Connect with us

DESTAQUES

Massapê do Piauí realiza Fórum Comunitário do Selo UNICEF para elaboração do Plano de Ação

Publicado

em

Massapê do Piauí realizou nos dias 28 e 29 de agosto o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Município Aprovado, edição 2017-2020, um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade, de disseminação de informações e discussão sobre as políticas públicas municipais com foco na preservação e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. É a partir do Fórum que a comunidade passa, efetivamente, a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF.

Clique aqui e veja todas as fotos do 1º Fórum do Selo Unicef em Massapê do Piauí

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Articulação Municipal e a Comissão Intersetorial, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

Diferente das edições anteriores, esse ano a abertura do Fórum foi realizada em praça pública, na noite de terça-feira, 28, pela presidente do CMDCA, Joyce Canuto. Na cerimônia, o prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, pontuou o interesse e o compromisso da gestão em melhorar a qualidade de vida da população infanto-juvenil e a colaboração do Selo nesse trabalho.

“O Selo é uma ferramenta importante, um grande aliado da nossa gestão, por orientar o nosso trabalho, por estimular essa articulação entre o poder público e a sociedade, que é muito importante. […] A nossa gestão já realiza um trabalho voltado para crianças e adolescentes, mas queremos melhorar ainda mais para alcançarmos os objetivos do Selo UNICEF, que é oferecer mais qualidade de vida para as crianças e adolescentes, que são o nosso futuro.”, disse.

No evento, foi apresentado o que é, como funciona o Selo Unicef, e as metas que o município pretende alcançar no ciclo que vai até 2020. Na oportunidade, também foram apresentados à comunidade a articuladora local, Joelma Araújo, o mobilizador municipal de adolescentes e jovens, Wanderley Veloso, como também, a Comissão Intersetorial, formada por membros de entidades governamentais e não governamentais, o NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, e o NUCA Jovem.

Publicidade

Outro destaque do primeiro dia do Fórum foram as diversas apresentações culturais protagonizadas por crianças e adolescentes, organizadas pelo NUCA, pelas escolas da rede pública municipal e estadual e pelo CRAS, além da participação especial do grupo de bailarinos da Escola de Ballet Relevê, de Picos.

2º dia

O segundo momento do Fórum aconteceu nesta quarta-feira, 29, no auditório da Câmara Municipal, quando a articuladora Joelma Araújo apresentou aos participantes o diagnóstico atual do município e a linha de base disponibilizada pelo Unicef.

Em seguida, os participantes foram divididos em onze grupos de trabalho para discutirem os indicadores de impacto e elaborarem as propostas para o Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, ou seja, o percurso do município rumo ao Selo UNICEF. Durante os trabalhos em grupo, aconteceu o mercado de ideias, que proporcionou a troca de informações entre os grupos.

Ao final, as propostas foram apresentadas na plenária. Um dos indicadores discutidos foi a evasão escolar. Para essa problemática, os participantes propuseram que fosses feitos um mapeamento dos alunos faltosos e uma ação de busca ativa com o objetivo de trazer o aluno de volta para a sala de aula. Outra preocupação foi com relação a obesidade infantil. Dentre outras ações, foi proposta a realização de uma campanha de conscientização com os pais e alunos sobre os hábitos alimentares. As propostas aprovadas pela plenária formarão o Plano Municipal de Ação.

A articuladora local, Joelma Araújo, avaliou o Fórum como positivo. “Fizemos o Fórum como foi proposto pelo UNICEF e alcançamos os nossos objetivos para essa etapa inicial, que era mobilizar os segmentos da comunidade para discutirmos a situação do município e apresentarmos as propostas para implementar as políticas que já são desenvolvidas pelo município.”, disse, destacando a participação social. “O Fórum foi bem participativo, o que é bom, pois esse é o momento de as pessoas conhecerem o que é o Selo, conhecer o que é o trabalho, quem é a equipe que trabalha. A ideia de realizarmos a abertura em praça pública foi justamente de levar essas informações a mais pessoas.”, pontuou.

Além da sociedade civil organizada, o evento contou com a participação de outras autoridades e personalidades como a primeira dama Verônica Cavalcanti, os secretários municipais  Leonel Lopes (de Educação), Remédios Morais (de Assistência Social), Deliany Cavalcanti (de Saúde), Lucileide Carvalho (de Gestão), Roberto Carvalho (de Esportes), Fredy Lima (do Serviço Militar), Francivaldo Reis (de Agricultura), Robervan Silva (da Controladoria) e Nivaldo Rodrigues (de Obras); os vereadores José Juvaldi (Didi), José Duruteu (Filô), Mariane Farias, Antônio Augusto (Tontonho) e Rivaldo Carvalho; a representante do NUCA, Lara Flávia; a diretora da Escola Estadual, Idê Xavier; a educadora Socorro Coutinho, dentre outros.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS