Connect with us

DESTAQUES

III Cavalgada mantém cultura e reúne mais de 850 vaqueiros em Jacobina do Piauí

Publicado

em

Aconteceu no domingo, 14, a III Cavalgada, evento idealizada pela gestão do prefeito Gederlânio Rodrigues, o GD,  com o objetivo de  resgatar e manter a cultura do sertanejo e  promover a valorização dessa figura tão  importante para o município e  região.

A Cavalgada encerrou a V edição da   Ovinocaprishow, exposição de ovinos e caprinos  promovida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e a Ascobina.

O evento se destacou pela grande participação, que em sua terceira edição,  que  superou o público das Cavalgadas anteriores, reunindo  856  vaqueiros das cidades de Jacobina, Paulistana, Betânia, Acauã, Patos, São Francisco de Assis, Conceição do Canindé, Simplício Mendes, Itainópolis, Jaicós Vera Mendes e Dormentes-PE, dentre outros.

    

A concentração dos vaqueiros aconteceu no Parque Maravilha , distante 3 km da sede do município,  quando foi servido o almoço. De lá, os vaqueiros saíram em cavalgada, onde percorreram as principais ruas da cidade e seguiu até o parque de exposição.

Na frente no parque de exposição, foi realizado um momento celebrativo e a consagração a Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Jacobina, que foi conduzido  pelo Padre Edivaldo. Após o momento, foi  feito uma homenagem ao vaqueiro Rosaldo e sorteado diversos prêmios para os vaqueiros.

Publicidade

Ao término,  aconteceu o tão aguardado  sorteio de uma moto POP  OKM, que teve como ganhador o adolescente Robson Gean.

Para o prefeito Gederlânio Rodrigues, a realização da cavalgada é  o resgate da cultura local, onde o  vaqueiro, importante figura,  simboliza  a luta e os costumes do  homem do campo de Jacobina. “Temos na agropecuária, no homem do campo, no vaqueiro, a representação de um setor que aquece e movimenta nossa cidade, sendo portanto, uma área que merece o respeito de todos nós”, destacou GD.

O gestor ainda, a agradeceu a cada vaqueiro que participou do evento, e avaliou como positivo a  V edição da Ovinocaprishow. “Quero agradecer a todos os vaqueiros e a cada pessoa que veio ao nosso município nestes três dias, tivemos esse ano a maior Ovinocaprishow de  Jacobina,  tanto a exposição dos animais, como nas festas, e hoje a III cavalgada que com certeza é  a maior da região, e uma das maiores do estado, então isso mostra  nosso crescimento e coloca nosso terra  em destaque”, finalizou.

Além do prefeito GD, participaram do evento, a primeira dama Verônica Oliveira, o vice-prefeito, Vanderlei Carvalho,  o secretário municipal,  os vereadores e os prefeitos de Vera Mendes, Milton Oliveira e de Acauã, Molão.

 

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS