Connect with us

DESTAQUES

Escolas picoenses e SEMAM realizam caminhada pelo dia Mundial da Água

Publicado

em

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos se uniu a várias escolas da rede pública e privada de Picos e realizou, na manhã desta sexta-feira (22), às 08h00, uma caminhada em alusão ao Dia Mundial da Água, que é comemorado na data de hoje.

Com cartazes e faixas clamando pela preservação da água e ressaltando sua importância, os alunos, juntamente com seus professores, percorreram as ruas do centro de Picos até às margens do Rio Guaribas, por trás do Shopping do Povo, ao som de gritos de guerra.

Para a educadora ambiental da SEMAM, Nilma Nascimento, o sucesso da caminhada começou muitos antes do término dela, quando os professores abordaram dentro de suas salas de aula a temática sobre a preservação da água no planeta.

“A gente teve a participação de três escolas da rede privada – SESI, caminho do Saber e Nivardo Moura – e várias da rede municipal. Então tivemos um número expressivo de alunos. E o que valeu a pena nesse resultado final é saber que mais importante que esse momento da caminhada, de andar pelas ruas de Picos e despertar a consciência da população com cartazes é saber que essas escolas tiveram um trabalho durante as semanas anteriores e ver esse tema ser discutido pelos professores e alunos. Eles se empenharam em desenvolver a temática dentro da escola. E esse era nosso objetivo principal: fazer com que esses alunos despertassem a consciência para o consumo e preservação da água”.

A diretora da Escola Senador Nilo Coelho – mais conhecido por SESI, Francisca das Chagas Sousa, trabalha com seus alunos, desde sempre, o cuidado para com o meio ambiente e seus elementos, tal como a água. Ela disse à nossa reportagem que tem tido um retorno positivo quanto à proposta de preservação ensinada a seus alunos.

Publicidade

“Participar desse evento é contribuir de forma decisiva para a preservação da água e do meio ambiente. Nós temos o projeto de importância da água dentro da escola também, para a preservação, para o cuidado, para levar informação à sociedade e para as famílias. Então, nossa luta é constante em prol da preservação da água no planeta. Nós estamos preocupados com a questão da água. E nossos alunos são as sementinhas do bem que vão levar adiante essa nossa preocupação. Nossos alunos têm dado um retorno positivo. Inclusive hoje, na escola, todas as atividades são voltadas para a temática do Dia Mundial da Água”, relatou ela.

A Coordenadora Pedagógica do Colégio Caminho do Saber, Auzira Reis, pontuou a importância da preservação da água para o ser humano. “É importante a gente despertar a consciência de nossos alunos para a preservação do meio ambiente e, comemorando o dia de hoje, preservação da água. A água é vital para o ser humano e temos tido muitos problemas quanto à sua conservação. Este momento, para nós, é muito importante, pois abre nossos olhos para a conscientização de que devemos preservar nossas nascentes, nossa água”.

A aluna do 5º ano do Ensino Fundamental I, Maria Clara Costa, disse estar muito feliz em participar da caminhada, pois, para ela a água é muito importante. “A água é muito importante para todo mundo sobreviver. Ela é importante para a gente beber, fazer a comida, lavar nossas roupas. Sem ela, ninguém vive. Por isso estou feliz em estar aqui com a minha escola”.

A secretária da SEMAM, Maria Santana, agradeceu a presença das escolas durante a caminhada e mostrou estar maravilhada com a desenvoltura dos alunos durante todo o percurso. Para ela, os estudantes souberam transmitir o recado para a sociedade melhor que os adultos poderiam fazer.

“Tivemos aqui um grande número de alunos. Queremos agradecer a todos os diretores e professores que se dispuseram em trazer seus alunos, que se dedicaram na produção dos cartazes. E foi muito interessante porque, no início, a turma estava muito tímida, mas depois eles assumiram a caminhada, com vários gritos de guerra de preservação da água e sobre sua importância, despertando nos comerciantes e nas pessoas que encontraram pelo caminho o sentimento de cuidado pela água que é um bem vital. A criançada conseguiu fazer isso da melhor maneira possível, eles transmitiram a mensagem melhor do que nós adultos poderíamos fazer”, declarou ela.

Publicidade

A programação foi encerrada com a plantação de mudas às margens do rio.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS