Connect with us

DESTAQUES

Jacobina do Piauí se manifesta contra a reforma da previdência com caminhada e audiência

Publicado

em

No último sábado, 24, a cidade de Jacobina do Piauí foi palco de uma manifestação contra a PEC 287/2016, proposta pelo governo de Michel Temer, que trata da Reforma da Previdência Social.

De forma pacífica, centenas de pessoas se concentraram ao lado do Espaço Festa, no Centro, de onde partiram em passeata pelas principais ruas da cidade, seguindo em direção ao Ginásio Poliesportivo, onde foi realizada uma audiência pública. Com faixas, cartazes e utilizando um som automotivo, manifestantes chamavam a atenção para os prejuízos causados  à população caso a Reforma seja aprovada e importância de a sociedade se manifestar pela preservação dos seus direitos constitucionais.

A manifestação foi proposta pelo vereador Erivan Carvalho de Sousa (SD) e contou com o apoio da Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de entidades governamentais e não governamentais, e da sociedade civil.

No Ginásio, diversas autoridades se manifestaram contra a proposta de reforma. Presente, o prefeito do município, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, reafirmou seu posicionamento contrário à reforma. “O prefeito GD, assim como todos aqui presentes nesta audiência, são contrários a essa reforma. Fui eleito em Jacobina para defender o meu povo”, disse. O gestor municipal reforçou a importância do povo se manifestar, enfatizando que, por conta dos manifestos, a proposta inicial da reforma já sofreu várias modificações. “Era algo absurdo. Os sindicalistas vêm lutando para que os direitos do povo não sejam tomados. Tive em Brasília em encontrei um grupo do Piauí protestando contra tudo o que está acontecendo. É importante que cada um de nós levante sua bandeira, se manifeste”, pontuou.

GD afirmou, ainda, que o problema do Brasil não está na previdência. “O problema do Brasil não são os aposentados, está nessa roubalheira que a gente vê todos os dias na televisão. Milhões de reais tirados para fora do país. E agora, querem tirar dos pobres, de quem menos tem, para pagarem essa conta. Não podemos ser de acordo com isso. Essa proposta vai prejudicar a nós e gerações futuras”, disse.

Publicidade

O deputado federal Assis Carvalho participou da audiência e fez uma ampla explanação sobre a reforma. Ele fez duras críticas ao governo federal sobre as diversas propostas feitas pelo presidente Michel Temer, como o congelamento das despesas primários por 20 anos, a terceirização, a reforma trabalhista, que segundo ele, transforma as pessoas em escravos e escravas. “Eu não imaginava que no século XXI nós estaríamos aqui, reunidos em Jacobina, para discutir um absurdo desse. Imaginei que estivéssemos reunidos, mas para discutir as melhorias da sociedade, os avanços, mas não, estamos reunidos aqui é para dar um jeito de colocar o pé no freio para que não roubem aquilo que já conquistamos durante décadas e décadas”, disse.

O parlamentar definiu a proposta da Reforma da Previdência como um crime derivado. “A reforma da previdência, isso é um crime”, disse. Assis criticou os colegas deputados favoráveis. “Os parlamentares de nosso país que se vendem eles estão roubando o futuro de nossos netos, nossos filhos e nosso também, do dia adia hoje de quem está no mercado de trabalho. Outro dia eu estava na comissão da previdência fazendo um debate, e o deputado Mainha pega o microfone e diz que o ‘sindicato dos trabalhadores rurais estava cheio de bandidos’”, pontuou.

Ao finalizar, Assis Carvalho disse que tem percorrido o Piauí reafirmando seu posicionamento contrário a Reforma. “Eu estou aqui nesta manhã com muito orgulho, porque eu sou filho de trabalhador rural, até 15 anos eu plantava arroz, feijão, isso eu aprendi na prática. Estou andando pelo Piauí, estou sempre lutando e faço com convicção. Nós somos a resistência, mas ela só tem efeito se fizer o que está sendo feito aqui, dialogando, discutindo, participando das organizações, das greves e discutindo com todas as lideranças. Estou orgulhoso com os vereadores que estão aqui porque essa pauta, não pode ser do PT, PMDB, PC do B, ele tem que ser do povo brasileiro”, finalizou.

O vice-prefeito de Jacobina, o sindicalista Vanderlei Carvalho, elogiou a iniciativa da manifestação e também manifestou seu posicionamento contrário a PEC. “Nós temos força, mas a temos quando nos unimos, quando viermos a este espaço sabendo que não é perda de tempo, e sim, para garantirmos aquilo que é nosso por direito. Nesse momento não há partido e nem religião, apenas o mesmo propósito”, disse.

Em outro momento, Vanderlei dirigiu críticas ao presidente Temer, chamou a atenção da população para observarem os deputados federais do Piauí que são favoráveis a Reforma. “Temos que nos informar pelas mídias para saber que apoiou e quem não apoiou essa lei”, disse, e enalteceu o nome de Assis Carvalho. “Até hoje, esse representante do poder público que aqui está não nos envergonhou. Ele é o relator da PEC, ele se esforçou e foi por esse motivo que convidamos ele para estar aqui, mas se ele tivesse votado a favor, jamais o teríamos convidado, mas como ele é um defensor em nome dos trabalhadores o convidamos para nos informar até que ponto está essa medida lá em Brasília”, disse.

Publicidade

Sindicalistas, vereadores, secretários e outras autoridades também manifestaram repúdio à PEC 287/2016. Na audiência, foram coletadas centenas de assinaturas da população. O abaixo assinado será levado ao Congresso pelo deputado federal Assis Carvalho, juntamente com as matérias jornalísticas e outros registros do evento.

Também estiveram presentes a primeira dama Verônica Oliveira, Simão Oliveira, representante da FETAG-PI,  o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jacobina, Elton Osvaldo de Sousa, o ex-secretário de Saúde do Piauí, Francisco Costa, o padre Edivaldo Santos, vereadores e secretários municipais.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS