Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Mutirão mobiliza contra o aedes aegypti; fotos

Publicado

em

Para  manter a cidade livre de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou na manhã desta terça-feira, 16, um mutirão que  teve como objetivo prevenir e eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus que causam doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela, e que se desenvolve em locais com água parada.

O mutirão é uma ação conjunta da Prefeitura de Jaicós com os demais órgãos do governo municipal, quando reuniu todas as equipes de Saúde, Educação e Assistência Social, alunos e professores juntos  pela mesma causa, mobilizar e  conscientizar a população contra o mosquito.

A concentração do mutirão aconteceu em frente à Prefeitura Municipal, de onde as  equipes percorreram  pontos estratégicos da cidade, dentre eles, a Cohab, a região de Joaquim Preto, ambos no Bairro Serranópolis, o Bairro João Melê e Nossa Senhora das Mercês, o Bairro Pedrinhas e Bairro Matadouro. Além das proximidades da Prefeitura e Policlínica. No segundo semestre será marcado outra atividade para atingir outros pontos da cidade.

Foram desenvolvidas ações simultâneas, de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito transmissor. As equipes  visitam as casas e conversam com os moradores sobre a necessidade de acabar com os focos do mosquito  transmissor, Alem de recolher objetos nas ruas propícios ao acúmulo, vindo a ser depósito para os focos do mosquito. Panfletos informativos sobre os perigos do mosquito e as formas de combatê-lo também foram  distribuídos.

A Secretária de Saúde, Omaciana Franco, disse que campanha da contra o aedes aegypti, é uma campanha continua. “O ano inteiro é trabalho essa campanha, porque tem que se intensificar o cuidado com essa doença que é, praticamente, uma praga, que felizmente em nosso município está controlado, resultado de um  trabalho que é desenvolvido, para que as pessoas não sofram os malefícios que o mosquito traz”, afirmou  a gestora.

Omaciana falou sobre as ações desenvolvidas  e enfatizou a importância de cada um fazer sua parte. “Está sendo realizado ações de orientações pelos  ACS, ACE, para que as pessoas cuidem do seu lixo, do seu quintal, e  temos feitos palestras nas escolas para orientar as crianças como multiplicadores dessas ações para que a  saúde realmente aconteça. E a Secretaria junto com vigilância sanitária vem tentando   mobilizar toda a comunidade nesse sentido de fazer com que a dengue não chegue mais a Jaicós. Mostrar para as pessoas a importância do cuidado, começando de casa, cada um cuidado do seu para que as consequências não venham para todos”, disse a secretária que agradeceu a população, e todas as equipes pela participação, destacando que  unidos da mesma causa conseguiram  vencer o mosquito.

Publicidade

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Aureni Paiva, destacou que o mutirão é culminância de ações que já são desenvolvidas continuamente pelo município. “O trabalho de combate ao mosquito é constante em nosso município, onde agentes de endemias fazem todo um  trabalho de visita nos domicílios, com orientações educativas contra o aedes a aegypti. Mais agente sabe que mesmo com todo o trabalho da secretaria de saúde, por meio da vigilância sanitária, depende-se  muito  da ação, e da atitude de cada cidadão, então e hoje estamos realizando o dia ’D’, promovendo  um trabalho conjunto contando com a parceria e contribuição de toda comunidade jaicoense”, disse.

O vice-prefeito de Jaicós, Francisco de Lima Rodrigues, o Branco falou sobre a ação. “A dengue ela é difundida nacionalmente,  e essas ações existem praticamente em todo pais, e, é importante que o município se atente a essa situação, ao de risco que o aedes aegypti causa no contingente da comunidade  jaicoense sobretudo esses depósitos que estão  de certas forma irregulares nas suas residências, então o município está atento no combate a dengue    e principalmente a preservação  da vida das pessoas do Jaicós”, disse.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS