Mais de 2 mil gestores e ex-gestores podem ficar inelegíveis, diz TCE
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 08/08/16
Comments 0

Mais de 2 mil gestores e ex-gestores podem ficar inelegíveis, diz TCE

Uma lista com mais de 2 mil nomes relaciona gestores e ex-gestores públicos do Piauí que poderão ficar inelegíveis. A afirmação é do conselho do Tribunal de Contas do Estado (TCE), dada na manhã desta segunda-feira (8) durante o Bom Dia Piauí.  A lista com mais de 2 mil nomes deverá ser divulga pelo TCE até o dia 15 de agosto.

Conforme o conselho, os administradores públicos que estão nesta lista tiveram suas contas reprovadas pelo pleno nos últimos oito anos e poderão ter suas candidaturas impugnadas.

Conforme o conselheiro Jailson Campelo, do TCE, o principal motivo da reprovação das contas desses gestores se dá por conta da má adminsitração pública e da má aplicação e desvio dos recursos. De acordo com Jailson, quando o Tribunal reprova quando se esgotam todas as oportunidades de acordo com o gestor.

“Quando o TCE adota essa medida de reprovar é porque certamente houve desvio de recursos ou grave infração à norma como simulação de licitação, irregularidade na aplicação de recursos, na construção de obras, limpeza pública, contratações que efetivamente não se destinaram à prestação de serviços aos munícipes. Enfim, é uma gama de irregularidades, infelizmente”, contou.

Conforme ele, a legislação estabelece que ficam inelegíveis aqueles gestores que tiveram suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas nos últimos oito anos. Para isso, o TCE elabora uma lista e a encaminha para a Justiça eleitoral. Mas para que o gestor fique inelegível é necessário que o Ministério Público Eleitoral entre no caso ou mesmo que haja uma reação das coligações adversárias.

“O recomendado é que aquele que tiver o nome divulgado constando nessa lista não deveria nem mesmo se candidatar, mas uma vez o gestor insistindo na candidatura, certamente o MP ou as coligações e as certamente impugnarão os seus registros de campanha”, disse o conselheiro.

G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Ministério Público recomenda paralisação da troca do piso da catedral de Picos em 24 horas

O Ministério Público do Estado do Piauí, através da 1ª Promotoria de Justiça de Picos, expediu Notificação Recomendatória ao Bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva,

DESTAQUES

Ziza Carvalho é empossado deputado estadual; prefeito de Inhuma prestigia solenidade

Em sessão presidida pelo deputado Themístocles Filho, atual presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado Ziza Carvalho e mais três parlamentares tomaram posse na manhã desta terça-feira (07), na

DESTAQUES

Detento é morto com barras de ferro dentro de penitenciária no PI

Um preso foi encontrado morto na cela 17 do pavilhão C na penitenciaria Irmão Guido na BR-316. Ele foi identificado como Janiel Rodrigues e foi assassinado com barras de ferro,