Connect with us

DESTAQUES

Estação de meteorologia de Picos poderá ser desativada

Publicado

em

O coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) Nordeste, Raimundo dos Anjos, visitou nesta quarta-feira, 18, a estação de meteorologia de Picos, localizada na Universidade Federal do Piauí.

A visita foi motivada pela mudança física que a estação irá passar. “A universidade pretende transferir a mesma para outro local dentro do campus, a medida deverá ocorrer em breve, já demarcaram uma área que será construída e chega até onde atualmente está localizada a estação”, disse Raimundo dos Anjos.

A estação foi instalada em Picos no ano de 1965, devido a uma parceria entre a prefeitura e a SUDENE. Inicialmente funcionou no centro da cidade e em 1972 foi transferida para o Campus.

“Inicialmente a estação tinha poucos instrumentos, mas com o empenho dos prefeitos anteriores, hoje ela é maior, é classificada como estação climatológica principal, e faz parte de uma rede de 22 mil estações espalhadas em todo o mundo”, relatou o coordenador.

Desde 1973, a unidade é comandada pelo técnico Eugênio Lopes, que está prestes a se aposentar. Seu afastamento comprometerá os trabalhos meteorológicos na cidade, uma vez que não existem sucessores ao cargo.

Publicidade

“Se ele se aposentar teremos que fechar a estação, esperamos que isso não ocorra. Iremos buscar parcerias, irei até da prefeitura municipal para tentar conversar com o gestor, em busca da disponibilização de um servidor. Basta o interesse da prefeitura local”, explicou Raimundo.

O coordenador afirmou ainda que irá conversar com o Eugênio, no sentido de adiar um pouco o seu afastamento, para que ele possa treinar o novo observador.

Fonte: Picos40Graus | Fotos: Antônio Rocha

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS