Connect with us

DESTAQUES

Inhuma discute saúde pública em 9ª Conferência Municipal; veja fotos

Publicado

em

“Democracia e Saúde”.   Esse foi o tema da 9ª Conferência Municipal de Saúde realizada durante todo o dia desta terça-feira (02), no prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Inhuma.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Antônio Rufino da Silva Júnior, através do Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e teve como objetivo avaliar a situação da saúde do município e propor diretrizes para formulação de políticas públicas.  Representantes do poder público municipal, profissionais, servidores e usuários da saúde, e a sociedade civil em geral participaram.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito Silva Júnior, a secretária de Saúde, Maxshuellma Rufino, a presidente do CMS, Maria Vilani, o vice-prefeito Deuzin Aguiar, o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Prego, os vereadores Kátia, Gesciano, Aparecida, Romulo Gonçalves e Mara Rita, os secretários Dr. Felipe Rufino (Administração), Rosimar Pacheco (SEMTAC), Moacir Gonçalves (Governo), Edmilson Júnior (Sec Juv. Esporte e Lazer), Marcos Antônio (Educação), Dra. Daniela Nogueira (Diretora do HPP Inhazinha Nunes), Ynaira Cardoso, representando as coordenações de saúde, o conferencista Mailson Fontes e a cantora Ana Clara

A Conferência foi oficialmente aberta pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Vilani Moura Sousa, que ressaltou que o momento é uma oportunidade de conferir o que está sendo desempenhado na saúde do município. “A conferência de saúde nos dá a oportunidade de conferir o que nós temos, o que nós somos e o que estamos fazendo. Podemos dizer que crescemos muito a saúde de Inhuma porque saúde não é apenas a ausência da doença. Envolve saneamento básico, calçamento, água potável […] sou inhumense e funcionária da saúde e vejo os cuidados dos profissionais de um modo geral. A conferencia vai direcionar para onde vamos […] estamos fazendo saúde em todos os aspectos. É importante que a sociedade esteja sempre presente […] O dia de hoje é muito importante e é uma riqueza imensurável para a cidade, para o povo, para os que fazem saúde e para os gestores”, avaliou a presidente.

Na solenidade de abertura, a primeira-dama e secretária de Saúde e Saneamento, Maxshuellma Rufino, destacou durante discurso que a política de saúde é desafiadora porque está voltada para a sociedade, pois a Saúde Pública defende a proteção do ser humano.

Publicidade

“A engrenagem do sistema de saúde somos todos nós e nós estamos aqui hoje representando esse sistema. O Sistema funciona através das estratégias que são criadas pelas equipes que trabalham e compõem a atenção básica porque é a porta de entrada do serviço.  Quero que todo mundo aqui saiba que é um momento ímpar onde são levantadas as questões e trazidas as discussões que podem fazer o alinhamento na política de saúde e das ações previstas no município de Inhuma para que o SUS funcione da melhor forma possível trazendo a qualidade de vida das pessoas que buscam pelo serviço […] Cuidem do trabalho de vocês. Vamos atender da melhor forma o ser humano. Seja um profissional e respeite a equipe e os profissionais com quem você trabalha”, disse.

O prefeito Silva Júnior, no uso da palavra, aproveitou para felicitar a todos os presentes e declarar tamanha satisfação com a presença dos profissionais da saúde, vereadores, secretariado dentre outras presenças. “A Conferência Municipal de Saúde é de extrema importância para avaliar o bom funcionamento da gestão municipal em saúde, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Resumindo, trata-se de uma grande reunião para discutir a saúde das pessoas e o sistema de saúde do município, onde trabalhadores e usuários farão propostas para confirmar o certo, modificar o errado e construir o novo. Portanto, partindo da saúde que temos para chegar a saúde que queremos”

O gestor aproveitou também para anunciar durante solenidade, o reajuste salarial dos agentes de saúde e de combate às endemias.

“O Salário dos agentes de saúde foi creditado com reajuste retroativo dos três meses anteriores. A valorização dos nossos profissionais é o nosso objetivo. Quero dizer que estou muito satisfeito com o trabalho de vocês”, ressaltou o prefeito de Inhuma.

A enfermeira da estratégia de saúde da família Dra. Caroliny Gonçalves, atuante na Unidade de Saúde da comunidade Roque destacou que a conferência é a ocasião de participação dos profissionais da Saúde e da população para apresentar assim propostas de melhorias. “É um momento onde se tem a participação da sociedade onde pode-se propor estratégias e metas para a realização de um plano municipal de saúde. Momento que deve ser exposto os anseios da população e as melhorias para a saúde e para os profissionais dentro desse sistema. Concordo com as palavras da primeira-dama onde todos os profissionais devem estar unidos e empenhados para exercer seu papel e, assim, tenhamos uma saúde de qualidade para os nossos munícipes”, destacou Caroliny.

Publicidade

Para aprofundar a discussão sobre o tema central, o palestrante e conferencista, Mailson Fontes, tratou durante oratória sobre democracia e saúde. O mesmo reforçou que a conferência em si já é uma ação democrática e deve essa envolver não apenas profissionais, mas a sociedade em geral para ter conhecimento de quais são os direitos, deveres e obrigações a nível de município.

“Ela [conferência] traz o momento de participação popular na definição das políticas públicas. Vivemos um momento no país, onde em certos pontos, temos um retrocesso em diversos setores. O sistema de saúde precisa de maior organização e maiores recursos. Há tipos de tratamento que não são de responsabilidade do município e sim do Estado e por isso se faz importante a participação da sociedade, porque em muitos casos ela cobra do município uma coisa que não é de responsabilidade dele […] Precisamos fazer que os princípios do SUS sejam mais valorizados e melhor compreendido para garantir que a gente tenha os recursos para continuar o que já temos de positivo como: tratamento da Aids, sistema de imunização, o sistema nacional de transplante que no setor privado não temos […] o que estamos debatendo nos grupos são formas de como melhorar e como aprimorar, tentar se auto avaliar para que possamos ter serviços de qualidade e ampliar o acesso da saúde da população”, concluiu o palestrante.

_Propostas:

Ao final das palestras, os participantes formaram três grupos de debates onde formularam propostas sobre eixos temáticos: Saúde como Direito, consolidação e Financiamento do Sistema Único de Saúde.

Entre as propostas aprovadas estão: Instituir programas de educação em saúde para a comunidade e profissionais da Atenção Básica para garantir a qualidade e compromisso com o serviço; fortalecer a regionalização quanto a Atenção Especializada; implantar o acolhimento com classificação de risco na Estratégia Saúde da Família; realizar reterritorialização; fixação, estabelecimento e aplicação de linhas de planejamento e organização em saúde; definir a linha de cuidado para que o usuário não seja uma bola de pingue-pongue dentro da rede; estabelecer reuniões de equipes com a participação de representantes do poder público ofertando planejamento, organização e proposições de educação permanente em saúde para a resolução de problemas de saúde pública; construção de plano de ação em saúde através de debates com representações paritárias de membros da sociedade civil, usuários e profissionais de saúde; estabelecer um percentual mínimo de 10% das receitas correntes brutas por parte do governo federal, atendendo ao movimento nacional em defesa da saúde, “saúde mais 10”; atualização dos valores pagos da tabela de pagamento dos procedimentos de sus; exclusão de programas federias do cálculo do limite da reponsabilidade fiscal de forma definitiva; que os repasses oriundos do estado ao município, de acordo com a emenda constitucional 29, seja colocados em dia e que seja repassado de forma mensal, sem atrasos; fortalecimento dos territórios do Vale do Sambito e Vale do Guaribas, com a criação de uma central de regulação e aumento na oferta de serviços de saúde de alta e média complexidade; valorização das vigilâncias epidemiológica e sanitária, para o fortalecimento de suas ações e consequentes melhorias nos índices de saúde do município e o  reajuste salarial anual de acordo com parâmetros do salário mínimo e implantação do plano de cargos e carreiras com união do salário à produtividade dos profissionais de saúde.

Publicidade

_Delegados para a Conferência Estadual de Saúde:

Ainda na Conferência foram eleitos os delegados para Conferência Estadual de Saúde, sendo eles:  Dr. Filipe Rufino, representando o poder público; Dra. Caroliny Gonçalves, representando os servidores/trabalhadores; Dra. Daniela Oliveira Rufino e Dr. Wanderson Cardoso representando os Usuários da saúde.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS