Connect with us

DESTAQUES

Gestão da prefeita Maria José em Santana do Piauí realiza Desfile Cívico de 7 de Setembro; veja fotos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Santana do Piauí realizou na tarde deste sábado (07), o Desfile Cívico que celebra a Independência do Brasil. O evento é um projeto da prefeita Maria José e tem como finalidade a inclusão de todas as escolas Municipal, Estadual e secretarias do município.

O início da cerimonia alusiva foi marcado com o hasteamento das bandeiras, onde a prefeita Maria José hasteou a de Santana do Piauí. O comandante do Grupamento de Policia Militar do município, tenente José Gomes Sobrinho, realizou o hasteamento da bandeira do Brasil e o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Joaquim Leal, a bandeira do Piauí.

Após o hasteamento das bandeiras foi realizado a execução dos Hinos Nacional e da Independência do Brasil pela banda de Música do 3° Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) de Picos. Em seguida foi dado inicio a convocação das autoridades para fazer parte do palanque de honra e logo depois foi dado início ao desfile.

A prefeita, Maria José discursou em seu pronunciamento externou seu patriotismo durante pronunciamento.

“Excelentíssimo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Antônio Joaquim, nome pelo qual eu saúdo a todos os vereadores que fazem o Poder Legislativo do nosso município. Ilustríssimo Tenente Gomes, nome pelo qual saúdo as autoridades militares presentes neste evento. Excelentíssimo deputado estadual Severo Neto e deputado Nerinho que estão aqui representando o poder legislativo do nosso Piauí. Senhores ex- prefeitos de Santana do Piauí, Ricardo e Deusimar Borges no qual eu saúdo a todas as demais autoridades presentes neste palanque. Ilustríssimos secretários de governo, meus senhores e minhas senhoras, hoje é dia de fazer memórias de grandes acontecimentos que levaram a Independência desta nação e memória saudosa de grandes homens que lutaram por seus ideais e pelos ideais de seus povos. Aqui eu abro espaço para um deles: o nosso saudoso e inesquecível prefeito Chico Borges. O sete de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil justamente por abrigar a nossa independência. Foi neste dia em 1822 que o rei Dom Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente”, recordou.

“Atualmente o 7 de Setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas em todo o país. Nós aqui em Santana do Piauí nos enchemos com esse sentimento patriótico que também celebramos essa data que acontece em nosso município desde 2017 marcado pelo desfile cívico realizado com todas as secretarias municipais que através dos seus pelotões trazem as ruas e a esta praça a memória viva do nosso patriotismo e nacionalismo. São sentimentos que nos fazem mais fortes e bravos como gente brasileira. Fazemos história e continuamos a acreditar na soberania do Brasil. Por isso, somos protagonistas da independência que se faz dia a dia no nosso país e no nosso município. Sou convencida que a porção dos brasileiros que compõem o município de Santana do Piauí é uma gente que não foge da luta, mas que grita dia a dia pela independência que honra essa história nacionalista, santanense. Tenho a convicção plena de que a data que hoje comemoramos deve ser pautada no respeito que cada um tem como cidadão e cidadã brasileira em seu comportamento diário, não apenas em datas comemorativas como esta, mas na reflexão que fazemos sobre o país e este município no tocante aos cuidados dos nossos atos e nossas práticas diárias em relação ao nosso patrimônio material e imaterial. Quero destacar a participação de cada um que contribui para a realização do 7 de Setembro agradecendo a todas as secretarias que fazem o nosso governo, assessorias, nossas escolas, a Escola Estadual Chico Borges, a Policia Militar, ao 3° BEC, a fanfarra de Picos, aos nossos apoiadores e a todos que de forma direta ou indiretamente contribuem de maneira afetiva e efetiva comprometidos com este evento que engrandece a história do nosso município. A todos os cidadãos que ocupam esta praça São Pedro e ocupam as ruas por onde passarão os pelotões do nosso desfile quero externar nossa eterna gratidão as suas presenças. Sintam-se acolhidos por todos nós que fazemos o governo municipal e façamos deste momento singular e histórico que enobrece e exalta a nossa identidade nacionalista. Eu, prefeita municipal, cidadã brasileira e santanense pautadas no princípio da ordem e do progresso escritos no pavilhão nacional como representante legal e legítima do poder executivo do município de Santana do Piauí.”, discursou declarando oficialmente aberto o desfile cívico-militar.

Reunindo mais de 1.000 alunos da Rede Municipal e da Rede Estadual onde concentraram-se ao lado da Igreja de São Pedro, Além dos  diretores, coordenadores e professores, os servidores lotados nas secretarias desfilaram juntos. A primeira ação foi o hasteamento do pavilhão nacional. Em seguida pelotões das secretarias de governo, escolas municipais, do estado, banda de música do 3ºBEC (Batalhão de Engenharia de Construção), cavalaria e frota de transportes desfilaram pelas ruas da cidade.

Publicidade

Durante o desfile tropas de cavaleiros marcha. O cavaleiro, Joaquim José de Moura, agradeceu ao trabalho que vem sido desenvolvido na cidade e falou da satisfação em fazer parte do desfile junto aos amigos.

“Para mim foi um prazer participar deste grande momento. Essa festa é uma das mais lindas que está acontecendo em Santana que antes nós não tínhamos. Quero agradecer aos vaqueiros que nos acompanharam e em nome da prefeita Maria José. Vieram muitos vaqueiros convidados por mim e já convidei pra o dia 29 fazermos uma grande festa como esta. Santana do Piauí hoje está de parabéns. É uma cidade que está crescendo cada dia porque vemos o futuro da nossa prefeita Maria José que está trabalhando excelentemente bem, fazendo inveja a qualquer outra pessoa. Digo isto porque moro há muitos anos aqui e a cada ano os eventos ficam mais bonitos. Santana do Piauí e o povo só tem a ganhar” relatou.

O deputado estadual, Severo Neto, parabenizou a gestão e os participante do ato cívico.

“Foi um evento de patriotismo e alegria. A prefeita realizou com a sua equipe um belo desfile. Parabenizo todas as secretarias e as escolas do município, o exercito brasileiro, a cavalaria. Enfim, estava tudo muito organizado. A prefeita de Santana está de parabéns pela comemoração desta data tão importante para nós”, parabenizou Severo.

A organização do evento foi um dos pontos mais comentados pelas pessoas e o deputado estadual, Nerinho, falou sobre o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeita.

“Quero parabenizar a administração pela organização. Já tenho participado de vários desfiles cívicos e vi aqui um diferencial. Um ponto notável é a educação e a saúde. Eu vi aqui e não é todo gestor que tem coragem de mostrar como a prefeita mostrou aqui uma frota nova, uma frota organizada que sem sombra de dúvidas está preparada para atender a todos e as demandas do município. Então o gestor pensa e orienta a sua população. Todos estão de parabéns: os organizadores, a Educação, a Saúde e os demais. Saio daqui orgulhoso!”, disse.

O desfile teve início na Avenida Espírito Santo seguindo pela ruas: 21 de Abril, 13 de maio, rua do Cruzeiro, praça São Pedro e avenida Severo Eulálio.

Após o desfile a programação teve continuidade com o Momento Cultural, na Praça São Pedro, com as atrações musicais: Micael Farra e Gêmeos do Forró. Logo após o Paredão do Galego.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS