Connect with us

DESTAQUES

GEMINIANO | Saúde promove palestra de prevenção ao câncer de próstata; evento reuniu mais de 600 homens. Fotos !

Publicado

em

A Prefeitura de Geminiano através da administração do prefeito, Erculano Carvalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que tem como chefe da pasta o secretário José Genival de Sousa, o GG,  realizou na noite desta sexta-feira (30/11), na Unidade Básica de Saúde, Raimundo de Barros Araújo, localizado na sede do município, a culminância da campanha Novembro Azul.

De acordo o secretário municipal de Saúde, José Genival, o objetivo da campanha é prevenir e combater o câncer de próstata que acomete os homens, onde na ocasião foi ministrada palestra explicando os riscos que podem desenvolver a doença no homem, bem como os cuidados que devem ser tomados a fim de evitar a manifestação e, quais sintomas podem aparecer.

“A realização da campanha é um engrandecimento a nossa administração, a gestão do prefeito Erculano juntamente com o secretário GG, de sempre lutar pela qualidade de vida do povo de Geminiano. Trouxemos o médico Dr. Cleiton Silva com grande experiência que deu uma palestra para os homens” afirmou GG.

Em relação as dificuldades de atrair a atenção do público masculino, o secretário destacou que ficou surpreso com a presença de aproximadamente 600 homens.

“Nos surpreendeu aqui em Geminiano, mais de seiscentos homens presentes nessa palestra, onde podemos perceber que o preconceito está sendo quebrado em relação ao câncer de próstata. O Novembro Azul é pra melhorar a qualidade de vida dos homens e assim fazer a prevenção da doença. Isso vai melhorar muito a saúde dos homens aqui do nosso município. Os homens participaram, fizeram diversas perguntas ao médico e isso demonstrou interesse em cuidar da sua saúde” destacou o secretário.

Publicidade

O médico Urologista, Cleiton Silva, ministrou palestra durante o ato e explicou sobre os riscos e cuidados, elucidando dúvidas sobre a doença responsável anualmente por aproximadamente 14 mil mortes.

 

“Muitas dúvidas foram tiradas a respeito dos procedimentos de prevenção. Uma delas é a respeito do toque, se o mesmo machucava e causava dores. Expliquei aqui qual idade mais comum em fazer o exame. A palestra foi muito participativa, muita gente se interessou e perguntou. Isso é importante porque fica na mente das pessoas como ensinamentos para os familiares, irmãos, vizinhos e amigos. Tenho certeza que plantamos uma boa semente da importância do câncer. Essa ocasião foi uma ótima oportunidade para conversar com a população” destacou o médico.

O prefeito Erculano Carvalho declarou satisfação com a realização do evento. O mesmo afirmou que ficou surpreso com a grande concentração do público e a interação dos homens.

“Me surpreendeu a grande quantidade de homens aqui hoje. Não esperava que viesse esse tanto de homens. Esse é um sinal que as pessoas estão se conscientizando sobre a gravidade do câncer” disse.

Publicidade

 

O gestor municipal ressaltou que o preconceito vem sendo quebrado com a realização das campanhas.

“Há tempos atrás os homens tinham medo de participar e hoje podemos perceber que essa barreira está sendo quebrada. Tivemos aqui uma grande quantidade de homens que perguntaram e participaram. Houve muita interatividade de falar do assunto. Foi uma multidão nunca vista aqui em Geminiano. Foi muito gratificante e de grande proveito” declarou o prefeito Erculano.

A realização da campanha no município é considerada como avanço na qualidade de saúde da população geminianense, no que diz respeito a outras realizações em épocas passadas. A enfermeira da Unidade de Saúde Raimundo de Barros Araújo, Kássiana Aquino, afirmou que a edição deste ano foi após várias reuniões com o gestor da Secretaria de Saúde para discutir estratégias. A enfermeira disse também que avançou em larga escala superando as expectativas.

“A realização se deu após muitas reuniões e foi decidido que o médico Dr. Cleiton especialista em urologia, vinha para cuidar da saúde do homem. Logo após as reuniões, nos reunimos com os agentes para fazer o levantamento da população masculina na faixa etária de trinta a setenta anos. Os agentes de saúde fizeram a mobilização de toda a comunidade com a distribuição de convites e uma senha para sorteio de vários brindes. Foi de grande importância porque sabemos que o homem é muito difícil procurar e cuidar da saúde. Fizemos esse evento nesse intuito de conscientizar e sensibilizar todos os homens geminianenses para que viessem até aqui e escutassem como eles devem se prevenir e cuidar da saúde” pontuou Kassiana.

Publicidade

Em entrevista a equipe de reportagem do Cidadesnanet.com, a enfermeira afirmou que houve um avanço significativo em relação às outras edições da campanha.

“Os homens estão se conscientizando da importância dos cuidados com a saúde. Eles participaram muito, perguntaram sobre as causas, os riscos e as medidas de prevenção. Destaco também que todos os homens atenderam o nosso chamado. Graças a Deus tivemos um evento muito positivo” concluiu Kassiana.

O agricultor geminianese, Gerlado de Lima, 60 anos, participou da palestra e afirmou também que conseguiu tirar várias dúvidas sobre o câncer de próstata.

“A palestra foi muito boa. O médico explica muito bem e a gente pôde esclarecer muitas coisas aqui hoje” afirmou Geraldo.

Ao final da palestra houve sorteio de brindes como bicicleta, Tv de 32“polegadas entre outros. Logo em seguida todo o público presente desfrutou e saboreou de um lanche promovido pela equipe da Secretaria de Saúde. Houve também corte de bolo e distribuição para os membros da Saúde de Geminiano.

Publicidade

_Presenças:

Várias autoridades municipais marcaram presença durante o ato. Entre os presentes que formaram a mesa de honra, estava o prefeito Erculano Carvalho juntamente com a primeira-dama, Lêda Carvalho; o vice-prefeito Luíz Gonzaga; o secretário de Infraestrutura, Faustino; a secretária de Agricultura Eufrásia Nascimento; o chefe de Gabinete, Danilo Sampaio e o secretário de Saúde, GG.

Entre as lideranças políticas, estava o presidente da Câmara Municipal, vereador Chico Antônio, acompanhado dos vereadores Edson, Vanusa, Netinho e Elísio.

A campanha Novembro Azul é realizada no Brasil desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) que tem como objetivo conscientizar, prevenir e combater o câncer de próstata que acomete o público masculino. Aproximadamente 14 mil mortes são registradas anualmente por causa do câncer de próstata

_Veja fotos:

Publicidade

Fotos gentilmente cedidas por Assis Santos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS