Massapê do Piauí realiza mobilização de combate ao mosquito ‘aedes aegypti’; veja fotos
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 20/04/17

Massapê do Piauí realiza mobilização de combate ao mosquito ‘aedes aegypti’; veja fotos

Profissionais de saúde, educação, alunos e professores foram às ruas na manhã desta quinta-feira (20), em Massapê do Piauí, em uma grande mobilização de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikunnya e zika vírus.

A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e em parceria com a Educação, com adesão dos demais órgãos do Poder Público Municipal, com o objetivo principal conscientizar a população sobre as práticas de prevenção.

A mobilização teve início com uma concentração na Unidade básica de Saúde, de onde os mobilizadores saíram em caminhada até a Escola Municipal João Manoel da Costa. Durante o percurso, aconteceram paradas em que os profissionais em saúde, o fonoaudiólogo Manoel Neto e a enfermeira Mariane Farias, repassaram orientações de como prevenir o proliferação do mosquito, quais os sintomas das doenças e fizeram um alerta sobre os males que proliferação do mosquito pode causar.

Os participantes levaram banners, cartazes e distribuíram panfletos. Um carro de som também foi utilizado como canal de comunicação com a população, levando uma mensagem que deve ser aplicada em casa e multiplicada.

 A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Carvalho, em seu discurso, explanou sobre o cuidados necessários para combater o mosquito e fez um apelo à população, destacando que é imprescindível a manutenção de  esforços para combater o aedes aegypti.

“Estamos aqui para fazer um apelo, todos juntos pelo um mesmo objetivo, prevenir, abolir o mosquito, acabar com os riscos e perigos que ele representa em nossa cidade. Na verdade, é visto como um dos serviços que município oferta, mas deve ser uma preocupação de cada um, porque o mosquito não tem dono, ele solto e pode representar perigo a qualquer um de nós. Às vezes você cuida do seu quintal e seu vizinho não cuida, e o mosquito que se prolifera lá pode prejudicar a qualquer um”, disse.

A gestora da Saúde salientou que o dever de combater não é apenas do poder público. “Temos os agentes de saúde e de endemias que estão nessa parceria, mobilizando e orientado nas visitas às residências, mas preciso que além disso, haja a participação de cada um dentro da sua própria casa, no seu quintal. Estamos fazendo nossa parte, mas é importante que a família tome os cuidados necessários. Então, o que vamos fazer ao retornar para nossa casa verificar e cuidar de nosso quintal”, pediu a Maria Lúcia.

Mais fotos:

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Wellington Dias 49%, Firmino 9,3% e Wilson Martins 5% em pesquisa para governador

Se conseguir manter o ritmo, Wellington Dias (PT) tem tudo para vencer com folga em 2018, quando disputará a reeleição para governo do Estado. Em pesquisa BrVox, encomendada pelo 180graus,

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Escola Rafael Manoel da Costa promove “Sarau Artístico Literário no Cenário da Escola”

A Escola Estadual Rafael Manoel da Costa, do município de Massapê do Piauí, promoveu na noite desta quarta-feira (18), um Sarau Cultural com o tema, “Sarau artístico literário no cenário

DESTAQUES

Confira os votos da bancada de deputados do Piauí na aprovação da PEC 241

Foi aprovada no plenário da Câmara Federal, na noite desta terça-feira (25), em segunda votação, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece um teto para os gastos

DESTAQUES

Desde janeiro, DPCA registrou mais de 40 estupros de vulnerável no Piauí

De janeiro ao início de maio, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) registrou 44 casos de estupro de vulnerável, ou seja, as vítimas têm de 0

DESTAQUES

Reforma da Previdência do Piauí propõe aumentar contribuição para 14%

O governador Wellington Dias enviou à Assembleia Legislativa o projeto de reforma da Previdência que propõe aumentar a contribuição dos servidores do Estado para 14%. O governo utiliza como justificativa