Connect with us

DESTAQUES

Mara Pavanelly e Caviar com Rapadura são atrações confirmadas do São João de Picos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, divulgou, na manhã desta terça-feira (25) as atrações oficiais para o São João de Picos 2019. Renomados nacionalmente, haverão as bandas de Mara Pavanelly, Caviar com Rapadura e Erika Diniz, assim como representações dos artistas locais pelos cantores Fafá Santana e Banda, Robson Farra, Karla Thalita e Osvando Barros.

O lançamento do evento foi feito pelo secretário, Iata Anderson, e pelo prefeito, Pe. Walmir Lima. Além deles, vários secretários estiveram presentes, tais como: Maria Santana (Meio Ambiente), Aírton Carvalho (Serviços Públicos), João Paulo (Administração), Edilberto Cirillo (Trânsito e Mobilidade Urbana), Rosilene Monteiro (Educação), Júnior Santos (Saúde), Lílian Araújo (Obras). Os vereadores Afonsinho, Rinaldinho e Evandro Paturi também marcaram presença, assim como o Ouvidor municipal, Zacarias Teixeira, e o Procurador de Picos, Maycon Luz.

O evento vai acontecer no Piauí Shopping, nos dias 12 e 13 de julho, com início por volta das 19h00 e se estendendo até à madrugada com as apresentações musicais.

Outra novidade do São João de Picos é o Festival de Juninas, onde grupos de quadrilhas se apresentarão, concorrendo em duas modalidades: Tradicional ou Matuta e Estilizada. As inscrições para participar iniciam amanhã (26) e se estendem a 09 de julho, e podem ser feitas na sede da Secretaria de Cultura ou através de pedido formulado no endereço eletrônico [email protected]. Vale ressaltar que haverá premiações.

O secretário de Cultura, Iata Anderson Rodrigues, explicou que, para este ano, um cenário totalmente diferente está sendo pensado, o qual contará com três espaços para atender a todos os públicos que admiram os festejos juninos. A proposta do evento tem sido relembrar a história de Picos em relação ao tema, que é o São João Picoense.

Publicidade

“Estamos criando um espaço no Piauí Shopping que atenda a todo o público: para aquele que gosta de assistir quadrilha, para o que gosta de um espaço diferente – como se estivesse em uma rua do interior, em uma feira – e para o que gosta de curtir as festas em si. Há um grupo que vai trabalhar essa cidade junina, reproduzindo alguns pontos da cidade de Picos, rememorando sua história, como o Bar do Pipoca. É um lugar que vai lembrar a história de Picos e, ao mesmo tempo, ser voltado para as atividades juninas”, afirmou.

Ele relatou ainda que tem buscado meios de representar as antigas festas juninas com os jogos, os quais podem valer premiações. Declarou estar animado com todos os preparativos e, principalmente, em proporcionar algo “raiz” para a sociedade.

“Estamos vendo a possibilidade para colocarmos um espaço com jogos, tipo o pau-de-sebo, além de outros, para animar as pessoas. Haverá também uma banda de forró pé-de-serra para recepcionar as pessoas ali presentes. Estamos empolgadíssimos com a possibilidade de fazermos um São João diferente, em que poucas pessoas tiveram a oportunidade de vivenciar”, comentou empolgado.

O prefeito de Picos, Walmir Lima, orçou o São João de Picos em cerca de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), onde uma parcela é contribuição da iniciativa privada e o restante e dos cofres públicos municipais.

“O orçamento do São João está entre 180 e 200 mil reais, sendo que a estrutura do palco, som e segurança é por conta do Piauí Shopping. Por isso estamos fazendo lá, por contenção de gastos. O proprietário, há dois anos, pede que se faça lá, nos dando essa contribuição, pois é uma economia para o município. O secretário conseguiu apoio de empresários da cidade em torno de R$ 25.000,00, então entraremos com a faixa de 130 a 150 mil reais dos cofres do município”, disse ele.

Publicidade

Ele também, como já tem feito em anos anteriores, utilizará o momento de festividades para inaugurar algumas de suas obras em benefício da população picoense. Para ele, o valor gasto com a festa não se compara ao valor utilizado nas obras, seja o financeiro como o benefício/pertencimento.

“Como sempre fazemos, dentro da programação de festas juninas teremos uma rede de inaugurações. Inauguraremos antes do São João e posteriormente. Dentro do São João teremos a inauguração da Praça Josino Ferreira, a estrada dos Pereiras – que são 8km de estradas vicinais deixadas no ponto de asfaltar –, dois postos de saúde, duas ruas pavimentadas na Aroeira do Matadouro, e os dois dias de festas, com artistas nacionais e locais. É uma festa razoavelmente grande, no sentido de valor, mas, como disse em outra oportunidade, o investimento do São João não se compara aos valores investidos nas obras que temos feito pelo município. Se somarmos, o valor dá muito mais. E, com certeza, a alegria e benefícios não acabam dia 13, como acaba a festa. Vai permanecer na vida das pessoas que são beneficiadas diretamente com as obras”, pontuou o prefeito.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS