Connect with us

DESTAQUES

Jaicós avança em acesso e qualidade dos serviços de Saúde, aponta avaliação do PMAQ

Publicado

em

O município de Jaicós registrou avanços nos serviços de saúde que são ofertados à população através da Atenção Básica. É o que mostra o resultado do 3º ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), divulgado este mês pelo Ministério da Saúde.

O município teve 17 equipes avaliadas, sendo 9 de Saúde da Família e 8 de Saúde Bucal, que atuam em Unidades de Saúde situadas na sede e nas comunidades rurais. Todas as equipes foram bem avaliadas e receberam classificação de desempenho entre “Bom”, “Muito Bom” e “Ótimo” no PMAQ, com base na infraestrutura das Unidades, indicadores de atendimento em saúde do município, dentre outros pontos.

Veja a tabela abaixo:

O resultado, segundo o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, é fruto de conjunto de esforços da gestão e dos profissionais de saúde com vistas na melhoria do acesso e qualidade dos serviços.

A avaliação foi feita em 2017, primeiro ano da atual gestão. “Assumimos a gestão em janeiro, próximo de receber a visita do Ministério. Então, a gente fez um levantamento de como estavam os postos de saúde, a situação da estrutura, o que faltava de equipamentos, e diante do diagnóstico, começamos os trabalhos. Foi preciso montar uma verdadeira força tarefa, tanto em investimento de recursos como a mobilização de pessoal”, disse, agradecendo e parabenizando a todos os envolvidos na conquista.

Publicidade

O prefeito manifestou contentamento com o resultado. “Estamos satisfeito. Isso é prova o nosso compromisso com a Saúde e mostra que o município está no caminho certo”. Ainda segundo o gestor, desde a avaliação, mais melhorias foram implantadas, a exemplo do consultório odontológico na UBS Bessa Luz. “A gente vai continuar trabalhando, buscando mais investimentos e melhorias para a área da Saúde. O nosso objetivo é atingir a nota máxima numa próxima avaliação”, pontuou.

Kainã Mendes, enfermeiro e coordenador da Atenção Básica, salientou que o resultado foi satisfatório e condizente com a realidade do município e do território onde está situado Jaicós. “A gestão tem priorizado a atenção básica, especialmente, no quesito de ampliar a qualidade da assistência para os pacientes, e como resultado, obtivemos classificação positiva na avaliação do PMAQ”, disse.

Dentre os benefícios, o enfermeiro destaca a melhoria da qualidade e do acesso aos serviços de saúde e o aumento nas receitas. Com a avaliação positiva, como prêmio, o município receberá mais incentivos financeiros do Ministério da Saúde. “É um apoio financeiro a mais que o município vai ter no custeio de algumas ações, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da assistência. […] A busca por melhorias é contínua. Com esse resultado, o nosso desafio agora é justamente manter a qualidade daquilo que já está bom e melhorar ainda mais o que for necessário. Nós temos capacidade de obter notas ainda melhores.”, pontuou. Kainã parabenizou a todos os envolvidos pelo trabalho realizado. “É uma conquista conjunta da gestão e de todos que fazem a Saúde de Jaicós e que organizaram e se empenharam para alcançar os padrões de qualidade que a população merece”, disse.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS