Connect with us

Alagoinha do Piauí

Gestão ‘Compromisso com o Povo’ investe em escavação e equipagem de poços na zona rural de Alagoinha; prefeito visita comunidades

Publicado

em

 

A gestão “Compromisso com o Povo”, que tem à frente o prefeito Jorismar José da Rocha, tem investido constantemente em obras e ações com o intuito de oferecer melhores condições de vida e mais dignidade ao povo do município de Alagoinha do Piauí.

Dentre as inúmeras ações que merecem destaques, é levar água potável para todas as famílias que residem na sede e também na zona rural do município.

Com diversas obras em andamento e conclusas na zona rural, o gestor, acompanhado do vice-prefeito Cícero Alberto, do secretário de Administração Flávio Rocha e do assessor de Gabinete Gilson Rocha, estiveram na terça-feira (27ago) em três comunidades rurais beneficiadas com a perfuração e equipagem de quatro poços.

_Comunidade Cupiras:

Publicidade

Na comunidade Cupiras, distante cerca de 20 km da sede do município, funcionários com o uso de maquinário perfuraram um poço de aproximadamente 220 de metros de profundidade que tem vazão de 4.000 litros por hora e beneficiará a comunidade composta por  35 famílias, alcançando o Morro da Acauã, Umburaninha e Boa Vista.

Durante visita as comunidades Jorismar falou sobre as obras. “Estamos aqui na comunidade Cupira perfurando um poço em fase de conclusão com 220m onde existia um aqui há mais de dez anos e embarreirou e a comunidade se encontrava sem água. Agora com a escavação e equipagem desse novo poço com certeza vai melhorar a vida das famílias dessa comunidade. Também visitamos mais duas comunidades onde três poços garantem o abastecimento de água das famílias, do plantio e dos animais. Agora eles têm água nas torneiras, o que era um sonho antigo da comunidade. Há vários anos prometeram e nunca fizeram, mas agora a gestão Compromisso com o Povo conseguiu entender o anseio do povo que moram nestas comunidades”, disse.

O vice-prefeito Cicero Alberto acompanhou de perto o andamento dos serviços e destacou que a chegada da água facilita e melhora a vida das famílias. “Levar água de qualidade para nossas famílias é um benefício muito grande para o nosso município. É de grande importância para os nossos animais que existem aqui e para os criadores de gado, ovelhas, ou seja, a gente precisa da água, água é vida”, disse.

_Comunidade Rancho Neneia:

No Rancho Neneia, mais dois poços foram perfurados e equipados. No primeiro deles 20 famílias são beneficiadas com a captação de água feita no poço escavado pela Prefeitura e que tem capacidade de vazão de 4.000 litros por hora para abastecimento de residências e plantios.

Morador da localidade, com 65 anos de idade, Adão Manoel do Nascimento não esconde a felicidade com a chegada da água cristalina que servirá para famílias, criatórios de animais e casa de farinha.  “A água chegou aqui na comunidade do Rancho Neneia, no criatório, na casa dos familiares, em todas as casas, na Casa de Farinha. Uma água cristalina” revela o agricultor.

Na mesma localidade, existe uma Fábrica de Farinha, que também foi uma conquista do prefeito Jorismar Rocha, quando ainda era vice-prefeito. Com a chegada do Poço a Fábrica funciona normalmente é abastecida pela água do poço.

Morador da referida comunidade, seu Waldenor Manoel do Nascimento, declara que a chegada do poço e da Casa de Farinha trouxe alegria para as famílias. “Moro aqui do Rancho Neneia e digo que foi um grande benefício essa Casa de Farinha e o poço pra nós. Quero agradecer muito a Jorismar que trouxe esse grande benefício porque sabemos sem água ninguém vive e facilitará muito”, ressalta.

O segundo poço perfurado e equipado na comunidade Rancho Neneia garante abastecimento de água para dezenas de famílias que sofriam com o abastecimento precário e agora até cultivam frutas e hortaliças.

Publicidade

A agricultora, Francisca de Sá Ramos, tinha que pagar cerca de sessenta reais por cada carga de água para ter em casa e usar no labor do dia a dia. Com o poço a agricultora fará economia do dinheiro que gastava e terá água cristalina em sua residência. “Pagava 60 reais por uma carrada de água. O prefeito cavou o poço e trouxe bênçãos para nós. Depois que cavou esse poço a comunidade ficou cem por cento de felicidade pra nós”, disse.

Para seu Raimundo Marcos de Carvalho, antes da chegada do poço tinha que percorrer cerca de quatro quilômetros ou até mesmo que pagar um carro pipa para abastecê-lo com água. Após a chegada da obra o trabalho diminuiu e facilitou o acesso.  “O poço pra mim foi muito bom. Realmente quando eu não o tinha aqui eu ia pegar água em uma extensão de 3 a 4 km e em alguns eu tinha que pagar pra encher o pipeiro, e hoje eu vou em 500 metros e pego água. Para mim foi muito bom. Quero agradecer ao prefeito em ter cavado esse poço aqui perto da minha casa, só tenho que agradecer a ele”, agradeceu o agricultor.

Outra usuária que beneficiada com a chegada do poço é Josefa Heroína de Sá que vive apenas da agricultura como fonte de renda. Josefa disse que muitas vezes deixava de comprar mantimentos para ter que comprar água. “Agradeço muito ao prefeito Jorismar por trazer esse poço até aqui na minha localidade que vivemos porque para nós foi bom demais. Tinha mês que tirava o dinheiro para pagar carrada de água e podíamos comprar com esse dinheiro uma carne, alguma coisa, uma ajuda pra fazer uma manutenção na nossa casa. Não temos salário de nada só vivemos da roça mesmo. Agradeço muito a ele, está de parabéns. Foi uma riqueza que ele plantou aqui nessa comunidade com esse poço”, disse a moradora.

_Comunidade Arranhento:

As comunidades  Arranhento, Baixa da Areia e Vaquejador foram também contempladas com escavação e equipagem do poço. Com profundidade de 120 metros e vazão de 4.000 litros por hora o poço beneficiará 25 famílias que cultivam arvores frutíferas como acerola, banana, manga, laranja, tangerina, mamão, graviola, limão, goiaba e tamarindo.

Publicidade

Morador da comunidade, João Batista de Deus, sofria com escassez de água. Para ele o poço abastece todos os que dele necessitam  “Somos de uma região carente que não tinha água.  Todo mundo sofria nessa parte e hoje aqui está tudo bom. Os vizinhos todos têm água e eu agradeço ao prefeito por ter feito essa obra”, disse.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS