Connect with us

DESTAQUES

Instituto, Livro e Documentário sobre Várzea Queimada serão lançados nesta quarta-feira (29)

Publicado

em

O artesanato produzido na comunidade de Várzea Queimada, localizada na zona rural de Jaicós, ganha mais destaque nesta quarta-feira 929) com a inauguração do Instituto A Gente Transforma e do lançamento do livro e documentário produzidos no Povoado durante a realização do Projeto AGT.

Com o objetivo de identificar e valorizar o patrimônio cultural de Várzea Queimada, o Livro  “Várzea Queimada. Espírito, Matéria e Inspiração”, faz parte de uma obra que tem a finalidade de valorizar, preservar, registrar e difundir o patrimônio cultural imaterial da região, e sua relevância para a memória e identidade nacional. O Bradesco viabilizou este projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, patrocinando o livro, o documentário e o site Várzea Queimada – Espírito, matéria e inspiração.

O livro tem prefácio de Marcelo Rosenbaum, fotografia de Tatiana Cardeal e Fábio Bartelt e Direção de pesquisa e Texto do jornalista Marques Casara.

IMG_6911

O Documentário – Várzea Queimada: Espírito, Matéria e Inspiração, conta a história do lugar, da mescla de culturas e antigas tradições, que se mantem ainda hoje intactas e a forma como Várzea Queimada se adaptou às novas relações sociais e econômicas. Essa narrativa está construída a partir do ponto de vista dos personagens chaves dessa história, refletidas na atividade do artesanato, que preserva os saberes ancestrais, associados a novas formas de produção e relação com a ancestralidade.

“É uma história que nos dá energia para que a gente prossiga com a nossa história. Para que a gente mantenha viva a memória de nossas avós e nossas bisavós, que já eram artesãs. Elas já produziam praticamente o que produzimos hoje. Claro que hoje produzimos com outra visão, outra percepção de mundo.”  {Marcilene Barbosa}

Publicidade

O WEBSITE agentetransforma.org.br/varzeaqueimada

screenshot_site_2telas_2

Com o objetivo de identificar e valorizar o patrimônio cultural de Várzea Queimada, o site  do projeto A Gente Transforma Várzea Queimada. Espírito, Matéria e Inspiração, faz parte de uma obra que tem a finalidade de valorizar, preservar, registrar e difundir o patrimônio cultural imaterial da região, e sua relevância para a memória e identidade nacional.

A plataforma Rosenbaum hospeda o site, como gestora e criadora do projeto, a fim de manter atualizadas as informações, aumentar o fluxo de visitação do site e a consequente sustentabilidade do projeto.

Fonte: Noticiei, com informações rosenbaum.com

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS