Connect with us

DESTAQUES

Em Teresina, prefeito de Jaicós se reúne com o governador e busca solução para o abastecimento de água

Publicado

em

O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), cumpriu agenda administrativa nesta segunda-feira (5), em Teresina. Na ocasião, o gestor participou de uma reunião realizada no Palácio de Karnak, com o governador Wellington Dias e representantes da Bancada Federal, dos gabinetes dos senadores, da Codevasf, Funasa, Appm, Exército, Defesa Civil, Semar e de outros municípios.

Na pauta, o abastecimento de água e o risco de uma crise hídrica nos próximos meses em pelo menos 40 municípios.

O prefeito Neném de Edite expôs a situação do abastecimento da zona urbana. “Jaicós é uma cidade centenária e que vem sofrendo com a insegurança hídrica há muito tempo. Dos 40 municípios, Jaicós tem uma das situações mais críticas. O açude Tiririca, que abastece a cidade junto com os poços tubulares, tem acumulado pouca água nos últimos seis anos e está sendo racionada”, disse. As soluções apontadas pelo prefeito foram a construção da adutora da barragem Poço de Marruá, em Patos, ou a perfuração de poços profundos, com 500 metros de profundidade.

http://www.pi.gov.br/media/filer_public/14/71/1471dc3d-e18f-420b-83d3-aef4c8c42b56/_mg_8314.jpg

Com relação a zona rural, o prefeito pontuou que o município não tem sido atendido pela Defesa Civil e que a situação se agravou ainda mais com a redução da quantidade de água distribuída através da Operação Pipa que é executada pelo Exército Brasileiro. “Na situação que está, muitas famílias não irão receber água”, disse, solicitando medidas emergenciais ao governador, ao secretário estadual de Defesa Civil, Hélio Isaías, e ao coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Piauí (DNOCS), Djalma Policarpo.

http://www.pi.gov.br/media/filer_public/82/f8/82f87101-422f-44d4-adca-9fd75ba8b2fa/_mg_8322.jpg

Ambulância
Na oportunidade, o prefeito conversou com o governador Wellington Dias e apresentou outras demandas do município, dentre estas, a ambulância para o Hospital Florisa Silva. Neném de Edite frisou que o município dispõe apenas de uma ambulância antiga, que não tem condições de atender as necessidades do município, como por exemplo, realizar a transferência de paciente até a capital. “Nós temos recorrido aos municípios vizinhos, mas a nossa demanda é muito grande e os municípios tem as necessidades locais”, explicou. Segundo informou o prefeito, o governador afirmou que até julho estará entregando a ambulância e justificou que a demora é por conta da montadora.

Publicidade

Parlamentares
Ainda ontem, o prefeito de Jaicós participou de audiências com seus parlamentares, ocasião em que tratou sobre investimentos para o município. “Com o deputado federal Júlio César nós tratamos sobre a destinação de uma emenda no valor de R$ 1,1 milhão. E com o deputado Georgiano Neto nós discutimos sobre a ambulância e a construção de uma Academia de Saúde para Jaicós”, disse Neném.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS