Connect with us

DESTAQUES

“Incêndio em Pio IX está controlado”, afirma comandante do Corpo de Bombeiros

Publicado

em

Com apoio do Corpo de Bombeiros em parceira com a população, Prefeitura Municipal de Pio IX e Comissão Municipal de Defesa Civil de Pio IX, o incêndio, de acordo com o comandante da corporação, tenente Hamylton Lemos, foi controlado evitando risco de danos às residências. Por telefone, o comandante afirmou à nossa redação que as frentes de incêndio estão controladas e não há riscos aparentes que atinjam as casas.

“Foram  combatidas três frentes. Estava o carro de bombeiros,a Polícia, carros do PAC e a sociedade que ajudou bastante. Graças a esse trabalho em equipe, não corre risco de atingir as casas. A Prefeitura disponibilizou além de pessoas todo maquinário necessário. Tem fogo apenas em cima de uma montanha que é um local inacessível. A mata é fechada, o solo é pedregosos e o risco de um grande incêndio é muito difícil. O restante foi apagado”, disse.

Por volta das 20h15 desta segunda – feira (19), o Tenente Hamylton que é comandante do Corpo de Bombeiros Companhia Destacada de Picos, disse ainda que a corporação já se deslocou de Pio IX à Picos. Quando indagado sobre recorrência de incêndio ameaçador à residências, afirmou que não há risco, mas que em caso de necessidades por conta de intempéries, o Corpo de Bombeiros será designado novamente para o enfrentamento contra as chamas.

“Recebi uma ligação há poucos instantes e nesse momento está controlado. Nos dirigimos a Picos e se houver porventura qualquer necessidade, a Comissão de Defesa Civil tem nosso contato e é só ligar que iremos ao enfrentamento contra as chamas”, garante.

O comandante alertou ainda e recomenda aos gestores municipais que entrem em contato com o Corpo de Bombeiros através de ofícios solicitando palestras com orientações sobre prevenção e combate contra incêndios.

Publicidade

“Volto a dizer em relação aos municípios. Entrem em contato com o Corpo de Bombeiros e solicitem palestras através de oficios. São essas medidas preventivas que podem evitar uma grande catástrofe”, recomendou tenente Hamylton Lemos, comandante do Corpo de Bombeiros da Companhia Destaca de Picos fazendo apelo os municípios.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil de Pio IX, Clairton Alencar haverá uma maquinário que vai trabalhar fazendo contra-fogo na mata como medida de combate e alastramento do fogo.

“A situação está razoavelmente controlada e normalizada por conta de entrar na noite. Facilita assim combatermos a chamas até as primeiras horas do dia seguinte. Deixamos razoavelmente controlado, jogamos água, com caminhão do PAC daqui de Pio IX e da cidade vizinha Monsenhor Hipólito. Tivemos alguns momentos urgentes. Não foram todos. Permaneceu uma equipe a comando do sargento Sousa Júnior e amanhã daremos início no combate novamente. O secretário de Obras, Gilson Alencar, providenciou o trator Carregadeira para amanhã cedo fazermos um contra-fogo que é por baixo da mata, de uma forma que os caminhões possam passar lá jogando água e impedir a passagem do fogo para região de Baixa do Poço, pois tem casas muito próximas da mata”, esclareceu.

“No momento está razoavelmente controlado. Neste momento não corre risco de atingir residências, mas amanhã a gente tem que combater o fogo porque corre risco por conta das residências serem próximas da mata. A fumaça incomoda bastante, mas por enquanto nenhuma residencia corre risco. De certo é que amanhã em diante pode acontecer”, relatou.

“Tivemos 13 bombeiros já. No momento temos cinco aqui na operação”, comentou o coordenador.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS