Connect with us

DESTAQUES

Escolas da Rede Estadual finalizam Semana Presente com protagonismo juvenil

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), visando um bom início segundo semestre letivo, vem incentivando as escolas para a realização da segunda Semana Presente de 2019. Com o tema “Estudante protagonista: seja protagonista de sua história, faça a diferença!”, a ação engloba o Pacto pela Aprendizagem, que consiste em um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo trabalhando com a perspectiva de mudar o cenário da educação.
 
 
 
 
De acordo com a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar, Ana Rejane Barros, a Semana Presente tem o objetivo agregar a mobilização da comunidade escolar e local, revitalizar os conselhos escolares, implantar a cultura da frequência escolar e da corresponsabilidade de todos com a educação ministrada nas escolas da Rede Pública Estadual com o resultado de aprendizagem dos alunos. 
 
“Esse movimento de acolhida já teve início na semana passada com uma programação variada, escolhida pelas próprias escolas. Ressaltamos que o sucesso da Semana Presente está condicionado à abertura e envolvimento dos gestores escolares para que haja participação e engajamento dos estudantes e demais membros da comunidade escolar”, destaca Ana Rejane.
 
 
 
 
Na Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, estudantes, corpo docente e gestão escolar realizaram a culminância dos trabalhos nesta sexta-feira (16). A ação contou com mesa redonda de ex-alunos que hoje são profissionais, depoimentos de trabalhadores de diversos ramos, documentários, peças teatrais, desfile, paródia sobre a preservação do patrimônio escolar, pontos positivos e negativos da internet e redes sociais, gestão democrática da escola, violência na escola e contra a mulher, jogral, dentre outras atividades. 
 
Maria Suélen, aluna do Ensino Médio da escola, avalia que a Semana Presente proporciona um grande crescimento para todos os alunos, que podem expressar opiniões e ouvir conselhos que contribuem para suas vidas.
 
 
 
 
“É nossa oportunidade para apresentar o que estudamos aqui para a comunidade escolar, nos ajudando a desenvolver a maneira de falar ao público. Contribui também para adquirirmos conhecimento e preparar para o mundo lá fora. Em nossa apresentação abordamos os pontos positivos e negativos da internet e redes sociais, demonstramos com funciona um aplicativo para monitorar o tempo que passamos no celular, que se nós usamos excessivamente as relações familiares e com nossos amigos acabarão morrendo”, completa a estudante.
 
 
A Seduc, por meio da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), orienta as escolas a trabalharem em cada bimestre a Semana Presente, desenvolvendo temáticas como família na escola: aproximação da família com escola apoia o aluno e transforma educação; combate ao bullying; além de temáticas voltada para o Dia do Estudante e para a Prova Brasil, entre outras.
 
Fonte: Ascom Seduc
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS