Connect with us

DESTAQUES

Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio em Pio IX, sofre com superlotação em salas de aulas

Publicado

em

Com a superlotação nas salas de aulas, estudantes e professores estão enfrentando sérios problemas com a falta da estrutura adequada para comportar a quantidade de alunos. A normativa decretada pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC) em que rege a unificação de salas em quantidade de 45 alunos vem causando desconforto e comprometendo o ensino-aprendizagem. A medida adotada não levou em consideração a estrutura que as salas oferecem como condições climáticas, acústica das salas e espaço, por exemplo.

A normativa tem afetado entre outras unidades de ensino, a Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio, localizada no município de Pio IX, pertencente a Rede Estadual de Ensino que passou a ter turmas com 45 estudantes em espaços que não estão adequados para suportarem a demanda. Com a superlotação há necessidade dos alunos ter que assistir aula no pátio da escola.

De acordo com a coordenadora da escola, Eristânia Gonçalves, por telefone, relatou à equipe de reportagem do Cidades Na Net que técnicos da SEDUC chegaram e impuseram tais condições sem ao menos conhecer a realidade, verificar estruturas e ouvir os pedagogos e estudantes.

“A norma da Seduc é de 45 alunos por sala e pronto. As técnicas chegaram e impuseram sem nos ouvir e conhecer a nossa realidade”, disse.

Como agravante da situação, a coordenadora disse ainda que já tem alunos desistindo da escola e pedindo transferência por não suportar a lotação demasiada.

“A comunidade, os pais, professores e alunos estão revoltados com a situação que é totalmente inviável. Já tem alunos desistindo e outros pedindo transferência”, destacou.

Publicidade

Com a visita das técnicas, o sistema sofreu mudanças repentinas e a lotação de professores também foi modificada. No tocante, existem professores que foram demitidos e nunca receberam ainda o salário desde o início das aulas.

“Professores foram demitidos sem receber e sem perspectiva de quando serão remunerados. Os horários e as atividades feitas para o funcionamento da escola tiveram que ser amplamente alterados e o mapeamento das salas de aula, para que os estudantes tenham mais disciplina em sala, foi completamente desmontado”, acrescenta.

A superlotação das salas dificulta o ensino em diversos sentidos como o deslocamento do aluno, a mobilidade do professor e ainda o sistema de ventilação que é através de ventiladores resultando ainda barulho que interfere na aula.

“Diante dessa realidade, professores, pedagogos e estudantes estão indignados com tamanho desrespeito por todo o trabalho realizado e, principalmente pelo descomprometimento com a qualidade da educação. Os danos da inexplicável falta de zelo certamente afetará o futuro desses adolescentes”, destaca.

Diante da situação a gestão escolar procurou o secretário de Educação, Ellen Gera, na tentativa de sanar o problema com a superlotação que acarreta prejuízos de modo geral.

“Através da equipe gestora da escola,  a comunidade escolar tem mantido contato permanente com os responsáveis pela junção na Secretária de Educação e tem enviado documentos que comprovam o tamanho do prejuízo que está por vim caso a junção seja mantida. No dia 25 de maio, professores da Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio conversaram diretamente com o Secretário de Educação, Ellen Gera, e este garantiu que essa situação será revista”, afirmou.

Publicidade

*Fotos gentilmente cedidas pela coordenação da escola*


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS