Connect with us

DESTAQUES

Massapê do Piauí realiza mobilização de combate ao mosquito ‘aedes aegypti’; veja fotos

Publicado

em

Profissionais de saúde, educação, alunos e professores foram às ruas na manhã desta quinta-feira (20), em Massapê do Piauí, em uma grande mobilização de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikunnya e zika vírus.

A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e em parceria com a Educação, com adesão dos demais órgãos do Poder Público Municipal, com o objetivo principal conscientizar a população sobre as práticas de prevenção.

A mobilização teve início com uma concentração na Unidade básica de Saúde, de onde os mobilizadores saíram em caminhada até a Escola Municipal João Manoel da Costa. Durante o percurso, aconteceram paradas em que os profissionais em saúde, o fonoaudiólogo Manoel Neto e a enfermeira Mariane Farias, repassaram orientações de como prevenir o proliferação do mosquito, quais os sintomas das doenças e fizeram um alerta sobre os males que proliferação do mosquito pode causar.

Os participantes levaram banners, cartazes e distribuíram panfletos. Um carro de som também foi utilizado como canal de comunicação com a população, levando uma mensagem que deve ser aplicada em casa e multiplicada.

 A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Carvalho, em seu discurso, explanou sobre o cuidados necessários para combater o mosquito e fez um apelo à população, destacando que é imprescindível a manutenção de  esforços para combater o aedes aegypti.

Publicidade

“Estamos aqui para fazer um apelo, todos juntos pelo um mesmo objetivo, prevenir, abolir o mosquito, acabar com os riscos e perigos que ele representa em nossa cidade. Na verdade, é visto como um dos serviços que município oferta, mas deve ser uma preocupação de cada um, porque o mosquito não tem dono, ele solto e pode representar perigo a qualquer um de nós. Às vezes você cuida do seu quintal e seu vizinho não cuida, e o mosquito que se prolifera lá pode prejudicar a qualquer um”, disse.

A gestora da Saúde salientou que o dever de combater não é apenas do poder público. “Temos os agentes de saúde e de endemias que estão nessa parceria, mobilizando e orientado nas visitas às residências, mas preciso que além disso, haja a participação de cada um dentro da sua própria casa, no seu quintal. Estamos fazendo nossa parte, mas é importante que a família tome os cuidados necessários. Então, o que vamos fazer ao retornar para nossa casa verificar e cuidar de nosso quintal”, pediu a Maria Lúcia.

Mais fotos:

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS