Connect with us

DESTAQUES

Feira Livre aos sábados fortalece o comércio local e impulsiona a economia em Francisco Macedo

Publicado

em

A reportagem do Portal Cidades Na Net, esteve durante toda a manhã deste sábado, (05/08), no município de Francisco Macedo, distante cerca de 400 km da capital do Estado, para acompanhar de perto a Feira Livre da cidade.

Recentemente uma lei, a 207\2017, alterou o dia de realização da feira livre em Francisco Macedo, que acontecia aos domingos e desde o dia 1º de julho passou a ser realizada aos sábados.

A ideia da mudança do dia da feira partiu de um Requerimento da vereadora Mailane Carvalho (PSB), líder do Governo Municipal, que foi apreciado em sessão na Câmara Legislativa, votado, aprovado por unanimidade e entregue ao gestor Nonato Alencar, que por sua vez reuniu se com os comerciantes que foram de comum acordo e partir de então a gestão resolveu transformar o requerimento da vereadora em lei.

Autora do Requerimento

Apresentado à Casa Legislativa, a lei foi aprovada, sendo sancionada pelo prefeito municipal, e entrou em vigor. A razão da mudança da feira de domingo para o sábado, se dá considerando que o domingo é o dia do descanso semanal e que nos municípios vizinhos acontecem as suas feiras aos domingos, o que tinha diminuído o fluxo de pessoas e feirantes em Francisco Macedo.

Desde de então a feira livre tem reunido centenas de pessoas, entre  comerciantes, feirantes, agricultores familiares e populares da cidade e da zona rural que comercializam produtos típicos da região. A diversidade de produtos é imensa: roupas, tecidos, calçados, frutas, verduras, carnes, utilidades domésticas, artigos de cama, mesa e banho, eletroeletrônicos, CDs e DVDs, entre outros.  O que era antes, aos domingos, um vazio e sem movimentação, agora se transformou em impulso na economia local.

Publicidade

A população abraçou a causa e semanalmente além da comercialização de produtos, o município tem realizado bingos de carneiros, bebidas e também shows musicais em praça pública.

Ao chegar no município, a nossa reportagem ficou encantada com a movimentação que encontramos. Uma verdadeira feira que nos lembra o tempo da colônia. Apesar dos “tempos modernos” a mudança do domingo para o sábado fez com que a feira de Francisco Macedo ressurgisse com força.

O colorido das frutas, legumes e confecções iluminadas pela luz do sol, filtrada através das coberturas das barracas proporciona um visual muito bonito. Para quem observa de fora a feira parece um teatro cheio de personagens, cada um com sua história.

É com essas histórias, que nós encontramos o casal, Senhorinha Francisca Rodrigues e Francisco Emiliano Teixeira que saem do município de Marcolândia-PI para comercializar a famosa “goma de mandioca”, calçados, CDs e DVDs na feira de Francisco Macedo.

Eles nos contam com alegria, que a mudança beneficiou a todos e aumentou a lucratividade. “Antes nós vinhamos todos os domingos vender nossos produtos, mas com o tempo não estava compensando vir devido as poucas vendas. Com a mudança do dia da feira, esta é quarta vez que nós vem a cidade e graças a Deus tem dado muito certo”, comenta o casal.

Publicidade

Na visita que o portal fez ao município, nós encontramos também no Mercado Público, o “Bazar da Igreja Evangélica Assembleia de Deus” – uma loja montada com confecções e calçados, doados pela população no intuito de arrecadar fundos para as obras de evangelização da referida igreja no município.

É no “Bar da Esquina”, do Maninho, que os amigos se encontram durante a feira para jogar conversa fora e beber uma gelada como dizem os frequentadores.

A nossa reportagem acompanhou ainda a realização do 6º bingo do realizado desde que houve a mudança. Com prêmios inusitados em bebidas, uma noite de prazer no Motel Rosa dos Ventos em Marcolândia e um fogão seis bocas. Premiação estas doadas pelos comerciantes e populares que querem divulgar seus produtos e incentivar e fortalecer a feira. Após o bingo, os presentes acompanham também shows com artistas local. Na data da reportagem, o “Cavernoso Forrozeiro” da cidade de Jaicós animou a feira.

Em entrevista com o funcionário público, Erasmo Alencar, um dos organizadores que acompanha a feira semanalmente e distribui gratuitamente as cartelas dos bingos, ele destaca os benefícios da mudança do dia da feira. “Avalio a mudança como forma positiva. Nos domingos não havia mais barracas, nem feirantes, era vazio o espaço destinado a feira. Agora aos sábados estamos tendo cerca de 700 pessoas circulando pelo centro da cidade e movimentando a economia; para isso, estamos incentivando a população com bingos e resgatando essa cultura das feira ao ar livre”, disse.

Para os feirantes e populares todo trabalho realizado pela Prefeitura, compensou. Ouvimos elogios à gestão que a mudança foi significativa e ousada.

Em conversa com o prefeito, Nonato Alencar, ele destaca a alegria da criação da Lei e demonstra satisfação em ver o desenvolvimento e o progresso continuar em sua terra amada. “Com a mudança ousada, a nossa feira tem atraído grande quantidade de pessoas, inclusive de outras cidades, que aqui veem para comprar, vender, saborear os pratos típicos oferecidos, beber com os amigos ou simplesmente para passear olhando os produtos nas barracas, e paquerar […] A nossa feira está parecendo um shopping center a céu aberto; sem contar que os pequenos feirantes que vem de outros municípios deixam parte de seus lucros no comercio de Francisco Macedo, abastecendo seus veículos, comprando medicamentos entre outros gastos que fortalece o comercio local”.

Nonato frisou ainda a importância das feiras para a economia- “As feiras livres têm uma grande importância devido à diversidade de produtos ofertados a preços mais baixos, que atende as principais necessidades da população, promovendo, por sua vez, a valorização do pequeno produtor e do comércio local. Além disso, outras vantagens de se comprar nas feiras livres são: a oferta de produtos frescos, a variedade e a qualidade do produto.  Houve, portanto, uma união de esforços e deu certo a ideia, vamos continuar valorizando e incentivando a feira livre”, finalizou o gestor.

Publicidade

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS