Connect with us

DESTAQUES

Em sessão solene, 3º BEC de Picos comemora Dia da Bandeira

Publicado

em

Com desfile e formatura de tropas, hasteamento e queima de bandeiras, honrarias a militares do Corpo de Tropa, o 3º Batalhão de Engenharia de Construção, mais conhecido por “Terceirão”, realizou na manhã desta terça-feira (19) uma sessão solene em alusão ao Dia da Bandeira, um dos símbolos do patriotismo brasileiro, comemorado neste 19 de Novembro.

“O Dia da Bandeira é uma das nossas datas mais marcantes. Nós temos que reverenciar nossos símbolos nacionais. Então não poderia ter sido diferente ao coroarmos o Dia da Bandeira com uma formatura de uma de nossas tropas, que fez aqui uma demonstração. Mas não mas não podemos esquecer do apreço da sociedade em geral. Esse é um ele que não pode se perder. Tem que ser cultivado para nossas gerações presentes e futuras”, destacou o comandante do 3º BEC, Tenente Coronel Freire.

Ele explicou ainda o que significou a solenidade de queima da bandeira do Brasil, simbologia esta que deixou aos presentes maravilhados.

“As bandeiras não podem ser rasgadas, nem destruídas de qualquer forma. Ela não pode ser ultrajada, vilipendiada, jogada ao chão. Esse simbolismo é feito apenas em sessão solene, onde elas são incineradas e demonstra também que o espírito da bandeira antiga perpassa para a nova. Esse é o simbolismo da incineração das bandeiras, tendo sempre a ideia de continuidade”, disse ele.

Na oportunidade, três militares foram honrados com medalhas de Corpo de Tropa, que tem sido uma maneira de agradecimento ao trabalho prestado por eles.

Publicidade

“Tivemos três militares agraciados com Medalhas de Corpo de Tropa, que é uma honraria que o Exército presta a militares que servem 10 anos, com medalha de bronze; 15 anos, com a de prata; e 20 anos, ou mais, com a de ouro em uma unidade de tropa”, explicou.

O Tenente De Andrade foi um dos homenageados na manhã desta terça-feira (19). Ele reafirma que a honraria estimula um melhor serviço dos militares. “É uma medalha que foi concedida nesta última década para melhorar a carreira dos militares que se encontram em situação de Corpo de Tropa, na área operacional do Exército Brasileiro. Então é um reconhecimento para que tenhamos mais motivação para permanecermos nas unidades de tropa”.

Várias autoridades estiveram presentes. Entre elas, a prefeita de Santana do Piauí, Maria José. Ela demonstrou sua alegria pelo convite a participar da sessão solene que é uma forma de fortalecer o patriotismo dentro das pessoas.

“Para nós, hoje é um dia de gratidão por estarmos aqui atendendo ao convite do Comandante Freire. Participar dessas atividades fortalece nosso patriotismo, nosso espírito cívico. Hoje é um dia especial, pois além das formaturas que ocorrem nessas ocasiões, estamos celebrando o Dia da Bandeira, que é um dos símbolos nacionais, aos quais devemos toda honra, todo respeito. E ficamos felizes também por estarmos fortalecendo essa parceria entre Santana do Piauí e o 3º BEC de Picos”, declarou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS