, dos alunos que tem a responsabilidade de vir pra a escola e de participar dos projetos. Nós implantamos no ano passado o projeto Sacola Viajante do Ensino Fundamental I e os valores humanos do ensino fundamental II com toda uma gama de atividades desde gincanas, olimpíada de português e matemática, interpretação de textos, concurso de redação, também o campeonato interescolar entre as escolas, o campeonato com os alunos. Todo um trabalho feito. De forma bem especial, os grandes atores e os grandes astros desse Ideb, foram os nossos alunos que mostraram a capacidade deles de interpretação, de leitura, de escrita e na matemática. Obrigado a Deus mais uma vez. O trabalho é nosso. Todos nós participamos”, finalizou.

Além das autoridades já citadas acima, também estiveram prestigiando o Desfile Cívico o vice-prefeito, Sodson Rocha e sua esposa, a secretária de Cultura Welyda Ramos; a presidente da Câmara dos Vereadores, Antônia do Leu; os vereadores Chico Neto, João Neto, Gracieuda, Professor Neto e Tarcilo Rocha; a secretária de Administração, Planejamento, Gestão e Finanças, Conceição de Maria; secretário de Esportes, Josean Pereira; secretário de Obras, Carol Rocha, secretário de Desenvolvimento Rural, Moacir Barros, subsecretário de Saúde, Severiano Gomes; as ex- primeira dama Catarina Bezerra e Margarida da Preta, o delegado do GPM local Xavier, o gerente do Banco do Brasil de Fronteiras, Madison, além de diretores de escolas, coordenadores, secretários, professores, servidores diversos da educação, equipe técnica da secretaria, pais e alunos.

_Veja mais fotos:

 

 

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS