Connect with us

DESTAQUES

MASSAPÊ | Em mensagem, prefeito faz balanço e fala de projetos para 2019

Publicado

em

A Câmara Municipal de Massapê do Piauí realizou na manhã desta quarta-feira, 20, presidida pelo vereador Rafael Silva, a sessão solene de abertura do ano legislativo 2019. Conforme prevê a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa, a sessão é dedicada apenas a apresentação da mensagem do Poder Executivo Municipal.

O prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis participou da abertura dos trabalhos e, ao ler a mensagem, fez balanço do ano de 2018 e falou sobre as perspectivas e projetos para 2019, terceiro ano da sua segunda gestão.

O gestor afirmou que, mesmo diante da queda das receitas do município e da instabilidade no cenário político, conseguiu honrar os compromissos financeiros, pagando rigorosamente em dia os servidores municipais, e avançar, seja com a prestação dos serviços públicos ou a realização de ações e obras que foram ao encontro dos anseios da população.

“Em 2018, nós colhemos os frutos e também semeamos, atraindo novos investimentos a partir da captação de recursos junto aos governos e através dos nossos representantes, sobretudo, o senador Ciro Nogueira e a deputada federal Iracema Portella, que foram importantes parceiros de Massapê do Piauí e muito contribuíram com o seu desenvolvimento.”, disse.

Das conquistas, o prefeito destacou a conclusão da entrega de 78 casas populares; a melhoria das estradas vicinais; a reinauguração do Posto de Saúde do povoado Lagoa Grande; a construção de 4.400 metros quadrados de pavimentação poliédrica em várias ruas do povoado, a reforma do Mercado Público e a melhoria do sistema de abastecimento de água do povoado São Francisco, que também recebeu um veículo modelo Fiat Fiorino, tipo ambulância, que está à disposição da Unidade Básica de Saúde.

Publicidade

Outra grande conquista, conforme citou o Chico Carvalho, foi a inauguração da escola modelo Adriano Antônio Rodrigues, na comunidade Gangorrinha, que escola acolhe a mais de 200 alunos e onde será implantado este ano o ensino integral, uma das metas do novo Plano Nacional da Educação e uma estratégia para melhorar a qualidade da educação no município. “Na escola em tempo integral, os alunos terão acesso a pelo menos sete horas de aprendizagem por dia.”, complementou.

O prefeito Chico Carvalho também deu ênfase a inauguração da praça do bairro Areia Branca, a segunda construída na cidade de Massapê em sua gestão, e a entrega de um importante equipamento, um caminhão modelo Ford Cargo 1719, equipado com compactador de lixo, que está sendo utilizado na implementação dos serviços de limpeza urbana e de coleta de lixo.

O chefe do Executivo Municipal elencou ações nas diversas áreas da gestão pública municipal e o projeto social, humanitário e evangelístico Impacto Sertão Livre, realizado no mês de julho de 2018 pelo Instituto Livres, com total apoio da Prefeitura Municipal. “Foram dez dias de bênção, de evangelização, de muito carinho, cuidado e atenção com a nossa população”, pontuou Carvalho.

Em seu pronunciamento, o prefeito reafirmou seu compromisso de trabalho para 2019. “Continuaremos com o nosso trabalho, a nossa busca incessante por investimentos e a realização de ações de curto, médio e longo prazo, que tornem Massapê um lugar ainda melhor para se viver.”, disse, confiante de que será mais um ano marcado por grandes conquistas.

Em relação a obras para o novo ano, citou algumas como a reforma e ampliação do Posto de Saúde Nelson Farias, da comunidade Abóbora; a reforma, ampliação e adequação do Posto de Saúde de Poço Redondo; a construção do muro e de uma garagem para ambulância na UBS e a construção uma Academia de Saúde no Povoado São Francisco; a construção de galpão para ambulância e veículos da saúde com espaço de repouso para motoristas da UBAS da sede; conclusão da quadra esportiva, da Creche Tia Biluca, das obras do Mercado Público e da Academia de Saúde na sede; conclusão da UBS do Povoado Porteiras, de 65 banheiros na zona rural; terraplanagem na estrada de Abóbora a Angical; construção de mais seis mil metros de calçamento na sede; equipagem de diversos poços na zona rural; conclusão do sistema de abastecimento d’água de Chapada dos Morros/Baixa Branca; conclusão do sistema de abastecimento d’água de Tabuleiro das Melancias, Caldeirão, Juazeiro do Quitó, Caraíbas e Fraga; e a conclusão da tão sonhada Adutora de Massapê.

Publicidade

O gestor citou a Educação como uma das principais bandeiras da gestão para os anos futuros. “Já estamos trabalhando intensamente para promover melhorias e alcançarmos os indicadores que sonhamos. Estamos concluindo a elaboração de um plano de melhorias pedagógicas e estruturais para a educação, que será executado a curto, médio e longo prazo. Antes mesmo de sua conclusão, nós já estamos colocando em prática alguns pontos e muito mais será feito. Investir em educação é investir em melhores oportunidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas.”, afirmou.

Ao finalizar, reiterou o meu compromisso de manter diálogo constante e respeitoso com a Câmara. “Embora sejamos poderes distintos e independentes, temos o mesmo objetivo, que é defender os interesses da comunidade, e para isso, a harmonia se torna essencial.”, disse, desejando ao Legislativo um ano produtivo. “Rogo a Deus para que nos ilumine e nos dê sabedoria, abençoando a todos que fazemos os Poderes Executivo e Legislativo, e a todos os munícipes.”, pontuou.

              

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS