Connect with us

Campo Grande do PI

Em São Julião, reunião trata de alocação de água da barragem de Piaus. Veja como foi!

Publicado

em

A cidade de São Julião, distante cerca de 391 km da capital do Estado, sediou, na tarde desta quarta-feira (25), a reunião anual de Alocação de Água do Sistema Hídrico formado pela Barragem de Piaus, realizada no auditório do Centro Administrativo do município. O evento foi realizado pela Agencia Nacional de Águas (ANA) e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé.

Durante a reunião um representante da ANA fez uma apresentação sobre os usos da água na região, além de um planejamento contendo as regras gerais de utilização do sistema hídrico. Houve ainda debates sobre as demandas e disponibilidades de água e a proposta de marco regulatório para alocação de água 2018-2019.

A barragem de Piaus foi construída em 2006 e inaugurada em 2010, com uma capacidade para 106,7 milhões de metros cúbicos de água. De acordo com os dados apresentados na reunião, o reservatório se encontra hoje com cerca 15% de sua capacidade.

Piaus abastece os municípios de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Campo Grande do Piauí e Vila Nova do Piauí, que contou com representantes na reunião.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, o membro da ANA e especialista em recursos hídricos Wilde Gontijo, fala sobre o principal objetivo da reunião no município de São Julião que reuniu diversos representantes de diferentes órgãos.

“Nos reunimos anualmente um grupo de pessoas que faz parte da comissão gestora do açude de Piaus para a locação de água. Depois do término das chuvas definimos qual a quantidade de água que está depositada no açude e a partir daí, qual a melhor maneira de utilizar essa água”, falou o especialista.

Publicidade

O especialista ainda conta que os municípios de Monsenhor Hipólito e Alagoinha do Piauí não vão mais adentrar nessa alocação, e fala sobre a capacidade de armazenamento atual do açude.

“Hoje o açude está com uma capacidade de 15% de armazenamento, o que gera em torno de 15 milhões de metros cúbicos de água. O que consta que ela não é suficiente para atender a todos os usos, por isso ela vai atender neste ano somente a uso das cidades operadas pela Agespisa. O atendimento para a população de Monsenhor Hipólito e Alagoinha depende a implantação de uma adutora, se essa adutora estivesse em operação seria possível o atendimento dessa cidade. Por ela estar parada não é possível o atendimento dessas cidades por meio do açude Piaus, tendo em vista que a quantidade de água necessária para liberar no rio não seria suficiente para atender essa população”, finalizou o membro da ANA.

O gerente regional da Agespisa de Picos, Sérgio Alves faz sua avaliação pessoal sobre as discussões e planejamentos que foram tratados e elaborados na reunião. E conta que as propostas que poderão ser colocadas em prática, facilitará o trabalho da Agespisa.

“Nós vamos ter uma tranquilidade maior para trabalhar, fazendo um abastecimento mais regular nas cidades que atendemos. Nossa preocupação é o açude secar, pois ele vindo a secar, não temos outra forma de abastecimento para essas cidades. Vamos atender a solicitação da ANA, mas sempre nos precavendo dessa situação do açude vir a baixar demais o seu nível”, frisou Sérgio Alves.

Marcos Reis que é diretor da Secretaria Estadual do Meio Ambiente destaca os pontos positivos da reunião, principalmente acerca dos dados técnicos que foram levantados pela ANA, que garantem que o açude Piaus é suficiente para abastecer os municípios que estão interligados neste sistema com uma margem segura até maio de 2019.

Publicidade

“Com esses dados técnicos, há possibilidade dos prefeitos, lideranças e população de forma geral, pleitear a suspensão do racionamento imposto a essa região. Está sendo pactuada a liberação de 42 litros por segundo, da captação da Agespisa para a distribuição desses municípios. É importante destacar que o uso racional tem que ser constante, desperdício jamais”, disse Marcos Reis.

Para o vereador do município de Pio IX, Matheus Alencar, a reunião foi positiva. “É extremante importante o município ser representado. Para reivindicar, sugerir e buscar soluções para o abastecimento de água de nossa Pio IX. Lá nos relatamos os problemas enfrentados e chegamos a um comum acordo”, disse.

Diversos representantes dos municípios abastecidos pelo sistema estiveram presentes, dentre outros, os vereadores Matheus Alencar e Chico Luís de Pio IX, o vereador Chico Neto de São Julião, os vereadores Nego Adeilson e Izalberto Luz, de Fronteiras, os professores Gilberto Brito e Goretti de Deus de Vila Nova do Piauí, os secretários Claudete Alencar (Educação São Julião), Josean Pereira (Esportes São Julião), Rossiny Carvalho (Agricultura de Alagoinha), o sindicalista João de Doia, de Alagoinha e outros.

Representaram o Governo do Estado do Piauí, a Agência de Água e Esgotos do Piauí (AGESPISA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMAR), representante do Dnocs e demais usuários de água de municípios abastecidos pelo sistema.

_Veja mais fotos:

Publicidade

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS