Connect with us

DESTAQUES

Feira da Cidadania é aberta em Jaicós e oferece diversos serviços gratuitos à população

Publicado

em

Foi oficialmente aberta da manhã deste sábado, 10, em Jaicós, a Feira da Cidadania, um evento realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), com o apoio da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI) e da Prefeitura Municipal, e organizado pelo Instituto Conhecer Brasil. O objetivo é levar cidadania, dignidade e respeito à população.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, do vice-prefeito Branco Rodrigues, do vereador presidente da Câmara Municipal, Irmão Jessé, e de outras autoridades locais, além de representantes do SESI e FIEPI.

A partir de hoje e até amanhã, domingo (11), órgãos públicos, empresas privadas e entidades que estão participando do mutirão de solidariedade, oferecerão, de forma gratuita, diversos serviços nas áreas de cidadania, saúde, educação, cultura, esporte lazer e maio ambiente. Para isso, uma grande estrutura foi montada na Praça Ângelo Borges Leal, onde foram instaladas tendas e quatro unidades móveis. A de Inclusão Digital, com a oferta de oficina de educação, a Unidade do Cozinha Brasil, onde acontecem as oficinas de Educação Alimentar, a Unidade Móvel de Saúde Ocupacional, onde são realizados os atendimentos clínico de serviços básicos, e a Unidade Móvel de Saúde e Segurança, com atendimentos clínicos e odontológico.

Entre os serviços ofertados, está a emissão de documento de identidade (RG), ofertado pela Prefeitura de Jaicós, um dos mais procurados pelo público. Quem visita a Feira também pode conhecer produtos regionais em um estande. As crianças podem aproveitar o espaço de recreação, onde foram instalados brinquedos infantis.

Logo no primeiro dia a procura pelos serviços foi grande. Antes mesmo da abertura, o público já formava filas no setor de triagem, onde são encaminhados para o local de atendimento procurado. Além da população da cidade, muitas pessoas da zona rural. Com o objetivo de facilitar a vida do homem do campo, a Prefeitura Municipal disponibilizou transporte das principais localidades, como Várzea Queimada, Croazal, Esquisito, Santo Antônio, Gameleira, Lagoa do Sabino, Pau do Inxuí e Barreiro, para a cidade. O objetivo é fazer com que o maior número de pessoas possam ser atendidas nos dias da Feira.

Dentro da programação também estão sendo realizadas atividades esportivas, com a realização de um torneio de futebol de salão na quadra poliesportiva Francisco Braz de Oliveira. Outro momento importante da Feirão serão as apresentações artístico culturais, que acontecerão à noite, a partir das 18h, no palco montado na Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, com a participação do cantor Noel Nascimento e da banda Loz Kuatros, além de artistas locais.

Publicidade

O prefeito de Jaicós, o Neném de Edite, como é conhecido, falou sobre a importância da Feira. “Nossa cidade está de parabéns por receber esse grande evento, a Feira da Cidadania, que vem para engrandecer o nosso município e beneficiar a população com a oferta gratuita de serviços importantes na área da saúde, da educação, do esporte”, disse.

O gestor agradeceu às entidades parceiras, como o SESI e FIEPI. “Quando fomos procurados pelo ex-vereador Chico Tauá e pela equipe de organização, de imediato dissemos sim, por saber do benefício que a Feira ia trazer para o povo de Jaicós. Não medimos esforços para esse evento acontecer. Colocamos a nossa equipe à disposição para trabalhar. Nós demos todo o apoio logístico, casa de apoio, disponibilizamos transporte e umas 50 pessoas de todas as Secretarias”, disse.

O empresário e ex-vereador de Jaicós, Francisco Martins de Oliveira, o Chico Tauá, um dos principais articuladores para a realização da Feira da Cidadania em Jaicós e em outras três cidades da região – Jacobina, Simões e Fronteiras, falou da alegria de ver a população sendo beneficiada. “Estou aqui com o coração cheio de alegria, em ver a população de Jaicós sendo beneficiada com tantos serviços. E feliz, também, de saber que pude contribuir com isso, através da minha amizade e prestígio com o presidente do SESI, João Henrique. O meu desejo é a população faça bom proveito de tudo isso”, pontuou.

_Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS