Connect with us

DESTAQUES

Feira da Cidadania movimenta Simões e leva serviços gratuitos a milhares de pessoas

Publicado

em

Um grande evento movimentou a cidade de Simões neste final de semana. O palco da Feira da Cidadania foi a Praça Antônio Lopes, em frente à Igreja Matriz, onde uma grande estrutura foi montada para a realização do mutirão de solidariedade.

Durante dois dias, foram disponibilizados gratuitamente diversos serviços sociais e realizadas atividades esportivas, culturais e festivas, envolvendo milhares de pessoas. A Feira é organizada pelo Instituto Conhecer Brasil, com a participação de órgãos públicos, empresas privadas e entidades. Em Simões, os principais envolvidos foram o SESI, a FIEPI e a Prefeitura de Simões, através de todas as Secretarias Municipais.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

A abertura foi realizada na manhã do sábado, 17, com uma cerimônia que contou com a participação especial da Banda Marcial Avelar Dantas e as presenças de diversas autoridades locais, como o prefeito José Wilson de Carvalho e a primeira dama Isamária Dantas, a vice-prefeita Claudeir Feitosa e o esposo, o secretário de Administração, Edilberto Carvalho, o presidente da Câmara, vereador Zezé Morais, dentre outros, além da população.

Na cerimônia, o prefeito Zé Ulisses e o diretor de Qualidade de Vida do SESI, Marcos Siqueira, deram as boas vindas a todos e declararam aberto o evento, desejando boa Feira aos cerca de 100 voluntários, e que a população fizesse bom uso dos serviços. Em seguida, eles visitaram todos os espaços da Feira, cumprimentando e orientando populares sobre os serviços.

Publicidade

Simões é a terceira cidade a receber a feira nessa etapa e se destacou pela grande participação da população. Logo no primeiro dia, um grande número de pessoas se credenciou para ter acesso aos serviços.  A área da saúde foi uma das mais procuradas pelo público, com 919 atendimentos. Segundo a primeira dama e secretária Isamária Dantas, foram disponibilizados atendimentos médicos com clínico geral e especialistas como, neurologista, fonoaudiólogo, cardiologista, oftalmologista, odontologista e pediatra, além do aulão de zumba, palestras orientadoras e distribuição de quites para gestantes, material educativo, dentre outros.

Outra grande procura foi pela emissão de documentos como a Carteira de Identidade e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), disponibilizados pela Prefeitura e Correios, respectivamente. Luíza Maria de Morais, de 44 anos, moradora da comunidade Alecrim, zona rural de Simões, aproveitou a oportunidade para ter o seu primeiro RG. A aposentada relatou que já tinha de todos os outros documentos pessoais, faltava apenas o RG. “Foi muito boa essa oportunidade. Eu aproveitei o dia da feira de Simões para tirar minha primeira identidade. Só faltava esse documento. Agora tenho todos”, relatou, exibindo o documento.

Na praça, também foram realizadas oficinas e palestras educativas, e minicursos de culinária, além de oferecidos serviços de cuidados com a beleza. O evento teve um espaço especialmente para a criançada, com atividades recreativas, como os brinquedos infantis.  No Ginásio Poliesportivo José Luiz de Carvalho Reis, organizada uma competição esportiva na modalidade futebol de salão com a participação de seis equipes – Junco, PSG Simões, Maria Preta, Veteranos, Portuguesa e São Simão, que receberam os uniformes.

Quem visitou o espaço da Feira da Cidadania teve, também, a oportunidade de reencontrar os amigos, saborear alimentos típicos da região, admirar e ainda adquirir produtos do artesanato local. O evento foi, também, espaço de exposição. Destaque para motos e bicicletas antigas, consideradas verdadeiras relíquias.

O final da tarde e início da noite de sábado, a praça do Abrigo, como também é conhecida, foi palco de apresentações culturais, com a realização de uma roda de capoeira, da quadrilha junina, além de uma peça teatral interpretada por um grupo de jovens da Pastoral da Juventude. Outro grande atrativo do primeiro dia da Feira foram os shows artísticos musicais como o cantor sertanejo Noel Nascimento e a banda Loz Kuatro.

O domingo (18), segundo dia da Feira, prosseguiu com os atendimentos à população, disputa da final do Torneio de Futebol de Salão, atividades culturais e o show de calouros, um dos momentos mais esperados pelo público. A Feira da cidadania oportunizou que os cantores pudessem mostrar para o público seu talento. Na modalidade infantil, destaque para Vitor Oliveira, que recebeu premiação e medalha após cantar a música “Coração de osso”. Na modalidade adulto, o vencedor foi Maicon Silva, que cantou a música “Doutorzinho” e conquistou a preferência dos jurados.

Na cerimônia de encerramento foram premiados os vencedores das competições e divulgado os números da Feira da Cidadania de Simões. Ao todo, segundo o Instituto Conhecer Brasil, foram realizados 4.958 atendimentos.

“Foi uma verdadeira Feira, graças a uma grande parceria firmada com a Prefeitura Municipal. Simões está de parabéns… a população soube aproveitar muito bem o evento, seja utilizando os diversos serviços ofertados, seja comercializando seus produtos ou participando das atividades esportivas, culturais e festivas. O público lotou a praça à noite para prestigiar os shows artísticos. O povo de Simões acreditou no trabalho e na proposta que foi conduzida para Simões. A nossa avaliação foi mais que positiva, considerando que os objetivos foram alcançados”, disse Marcos Siqueira, do SESI.

Realizado com o sucesso da Feira, o prefeito Zé Ulisses fez um pronunciamento em tom de agradecimento. Para ele, Simões foi agraciado ao ser escolhido para sediar a Feira da Cidadania. “Foi um grande presente do Instituto Conhecer Brasil, da FIEPI e do SESI e da Prefeitura de Simões para a população do nosso município, que teve acesso a importantes serviços sociais e de cidadania. Quero agradecer a todos os envolvidos que trabalharam muito para tudo funcionasse plenamente, prestando bom atendimento e serviços que vieram a melhorar a vida na saúde, no bem estar, no esporte, na cultura e cidadania da nossa gente. Finalmente, o meu muito obrigado a todos”, disse o prefeito.

Publicidade

O evento encerrou com show com o cantor Dudu Moral.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS