Connect with us

DESTAQUES

Escolas de Fronteiras realizam etapa municipal da 5ª Conferência Nacional Infanto Juvenil do Meio Ambiente

Publicado

em

 

Aconteceu ontem (06) em Fronteiras, nas escolas municipais a quinta Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo meio ambiente, as escolas aderiram e realizaram a 5° conferência onde cada escola escolheu seu tema, porém o critério é que deveria ser voltado para a temática da água. A partir da escolha, cada escola passou a construir o seu projeto de acordo com os conhecimentos adquiridos no seu âmbito escolar.

A Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

As escolas que competiram foram a Unidade Escolar José Aquiles de Sousa cuja a diretora é Maria das Graças, Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima com a diretora Joaquina Girlúcia, e a Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro dirigida pela Luiza. A ação foi uma parceria da prefeitura municipal de Fronteiras com a Secretaria Municipal de Educação e o coordenador do selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) edição 2017-2020 também responsável pela mobilização do evento o coordenador Raoni Sousa.

Cada escola elaborou um Projeto de Ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais pesquisados; os mesmos serão colocados em prática após o evento, com tempo delimitado e escolhido por cada escola de acordo com sua agenda. Todos os projetos foram julgados por um time de profissionais, onde após as devidas apresentações se escolheu o projeto que melhor se enquadraria para as próximas etapas desta conferência.

A Unidade Escolar José Aquiles de Sousa realizou um projeto com o tema “Sou Guardião da Água”, já a Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima utilizou a seguinte temática: “Desperdício a gota D’agua e o projeto da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, teve como tema: Sistema de Abastecimento de Água na Comunidade Bela Vista.

Cada projeto foi trabalhado durante o mês de Março por alunos e professores do Ensino Fundamental I e II. E ontem (06) foi realizado a culminância em sala de aula com oficinas e apresentações culturais.

Com a apresentação de todos os trabalhos e projetos bem desenvolvidos, a comissão responsável para avaliar cada trabalho, foi em todas as escolas julgar para decidir qual o projeto que representará o município na fase estadual, sendo contemplada a UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AQUILES DE SOUSA, com o Projeto de Ação intitulado “Sou Guardião da Água”.

_Veja fotos das conferências por Escolas:

Publicidade

U.E Nossa Senhora de Fátima:

 

_U.E José Aquiles de Sousa:

_U.E Hermínio José Ribeiro:

 

Publicidade

 

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS