Connect with us

DESTAQUES

Globo usa exemplo no Piauí de cidade que não se mantém com recursos próprios

Publicado

em

Municípios que não conseguem se sustentar com recursos próprios. São centenas deles que não têm capacidade de gerar receita, porque a renda da população tem como origem as atividades na prefeitura e na Câmara de Vereadores.

Em 765 cidades brasileiras, mais de 80% dos trabalhadores formais estão atrelados ao setor público municipal ou a programas sociais federais. A maior parte desses municípios está no Nordeste e tem uma população de até dez mil habitantes.

Um desses casos é na cidade de Santo Antônio dos Milagres, no Piauí. Lá, a economia gira em torno da prefeitura. O orçamento é mais engessado e a população sofre com a falta de serviços públicos.

Na cidade fundada há 23 anos, hoje moram duas mil pessoas e a maior parte tem na informalidade o sustento da família. O Jornal da Globo entrevistou Kellyane da Silva, dona do maior mercadinho da cidade, mas que não tem nenhum funcionário, é apenas ela e o marido. “O faturamento não permite que a gente tenha um funcionário, pelo menos no momento, não”, disse.

Em uma busca pela cidade, apenas dois atendentes de uma casa lotérica possuíam carteira assinada. Todo trabalho formal vai para a conta do poder público, mas o número não é alto, apenas 140 pessoas entre concursados e comissionados.

Publicidade

Sem indústrias, sem comércio forte e sem demanda por serviços a economia não gira. A prefeitura não arrecada quase nada com impostos municipais e vive quase que exclusivamente do Fundo de Participação dos Municípios.

VEJA AQUI A REPORTAGEM COMPLETA

 

 

Fonte: 180 Graus

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS