Connect with us

DESTAQUES

Massapê do Piauí realiza o I Seminário da Educação Infantil e apresenta resultado de projeto voluntário

Publicado

em

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na manhã desta quarta-feira (6), na Câmara Municipal, o I Seminário da Educação Infantil, que teve como tema “A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem”.

Clique aqui e veja todas as fotos do Seminário!

O evento foi marcado pela culminância da formação continuada realizada através do “Projeto de Oficinas Pedagógicas”, elaborado e desenvolvido voluntariamente pela professora Maria do Socorro Coutinho Sousa, com o apoio da Prefeitura e Educação, durante o ano letivo de 2017. O projeto teve como público alvo professores e alunos das sete escolas da Educação Infantil, situadas na cidade e nas comunidades rurais de São Francisco, Peixe, Angical, Abóbora e Porteiras.

A abertura do Seminário foi realizada pela gestora da Educação, Bruna Carvalho, que destacou a importância do projeto como estratégia de fortalecimento do processo de ensino aprendizagem a partir da Educação Infantil. “Eu acredito e aposto no Ensino Infantil como uma importante etapa, como a base do processo educacional. Hoje vivemos uma realidade bem diferente de anos atrás, quando a Educação Infantil era praticamente esquecida, vista como uma etapa de pouca importância.  Hoje se reconhece que é o verdadeiro pilar”, disse, salientando que o sucesso na vida estudantil depende muito do início do processo.

Bruna agradeceu e parabenizou a professora idealizadora e todos os educadores que estiveram envolvidos na formação continuada. “Parabéns a professora Socorro Coutinho e a todos os demais. De fato, foi um trabalho belíssimo. Se não fosse o envolvimento, o empenho e a dedicação de todos no desenvolvimento desse projeto, nós não estaríamos vivenciando esse importante resultado. A palavra é de agradecimento a todos”, disse.

Publicidade

A pedagoga idealizadora do projeto explicou seus objetivos e a metodologia do mesmo. Dentre os objetivos apontados, incentivar o professor a melhorar cotidianamente a sua prática pedagógica, orientando os mesmos na construção dos jogos e materiais pedagógicos que promovam o ensino diferenciado e motivador, estimulando a aprendizagem coletiva, afetiva e psicomotora da criança a partir da utilização de jogos na cultura escolar.

O projeto foi iniciado no mês de fevereiro, com a realização da primeira oficina, com foco na coordenação motora, cores, vogais e números. Ao longo do ano letivo foram realizadas outras cinco oficinas, que abordaram subtemas como a educação emocional, nomes, o mundo encantando dos brinquedos e da matemática. Além das oficinas, Socorro Coutinho realizou visitas nas escolas, o que segundo ela, possibilitou conhecer a realidade de sala de aula de cada escola.

“Foi um trabalho muito rico e proveitoso. Conseguimos alcançar os resultados com os alunos e com os professores Só tenho a agradecer ao prefeito Chico Carvalho, a secretária Bruna e a toda equipe da Educação pelo apoio ao meu projeto”, disse. A professora anunciou que pretende continuar seu trabalho e desenvolver um novo projeto em 2018, voltado para a leitura, a partir dos contos de fábula.

Após a cerimônia de abertura, foi realizada uma palestra com o tema central do Seminário, ministrada pela professora doutora Maria Carmem Bezerra Lima. A palestrante falou da importância do Ensino Infantil e reforçou a necessidade da ludicidade para fins didáticos, por criar a descontração, favorece o desenvolvimento e o estabelecimento de vínculos, fundamentais na relação professor e aluno, e que tornam o ambiente de aprendizado mais prazeroso e construtivo.

Para a professora, a Educação de Massapê mostrou que é possível fazer melhor. “Esse projeto impactou e entusiasmou os professores. Eles mostraram que é possível fazer mais e melhor, produções maravilhosas com o uso de coisas simples, feitas com baixo custo, utilizando materiais reciclados, coisas do nosso cotidiano. O interessante é que tudo foi criado pelos professores e alunos. A definição para esse projeto é excelência. Não tenho dúvida de que a educação infantil de Massapê ganhou muito com essa iniciativa”, finalizou.

Publicidade

Após a palestra, os professores das sete escolas que ofertam o Ensino Infantil na Rede Municipal apresentaram os relatos de experiência a partir do desenvolvimento do “Projeto de Oficinas Pedagógicas”. Os educadores apresentaram a introdução a partir dos subtemas trabalhados, os objetivos, relatos, fotos das atividades práticas e os materiais produzidos, e a conclusão.

A professora Ivonete Batista, da Escola Municipal José Rodrigues Coutinho, do povoado Peixe, destacou que o uso da “Caixinha Mágica das Vogais” facilitou para que os alunos conhecessem as letras do alfabeto, de forma prazerosa. “Meus alunos demonstraram muito interesse pelas atividades práticas. Percebo que elas fixam melhor o conteúdo ensinado, ao mesmo tempo que criam laços, afinidades, aprendem juntos e torna o ambiente de sala de aula mais dinâmico”, disse.

Os professores da Creche Municipal “Tia Biluca”, da sede, destacaram a criação de vários brinquedos, como o vai e vem, bambolê, aviãozinho, jogo da velha, feitepano, jogo de dama, boliche, encaixes e centopeia, com a participação dos alunos.  Segundo o professor David Bezerra, foi possível perceber a empolgação e uma maior interação dos alunos. “Durante as brincadeiras os alunos demonstraram maior interesse e participaram ativamente, até mesmo aqueles mais tímidos”, disse. O objetivo foi desenvolver atividades como a coordenação motora, socialização, agilidade, motivação, percepção visual, o interesse pela parte e o resgate da cultura.

O prefeito Chico Carvalho, que acompanhou a apresentação dos relatos, parabenizou a todos pelo trabalho realizado. “É de uma grandeza que nós não podemos definir. Quero aqui parabenizar essa grande pedagoga, que a professora Socorrinha, ela que tem um senso de criatividade e uma sensibilidade muito grande com as crianças; parabenizar a Educação e todos os professores da educação infantil que se debruçaram, se empenharam para que isso acontecesse com tamanho sucesso”, disse.

O gestor municipal, que também é professor, destacou a importância do Ensino Infantil. “É uma fase primordial no desenvolvimento das nossas crianças. Se não for corretamente trabalhado as suas potencialidades nessa etapa, o seu desenvolvimento integral, poderá comprometer as fases seguintes”, disse, reforçou a importância do acompanhamento das famílias. “Vimos a transformação que esse projeto provocou. Seria interessante que possa, de alguma forma, envolver também a família, para que os pais possam ver essa realidade e ter um amor maior pelo aprendizado dos seus filhos, que possam ter um olhar diferente nessa fase da vida dos seus filhos e ser um verdadeiro parceiro da escola”, pontuou.

Ao final, foram entregues certificados para todos os professores envolvidos no projeto. A professora Socorro Coutinho recebeu homenagens, e o Governo Municipal presentou a professora doutora Maria Carmem.

Publicidade

Também estiveram presentes no Seminário a supervisora municipal de ensino, Josefa Carvalho, o vereador e professor Antônio Augusto da Costa Xavier (Tontonho), os secretários municipais Lucileide Carvalho (de Gestão), Francivaldo Reis (de Agricultura), Roberto Carvalho (de Esportes), a vereadora e professora do município de Jaicós, Francisca Rodrigues, e outros representantes da Secretaria de Educação de Jaicós.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS