Connect with us

DESTAQUES

Greve dos professores chega ao 73º dia e governo aguarda decisão judicial

Publicado

em

A greve dos professores completou 73 dias nesta segunda-feira (20) e a categoria decidiu, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), manter o movimento grevista até que o governo cumpra a decisão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que determinou o pagamento do reajuste de 6,81% aos professores e 3,95% para os funcionários das escolas.

Procurado pelo G1, o governo do estado informou que o reajuste dos professores já foi implantado e que somente o reajuste retroativo não foi cumprido ainda, pois o governo pediu que o TJ reconsiderasse o tempo determinado para o pagamento e adiasse para o mês de setembro devido a “impossibilidades técnicas para implantação”.

Segundo o vice-presidente do Sinte, Kassyus Lages, a categoria entende que o governo ainda não cumpriu a decisão do TJ. “Não existe cumprimento de sentença pela metade. O governo implementa o reajuste, mas não implementa o retroativo, então ele não está cumprindo a decisão”, afirmou.

O sindicalista disse que a categoria está apenas cumprindo o que a Justiça determinou. “Se a gente voltasse a trabalhar, estaríamos desobedecendo a uma determinação judicial, já que a decisão diz que os professores devem voltar após o pagamento do reajuste, o que não foi feito, já que o governo que fazer só em setembro”, explicou.

O impasse entre o governo e os trabalhadores em educação ameaça comprometer o ano letivo de 2018. O governo afirmou que monitora a situação e que o número mínimo de dias letivos deverá ser cumprido. O sindicato da categoria explicou que existe o risco da carga horária não ser cumprida por falta de tempo depois que o movimento encerrar.

Publicidade

Leia a nota do governo:

Pagamento reajuste professores

O Governo do Estado informa que, atendendo a decisão do Tribunal de Justiça, está implantando o reajuste de 6,81% para todos os professores ativos, inativos e pensionistas. Agora, em agosto, o reajuste já está em vigor e os servidores receberão na próxima folha de pagamento. Já a diferença retroativa, referente aos meses de maio a julho, serão pagos no mês de setembro.

Desta forma, não procede a informação de que o Governo recorreu da decisão para não acatar o aumento. O aumento já está implementado. O único pedido feito ao Tribunal de Justiça foi para reconsiderar o tempo de 48 horas para pagamento, devido impossibilidades técnicas para implantação.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS