Connect with us

DESTAQUES

MASSAPÊ | Educadores compartilham experiências exitosas durante V Seminário do PNAIC

Publicado

em

Os educadores  da rede municipal de ensino de Massapê do Piauí  participaram do 5º Seminário  do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa),  onde foi realizado a  socialização de experiências exitosas, que marcou o encerramento do ciclo 2017\2018.

Com o tema “Currículo inclusivo: o direito do alfabetizador”, os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e mediadores do programa Novo Mais Educação tiveram a oportunidade de expor e conhecer iniciativas que estão fazendo a diferença no ensino do município.

O Seminário, promovido pela Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, através da Secretaria de Educação, aconteceu nesta terça-feira, 11,  na Câmara Municipal, e contou com participação  dos professores, diretores,  coordenadores e orientadores de estudos.

O evento que teve por objetivo socializar as práticas formativas e de trabalho pedagógico realizado pelos professores alfabetizadores ao longo do processo de formação desenvolvidos junto à equipe do PNAIC.

Na solenidade de abertura, a coordenadora local, Lucineide Enedina, deu as boas vindas e frisou que o Pacto tem contribuído para melhoria da educação no município. “Encerramos mais um ciclo, e acredito que estamos seguimos no caminho certo novo, o PNAIC  deu um novo  formato e uma importante contribuição para os educação”, disse ela enfatizando que essa etapa  foi bastante produtivo e completou parabenizando os professores por todo trabalho   desenvolvido durante o período.

Publicidade

 A orientadora de estudos do  1ª ao  3ª ano, Joelma Araújo, disse que  o seminário, assim como as outras formações é espaço de aprendizagem. “É uma alegria estarmos reunidos, e a cada encontro, é sempre o espaço de novos conhecimentos e sem dúvidas, hoje não será diferente. Teremos a oportunidade de refletir, debater e compartilhar experiências sobre práticas educativas que tem melhorado a aprendizagem de nossos alunos em sala de aula”, frisou.  

O secretário de Educação, Leonel Lopes, deu as boas vindas e gradeceu o empenho dos educadores. “Estamos concluindo mais um ciclo do PNAIC,  foi um período de muito trabalho  e de conhecimento e quero agradecer a vocês professores pela contribuição nesse processo de ensino aprendizagem e pelo empenho nas atividades durante esse período,  acredito que conseguimos chegar um pouco mais perto do nosso objetivo que é alfabetização na idade certa”, destacou o gestor.

Após a solenidade de abertura, foi realizado uma apresentação cultural da quadrilha junina ‘Os pimpolhos da Creche Tia Biluca. Em seguida foi apresentado uma retrospectiva do Pacto em Massapê, e logo após, aconteceu a palestra magna, ministrada pela orientadora de estudos Joelma Araújo.

Á  tarde, aconteceu o relato de experiências,  formando os profissionais da educação por meio de um modelo didático, no qual é possível trabalhar tanto a parte teórica quanto a prática, compartilhando experiências, onde  foi realizado uma mesa redonda com a apresentação das experiências exitosas dos professores alfabetizadores, que  relataram e mostraram fotos e vídeos de  práticas educativas vivenciadas em sala de aula que deram certo.

Na ocasião, os professores destacaram, que as formações do Pacto tem proporcionado discussões e debates que enriquem as atividades em sala de aula, tornando inovador o processo pedagógico de alfabetização, ampliando o desenvolvimento de práticas educativas, como projetos, sequências didáticas, atividades permanentes, entre outras.

No final, a coordenadora do PNAIC, Lucineide Enedina, coordenadora do Novo Mais Educação,  Lúcia Bento, e as orientadores de estudo, Joelma Araújo e Cynthia  Carvalho, e a professora Maria do Socorro, que desenvolve um projeto voluntária, agradeceram aos professores pela participação no Seminário, quando ressaltaram o quanto o mesmo  foi enriquecedor para o processo de alfabetização.   Foram entregues certificados aos todos os participantes.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS