Connect with us

DESTAQUES

Escola pública do Piauí é a primeira no País a ganhar prêmio Darcy Ribeiro de Educação

Publicado

em

A Unidade Escolar Augustinho Brandão ganhou neste momento o prêmio Darcy Ribeiro de Educação, um das mais disputadas premiações no país. A escola está localizada no interior do Piauí, no município de Cocal dos Alves. Cerca de dez escolas em todo o país disputavam a premiação, que é realizada anualmente pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Essa é a primeira vez que uma escola pública no país é escolhida para receber o prêmio. A deputada estadual Rejane Dias (PT) foi pessoalmente a defesa da escola e lembrou que cerca de 70% dos alunos desta unidade que se escrevem no Enem são aprovados para o ensino superior. A escola ganhou repercussão em todo o país por meio da Educação devido os altos índices de aprovação no Enem e em Olímpiadas.

Essa não é a primeira vez em que a escola é reconhecida nacionalmente, que desde 2006 já acumulou mais de 131 medalhas em participações em olimpíadas, dentre elada OBMEP (Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas). O professor de matemática Antônio Cardoso do Amaral também é reconhecido e premiado na área, e um dos principais incentivadores de despertar a paixão dos estudantes pelos números.

 “Esse é um momento de muita alegria e de reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores, diretores e alunos dentro da Escola Augustinho Brandão. Ressalto trabalho de todos, dentre eles, o professor Amaral que desenvolve uma metodologia de que os alunos veem a matemática não como um ‘bicho papão’, mas como uma disciplina que é aprendida por todos”, disse a deputada.

A deputada ressalta que os alunos não se destacam apenas em matemática, mas em todas as disciplinas. “Essa é uma experiência que está sendo levada para outras escolas do Estado”.

Publicidade

Rejane Dias também destacou a Unidade Escolar João Henrique em que 70% dos estudantes conseguem aprovação pelo Enem.

Prêmio

O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, instituído em 1998 e regulamentado em 2000, consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

Alunos em abranço simbólico na escola em Cocal dos Alves (Foto:arquivo)

Confira a lista das dez escolas que concorriam ao prêmio Darci Ribeiro de Educação

Publicidade

1. CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO – CONSED

Dep. Profª Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO)

2. ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOM FRAGOSO

Dep. Odorico Monteiro (PSB/CE)

3. ESCOLA MUNDO DO BALÃO MÁGICO

Publicidade

Dep. Diego Garcia (PODEMOS/PR)

4. ESCOLA MUNICIPAL ESTUDANTE LEONARDO VITORINO GUIMARÃES

Dep. Pedro Cunha Lima (PSDB/PB)

5. FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO – FNPE

Dep. Angelim (PT/AC), Sen. Fátima Bezerra (PT/RN), Deps. Ságuas Moraes (PT/MT), Margarida Salomão (PT/MG), Maria do Rosário (PT/RS), Leo de Brito (PT/AC), Ana Perugini (PT/SP) e Pedro Uczai (PT/SC)

Publicidade

6. MAURÍCIO DE SOUSA

Dep. Keiko Ota (PSB/SP)

7. MOVIMENTO MAPA EDUCAÇÃO

Deps. Alessandro Molon (PSB/RJ) e Thiago Peixoto (PSD/GO)

8. PAUL SINGER

Publicidade

Dep. Pedro Uczai (PT/SC)

9. UNIDADE ESCOLAR AUGUSTINHO BRANDÃO

Deps. Átila Lira (PSB/PI) e Rejane Dias (PT/PI)

10. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN

 

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS