Connect with us

DESTAQUES

Em um ano, Francisco Macedo investiu R$ 100 mil no abastecimento de água para a população

Publicado

em

Abastecimento de água! Essa tem sido uma das prioridades da gestão do prefeito Raimundo Nonato Alencar (PSB), desde que assumiu a prefeitura de Francisco Macedo no dia 1º de janeiro de 2017. Passado um ano da administração “União e Trabalho” os investimentos feitos no setor tem sido visíveis.

Em um ano, cerca de  R$ 100 mil foram investidos por ano na manutenção e ampliação do sistema de abastecimento de água do município, bem como no pagamento de funcionários e nas despesas de energia elétrica para garantir assim o abastecimento de água gratuito para milhares de famílias franciscomacedense.

Atualmente, a cidade é abastecida por poços tubulares. A tão sonhada adutora do Sudeste, que deveria captar água da barragem de Estreito e distribuir para onze cidades da região, dentre estas, Francisco Macedo, nunca foi concluída. Sem a adutora, a Barragem do Estreito, situada entre os municípios de Francisco Macedo e Padre Marcos, está praticamente inutilizada, enquanto a população sofre com a escassez de água. “Com isso nós temos tomado medidas paliativas, mesmo não sendo um sistema totalmente eficaz, a gestão tem feito o que é do nosso alcance” pontua Nonato Alencar.

Na manhã desta terça-feira, dia 26 de dezembro, a reportagem do Portal Cidades Na Net, esteve visitando junto com o gestor alguns bairros e comunidades rurais onde a Prefeitura perfurou poços e implantou sistemas de abastecimento de água. Garantindo que as famílias tenham acesso à água de qualidade, resultando em melhorias na qualidade de vida da população do campo e da sede.

Um dos primeiros marcos da gestão foi a perfuração e equipagem de um poço exclusivo para o bairro Campina, na sede, onde beneficiou diretamente cerca de 250 famílias. “Estas famílias antes da perfuração do novo poço tubular eram abastecidas com a água de um único poço que existe há cerca de 20 anos, com o novo poço garantimos melhor segurança hídrica as famílias” garante Nonato.

Na localidade rural Cabaceira, distante cerca de 5 km da sede. Dois poços foram perfurados no referido distrito, o primeiro deles chegou a uma vazão superior a 50 mil litros/h e ainda não foi equipado, e o segundo a vazão é em torno de 6 mil litros/h. A água que será retida destes poços até serem os dois equipados é suficiente para abastecer em torno de noventa famílias que residem na localidade. “Um desses poços já foi equipado e implantado toda a tubulação com adutora e ramais para as residências, instalada caixa de água, um sistema que leva água potável para 40 famílias”, destaca Nonato.

Publicidade

O aposentado José João da Silva, o Zezito, é um dos moradores da localidade Cabaceira beneficiados com o abastecimento de água feitos pela gestão. “Água é uma benção, sem ela não vivemos e graças a Deus e a Nonato estamos tendo água na nossa casa”, disse durante a visita.

Ao todo foram 11 poços perfurados. Na localidade Passagem Funda são dois poços escavados que beneficiará 30 famílias; na localidade Comboeiro de Cima foi escavado um poço com pelo menos doze famílias atendidas; um outro poço foi perfurado na localidade Carnaubais para 25 famílias; Mais um poço na localidade Cabaceira para 80 famílias e um poço tubular na localidade Noite Escura com pelo menos 20 famílias beneficiadas.

“Estamos buscando recursos para equipar os poços que ainda não foram equipados e também sempre garantindo a manutenção dos poços já existentes, é um investimento alto, mas que é necessário” finaliza Nonato.

Além dos poços tubulares a gestão recuperou durante o ano, alguns açudes e barreiros e escavou e limpou novas pequenas barragens visando o período de chuva que se aproxima para assim acumular água para o consumo humano e animal.









Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS