Connect with us

DESTAQUES

Feijoart, Cavalgada do Vaqueiro, novena e leilão marcam 8º dia do festejo de São José em Inhuma

Publicado

em

Fiéis e devotos de São José, no município de Inhuma, há 245 km, de Teresina, celebram desde o dia 10, o festejo em honra e devoção ao santo padroeiro.

Com o tema “Mostra-me, senhor, os teus caminhos! Ajuda-me a responder ´sim´ ao teu chamado! (sl 25,4)” , a programação religiosa teve continuidade durante todo o dia deste domingo, 17 de março, quando aconteceu a Feijoart, Cavalgada do Vaqueiro, novena e leilão.

O oitavo dia de intensa fé e envolvimento da comunidade foi marcado pela tradicional Feijoart que aconteceu na Churrascaria Disk Peixe. No local houve apresentações e a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, a exemplo do prefeito Silva Júnior e do vice-prefeito Deuzim Aguiar, bem como a presença do deputado estadual Severo Eulálio.

Depois aconteceu a Cavalgada do Vaqueiro que passou pelas principais ruas da cidade, teve parada para almoço no Centro de Convivência e o encerramento na igreja com a bênção do padroeiro São José. O ato é uma tradição no município cuja atividade é promovida e organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, que tem à frente o Secretário, Erivan Almondes, tendo o apoio religioso com orações por parte da igreja.

À noite, as 19h foi celebrada a 8ª noite de novenário, onde mais uma vez os fiéis lotaram dentro e fora da igreja. A 8ª noite teve como noitantes os setores H e Q, Mototaxistas, Vaqueiros, Escolas Municipais, Estaduais e Particulares e a UAPI e teve como famílias homenageadas, Dias, Aguiar, Rufino, Borges e Gonçalves.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, o Padre Antônio Marcos, pároco de São José, saudou a todos e disse que as festividades têm grande participação dos fiéis avaliando como satisfatória e muito positiva. “Desde o início das festividades de São José têm boa participação das pessoas e assim esperamos a continuidade de caminhada com o grande envolvimento dos que moram em Inhuma e também das cidades circunvizinhas. De fato, tem sido momentos de oração. O povo está vindo para rezar e nessa oração se encontra com Deus e com seus irmãos e faz desse momento muito festivo”, avaliou o padre.

O pároco ainda acrescentou sobre as expectativas, objetivos e atividades tradicionais durante à programação do festejo de São José. “Dentro da tradição das festividades teve também a Feijoart que tem como finalidade ajudar os nossos objetivos enquanto paróquia. São três os objetivos: O primeiro deles é evangelização onde estamos meditando sobre vocação. O segundo objetivo é a continuidade da etapa final da reconstrução da Casa Paroquial e, o terceiro, é destinar parte da arrecadação para o Seminário Diocesano para ajudar na formação dos futuros padres”, acrescentou.

Publicidade

Durante os novenários de São José, uma coisa que chamou atenção de nossa reportagem é o espaço para os pais deixarem seus filhos denominado de Cantinho da Criança. Criado há aproximadamente três anos, conforme explicou a coordenadora, Joane Ferreira, o espaço tem por finalidade catequizar as crianças enquanto os pais estão assistindo às celebrações religiosas.

“Temos um planejamento onde levamos as crianças até o altar para serem abençoadas pelo padre e após levamos para o salão o paroquial para assistir filmes bíblicos onde são desenvolvidas pinturas relacionadas aos filmes; temos também o momento de orações no início e no final; há conversas sobre o que foi mostrado para sabermos o que eles entenderam e de certa forma, o padre viu que deu certo porque a maioria das crianças não frequentavam a igreja e a partir do momento em que conheceram o Cantinho da Criança começaram a frequentar a catequese. Então os pais viram que as crianças estavam gostando e começaram a levar”, explicou a coordenadora.

Ainda sobre a tradição e valorização das festas em honra ao santo padroeiro, Joane, revelou que é prazeroso sempre participar das missas tendo como símbolo de união da família. “São José é nosso patrono, nosso exemplo de família e sempre conseguiu trazer multidão para a igreja. Temos ele como espelho para cada um de nós e sustentáculo da base para a família. Estamos sempre conseguindo trazer novas pessoas para a missa. São José tem esse poder de conseguir unir cada vez mais a família”, enfatizou a coordenadora do Cantinho da Criança.

A 8ª noite de festejos foi marcada ainda com um leilão e a presença do prefeito Silva Júnior, do vice-prefeito Deuzim Aguiar, do suplente de deputado estadual Ziza Carvalho, do secretário de Educação, Marcos Antônio, vereadores, secretários e demais autoridades.

_Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS