Connect with us

DESTAQUES

Escritório da Adapi é aberto em Massapê e facilita acesso aos produtores rurais; prefeito fala sobre ações no setor

Publicado

em

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 14, foi aberto ao público o escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) na cidade de Massapê do Piauí. A instalação do posto de atendimento à comunidade no município é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Agência.

O objetivo, segundo o secretário municipal de Agricultura, Francivaldo Reis, é facilitar a vida dos criadores e produtores rurais, garantindo mais acessibilidade aos serviços que antes eram ofertados no Escritório Regional de Jaicós. “A partir de hoje, os criadores não precisam mais se deslocar até a cidade de Jaicós para ter acessos aos serviços como a emissão da Guia de Trânsito Animal e a certificação da vacinação contra a Aftosa, dentre outros”, disse, acrescentando que a gestão municipal tem buscado dar total apoio aos produtores rurais e ao homem do campo.

O município disponibilizou uma sala climatizada no mesmo prédio onde funciona a Secretaria de Agricultura, equipada com computador, internet e acesso ao sistema da Adapi, e todos os equipamentos para atender a população. Além disso, disponibilizou um servidor, o agente de gestão Tácio Teixeira, que passou por um processo de capacitação durante dois meses, em Jaicós.

Presente na cerimônia, o coordenador regional da Adapi, Dr. Abdias Último, parabenizou a gestão pela iniciativa e afirmou que a instalação do escritório em Massapê é uma importante conquista para o setor. “Quem ganha são os criadores de Massapê, que terão mais comodidade e facilidade no acesso aos serviços prestados pela Agência”, disse.

Em seu pronunciamento, o médico veterinário informou que o Escritório Regional abrange a um grande número de criadores em cinco municípios – Jaicós, Massapê, Belém do Piauí, Padre Marcos e Francisco Macedo, e que a intenção é descentralizar os serviços, com isso, proporcionar mais agilidade no atendimento. O coordenador anunciou que a vacinação contra a aftosa poderá acabar no Piauí.  “Há a possibilidade de, em novembro, na segunda etapa de 2017, seja obrigatório apenas a vacinação dos bezerros com idade de 12 a 24 meses. E em 2021 poderá não haver mais vacinação”, disse.

Publicidade

O prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, como é popularmente conhecido, reafirmou seu compromisso de fortalecer cada vez mais a agricultura familiar. “Estamos trabalhando para promover melhorias para a vida do homem do campo, seja com o abastecimento de água, com projetos para a agricultura familiar, como também, facilitando o acesso aos serviços de que necessitam. Por isso firmamos essa parceria com a Adapi e hoje estamos abrindo ao público esse escritório local, voltado ao atendimento dos criadores de Massapê”, disse.

O gestor afirmou que aposta no setor para impulsionar o desenvolvimento do município. “Massapê tem 80% da população residente na zona rural, e predominantemente, essas pessoas vivem do cultivo de terras, da cultura de subsistência e, principalmente, da criação de bovinos, ovinos e caprinos. Embora o município de Massapê do Piauí sofra com os efeitos da seca, ainda é um dos municípios que mais se cria, tendo um rebanho considerável. É um setor de grande potencial”, disse, anunciando o interesse de promover uma feira de ovinocaprinocultura no município, como estratégia de estímulo aos criadores a melhorarem seus rebanhos.

Em seu pronunciamento, Chico Carvalho destacou os investimentos ligados à Secretaria Municipal de Agricultura, como dois projetos de apoio à agricultura familiar através das Associações Comunitárias de Curral Velho e Juazeiro do Quitó, e a ampliação do acesso à água potável nas residências das comunidades rurais de Vilão de Cima, Vilão de Baixo e Baixio Grande, beneficiando a quase 150 famílias. Na ocasião, o gestor anunciou a perfuração de mais 16 poços tubulares. “Vamos levar água de qualidade a mais famílias e melhorar a qualidade de vida do homem do campo”, pontuou.

A cerimônia foi prestigiada por diversos criadores e autoridades como os secretários municipais Lucileide Carvalho (de Gestão), Remédios Morais (de Assistência Social), Bruna Carvalho (de Educação), Roberto Carvalho (de Esportes), Nivaldo Rodrigues (de Obras), Maria Lúcia (de Saúde) os vereadores Rivaldo Carvalho e José Duruteu (Filô).

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS